Se você é aluno, você pode comentar o texto abaixo seguindo as orientações do vídeo. Comente até dia 02/setembro, antes da nossa primeira reunião (informações serão enviadas por e-mail cadastrado no SIGAA).
Ementa
Desenvolver pesquisa colaborativa em torno do projeto Educação Vigiada. Nesse semestre vamos discutir tecnologias livres e plataformas de vigilância. Faremos levantamento de dados primários e posteriormente requisição de dados via Lei de Acesso a Informação. Faremos análise de conteúdo e de frequência para estabelecer padrões de comportamento das instituições públicas.
As ofertas 3.1, 3.2 e 3.3 estarão juntas nesse projeto de pesquisa. Em alguns momentos atuarão de forma conjunta, e em outros, como grupos separados. Haverá monitoria para fases 3.1 e 3.2.
Objetivos
- Desenvolver habilidades de pesquisa envolvendo a coleta de dados primários e secundários;
- Sistematizar e categorizar de dados qualitativos;
- Organizar referências e bibliografia em base no Zotero;
- Analisar dados qualitativos e quantitativos (descritivos);
- Descrever e contextualizar dos dados primários para construção de relatórios.
- Descrever e problematizar o capitalismo de vigilância e sua relação com a educação pública brasileira.
Metodologia e procedimentos
Discussões periódicas e reuniões a distância a serem agendadas com pequenos grupos ou a turma toda (todas as fases). Atividades de pesquisa em grupo e de forma independente.
Todo o material que você produzir para esse curso (atividades, relatórios, textos) terá automaticamente uma licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual Internacional 4.0, a não ser que você indique por escrito que não quer que parte ou a totalidade do que você produzir para essa disciplina seja compartilhado. Isso é importante porque muito do que for produzido vai ser publicado na Wikipedia, que faz uso dessa licença. Nós abordaremos a questão das licenças no curso, mas caso queira já conhecer melhor as implicações dessa escolha veja o Caderno REA ou converse com o professor.
Plataformas
Nós vamos ter como base uma plataforma institucional, o Aprender3 mas vamos usar diversas outras plataformas para publicar conteúdo e interagir. Se você quer estabelecer contato formal, envie mensagem através da plataforma Aprender3 ou envie e-mail ao professor. Não, não teremos grupo de Whatsapp.
Avaliação
A avaliação nos projetos se dará pela efetiva contribuição de cada aluno para as distintas etapas de pesquisa, que incluem:
- Participação na coleta de dados informações em sites de governo e matérias jornalísticas sobre acordos de cooperação.
- Publicação dos dados em espaços de colaboração e planilhas e textos colaborativos.
- Escrita sobre os achados e conclusões da investigação em textos colaborativos.
Bibliografia
- CRUZ, L. R. DA; SARAIVA, F. DE O.; AMIEL, T. Coletando dados sobre o Capitalismo de Vigilância nas instituições públicas do ensino superior do Brasil. In: LAVITS. Salvador: LAVITS, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/36912>
- PARRA, H. et al. Infraestruturas, economia e política informacional: O caso do Google Suite for education. Mediações, v. 23, n. 1, p. 63–99, 2018. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32320>
- SOUZA COUTO, E. DE. Educação e redes sociais digitais: privacidade, intimidade inventada e incitação à visibilidade.
- MAGRANI, E. Entre dados e robôs: Ética e privacidade na era da hiperconectividade.
- ZUBOFF, S. Big other: Capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação. Tecnopolíticas da vigilância: Perspectivas da margem. São Paulo, Brasil: Boitempo, 2018.
Referências úteis
- Análises de plataformas grátis na educação. Wikiversidade.
- Página do Educação Vigiada, particularmente as diversas referências ali listadas. Vamos escolher alguns para ler e fichar ao longo do semestre.
Guias sobre a LAI
Vídeos
- The great hack – Netflix
- Freenet – Molotov Filmes
- Tecnopolítica #32 – Educação Vigiada
Cronograma
Até dia 01 de setembro
- Entrar na disciplina na plataforma Aprender3
- Responder ao breve questionário disponível na plataforma Aprender3
01 de setembro
Encontro online das 10h00-11h30, link será enviado aos alunos.
- Discussão sobre ementa e cronograma: dúvidas, perguntas e considerações iniciais;
- Apresentação da dinâmica da pesquisa;
- Apresentação dos monitores da disciplina e colaboradores externos.
- Definição dos horários de encontros síncronos.
Até 15 de setembro
Ver os filmes:
- Freenet – Molotov Filmes – importante. Está disponível online e de forma aberta
- The great hack – Netflix – se você tiver acesso, muito útil para entender o que vamos discutir.
Ler os artigos:
- PARRA, H. et al. Infraestruturas, economia e política informacional: O caso do Google Suite for education. Mediações, v. 23, n. 1, p. 63–99, 2018. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32320>
- CRUZ, L. R. DA; SARAIVA, F. DE O.; AMIEL, T. Coletando dados sobre o Capitalismo de Vigilância nas instituições públicas do ensino superior do Brasil. In: LAVITS. Salvador: LAVITS, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unb.br/handle/10482/36912>
ATUALIZADO! Até dia 15/09 escolha uma tema para debater a discutir em sala de aula nesse documento.
17 de setembro – O problema
Encontro ao vivo via Conferência Web RNP com alunos da turma da Professora: Janaina Diniz. Link enviado pelo Aprender3 aos e-mails. Leituras acima e ver o vídeo serão essenciais para a discussão!
DINÂMICA
Introdução à temática – Profa. Janaina – UEMG
Os temas principais para discussão – Prof. Tel – UnB
Discussão em grupos organizados em salas individuais com apoio dos monitores (40 min). Os grupos vão discutir o tema escolhido (abaixo). Tragam suas notícias, links, leituras, recomendações sobre os temas para discutir em aula (vocês podem também colocar aqui no documento para socializar com todos) Questões que devem ser levantadas e discutidas pelos grupos:
- O que é esse problema?
- Enquanto educadores, quais são as razões pelas quais devemos nos preocupar com isso?
- Quais são alguns exemplos desse problema que vocês conhecem (aplicativo, serviços que usam, histórias)?
- O que podemos fazer?
Anotem nas notas compartilhadas as questões para discussão e tragam a discussão de volta para toda a turma, apresentando os pontos em 5 minutos.
24 de setembro – Semana universitária
Semana universitária – participe das atividades! Não haverá encontro síncrono nessa semana. Orientações por mensagem!
Vamos usar as duas semanas para (1) organizar nossos dois grupos de pesquisa, com a coordenação de cada um de nossos monitores e (2) entender o que são pedidos via Lei de Acesso a Informação, onde e como podemos fazer os pedidos.
Leituras até semana que vem
- Artigo19 – Guia Prático da Lei de Acesso à Informação (páginas 3-21).
- Controladoria Geral da União (CGU) – Lei de Acesso a Informações (videos 1-6 da lista, muito curtos!)
Atividades até semana que vem
- Conhecer o seu grupo e método de trabalho. A organização dos grupos será conduzida por cada monitor para que vocês possam coordenar as atividades e tirar dúvidas.
- Selecionar estados que você investigará (sozinho ou em dupla) e já conhecer as páginas onde pode fazer os pedidos de acesso a informação.
01 de outubro – LAIs mão na massa!
Encontro ao vivo, 10h00-12h00 na sala de videoconferência.
08 de outubro – LAIs – primeiro passo
Vamos experimentar fazer o pedido de uma LAI nos estados e em nível federal. Vídeos explicativos vão ser compartilhados dando exemplo. Vamos rever onde colocar os dados de protocolo de cada pedido.
Vamos fazer consulta aos grupos sobre encontro ao vivo. Fique atento à comunicação com seu monitor.
15 de outubro – Discussão Educação Vigiada
Andamento de pedidos de LAI. Vamos estar ao vivo das 10h00-10h30 para quais quer dúvidas.
22 de outubro – Aula síncrona
10h00-11h30 no Aprender3 (Conferências)
- Apresentar algumas respostas já recebidas (recebemos várias);
- Discutir sobre como vamos fazer a análise e preenchimento dos dados na planilha de análise.
29 de outubro
10h00-10h30 no Aprender3 (Conferência)
Plantão de dúvidas para preenchimento da planilha, ficaremos mais se houver quorum 😉
05 de novembro
10h00-11h00 no Aprender3 (Conferência)
Discutimos a nossa atividade conjunta com os colegas da UEMG.
Leituras como preparo para o trabalho em grupo:
- PARRA, H. et al. Infraestruturas, economia e política informacional: O caso do Google Suite for education. Mediações, v. 23, n. 1, p. 63–99, 2018. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32320>
- ZUBOFF, S. Big other: Capitalismo de vigilância e perspectivas para uma civilização de informação. Tecnopolíticas da vigilância: Perspectivas da margem. São Paulo, Brasil: Boitempo, 2018.
12 de novembro
10h00-10h30 no Aprender 3
Plantão de dúvidas para preenchimento da planilha, ficaremos mais se houver quorum 😉
Até dia 19, definir no pad um tema de seu interesse (um dos que lá está ou outro que você ache interessante).
19 de novembro
09h30-11h30 – Conferência Web RNP (link será enviado!)
Encontro com turma da Profa. Janaina (UEMG) para retomar a discussão e iniciar o trabalho e uma carta/manifesto/informe sobre Educação Vigiada em tempos de pandemia criado por vocês, alunos.
- 15 minutos de diálogos iniciais
- 60 minutos em grupos
- 30 minutos de discussão aberta
- 15 minutos de encerramento
Grupos se reúnem e discutem o ponto e leituras. Meta é entender claramente o que está sendo discutido e selecionar ao menos 2 referências confiáveis (artigos, jornais, vídeos, etc.) por grupo, que possam embasar a discussão. Discussão em grupos:
- Entender, coletivamente o significado do problema – garantir que todos entendem;
- Definir os principais pontos – quais são os elementos principais do tema;
- Definir lacunas – o que precisam investigar e ir atrás até o próximo encontro!
Trazer para a discussão na sala principal:
- Qual ponto escolhido?
- Por que ele é importante?
- Qual a relação do ponto selecionado pelo grupo com a educação?
- Qual o papel do professor?
26 de novembro
10h00-10h30 – Aprender3 (Conferência) – plantão tira-dúvidas.
Entre essa semana e a próxima, iniciar a escrita do texto colaborativo em grupo, cada grupo em sua seção, publicando o resultado em nossa página na Wikiversidade utilizando a ferramentas de referências. Será necessário (1) criar uma conta na Wikiversidade e (2) aprender rapidamente a editar textos na Wikiversidade.
Veja esses tutoriais criados por alunos da Pedagogia -> https://pt.wikiversity.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_Aberta/Wikiversidade
03 de dezembro
09h30-11h30 – Conferência Web RNP (link será enviado!)
Encontro com turma da Profa. Janaina (UEMG) para trabalho em grupo. Análise do texto em andamento pelos professores, apontamento de lacunas nos grupos. Voltamos à discussão em grupo e edição do texto.
10 de dezembro
10h00-10h30 – Aprender3 (Conferência)
- Plantão de dúvidas para preenchimento da planilha, ficaremos mais se houver quorum 😉
- Continuidade do trabalho em grupo, fechamento dos textos na Wikiversidade.
17 de dezembro
10h00-11h00 no Aprender3 (Conferência)
Ultimo dia de aula síncrona, balanço da tabela de análise.
Finalização do texto para publicação.