sobre

english version

professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação, da Universidade de Brasília. coordeno a Cátedra UNESCO em Educação a Distância. atuo como editor-chefe da Revista Linhas Críticas. faço parte do Conselho Científico do Observatório Nacional de Direitos Autorais (ONDA).

trabalhei no NIED/Unicamp como Pesquisador e depois Coordenador. por lá, iniciei e coordenei a Cátedra UNESCO em Educação Aberta (2014-2018).

trabalho bastante em colaboração internacional, com passagens no Josef Štefan Instute da Eslovênia (IRCAI e CT3), também por Stanford University (visiting fellow), University of Wollongong (visiting fellow) e Utah State University (pós-doc). leciono no Mestrado em Liderança em Educação Aberta da Universidade de Nova Gorica (Eslovênia) e faço parte do Advisory Board da Coalizão Dinâmica de REA (UNESCO e IGF) e Educação Aberta para um Mundo Melhor (UNG/JSI).

princípios

acredito que a academia precisa ser um espaço de intervenção, e tenho muito orgulho de de ser um dos fundadores da Iniciativa Educação Aberta (CNPq) uma organização ativista. fomos eleitos a melhor iniciativa de open policy do planeta.

uso e defendo o software livre e o acesso aberto: quase tudo que público é diamante.

concordo com os behavioristas mal compreendidos que dadas as condições, todos podem aprender (Richard West). acredito numa educação aberta que resgata princípios da educação híbrida e progressista, particularmente a redundância e horizontalidade (que estão longe do que hoje se discute com esse termo; vide Mike Orey).

afins

se quiser encontrar meus trabalhos acadêmicos o melhor lugar é o Zotero; mas você também pode verfiicar o ORCID e no Lattes.

e por fim, não se ofenda: normalmente, escrevo em minúsculas de propósito (bell hooks, valter hugo mãe); sou defensor do ponto e vírgula.

sempre estou disposto a tomar um café.