Educação Aberta

Optativa no curso de Pedagogia. O conceito de abertura (acesso aberto, recursos educacionais abertos, práticas abertas) e liberdade (software livre). Perspectiva histórica e contemporânea.

Ementa

A aplicação do conceito de abertura na educação em perspetiva histórica. As relações da educação com o acesso aberto ao conhecimento científico, software livre, hardware livre, e os dados abertos. Os Recursos Educacionais Abertos e as novas mídias como catalisadores da educação aberta contemporânea. O grátis versus o aberto a partir das licenças livres. Privacidade, transparência e plataformas de vigilância e controle.

Horário padrão para atividades síncronas
14h00-17h40 (quartas-feiras)

Objetivos específicos

  • Identificar projetos e propostas relacionadas à abertura ao longo do último século;
  • Descrever o conceito de educação aberta contemporânea e sua relação com as nova mídias;
  • Sintetizar a relação entre os diversos movimentos contemporâneos de abertura incluindo o acesso aberto, dados abertos, hardware livre, licenças livres, práticas abertas, direitos digitais, software livre e formato abertos;
  • Refletir acerca das possibilidades, desafios e limitações da educação aberta.

Metodologia e procedimentos

  • Palestras, tutorais e demonstrações conduzidas pelo professor e convidados qualificados;
  • Discussões coletivas e em grupo;
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo;
  • Exposição de filmes e vídeo, leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão.

Definição de educação aberta

Movimento histórico que busca atualizar princípios da educação progressista/progressiva na cultura digital. Promove a equidade, a inclusão e a qualidade através de práticas pedagógicas abertas apoiadas na liberdade de criar, usar, combinar, alterar e redistribuir recursos educacionais de forma colaborativa. Incorpora tecnologias e formatos abertos, priorizando o software livre. Nesse contexto, prioriza a proteção dos direitos digitais incluindo o acesso à informação, a liberdade de expressão e o direito a privacidade.

Licença livre de conteúdo

Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:

  • Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
  • Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

Plataformas

Nós vamos ter como base uma plataforma institucional, o Aprender3 mas vamos usar diversas outras plataformas para publicar conteúdo e interagir. Se você quer estabelecer contato formal, envie mensagem através da plataforma Aprender3 ou envie e-mail ao professor. Não, não teremos grupo de Whatsapp.

Aulas síncronas

Pelo princípio do acesso equitativo, diante da dificuldade de acesso todas as aulas síncronas serão gravadas. Ao participar da aula você dá permissão para que sua imagem, voz ou contribuição de qualquer outra forma seja utilizada pelo professor, nos termos da licença Creative Commons – Atribuição-CompartilhaIgual-NãoComercial. Ou seja, as aulas poderão ser publicadas de forma aberta para uso do público, remixadas e reutilizadas por terceiros, desde que mantenham a mesma licença e não façam uso comercial. No entanto:

  • Você não é obrigado a participar das aulas síncronas. Venha se o assunto lhe interessar.
  • Você não é obrigado a ligar sua câmera, falar ou digitar. Caso se sinta constrangido, você sempre pode enviar uma mensagem em privado ao professor.
  • Todo esforço será feito para que as aulas sejam gravadas e disponibilizadas com rapidez (incluindo somente em áudio se for pertinente) mas isso pode não acontecer rapidamente e podemos não conseguir que as gravações sejam realizadas a contento (veja ‘Problemas’ abaixo).

Leituras

As leituras abaixo são obrigatórias – porém – você pode sugerir uma leitura para substituir o que foi proposto sempre que quiser (seria ótimo se todos os alunos o fizessem, ao menos uma vez). Para isso, você precisa indicar sua proposta de leitura com uma semana de antecedência e obter o aval do professor. Sendo o caso, você se compromete a fazer uma breve resenha (2-3 parágrafos) e publicar no nosso espaço na Wikiversidade.

Problemas técnicos?

Todos nós sabemos que temos problemas estruturais de acesso a internet no Brasil e uma exclusão digital pesada; que a nossa universidade foi desenhada e opera no modo presencial, e apresar de seu pioneirismo na EaD no Brasil, ela (e todas as outras) não tem estrutura operacional para a educação a distância. Acrescente uma transição rápida (porque COVID) para plataformas online em tempos de redução de verbas para a educação pública e um desenvestimento em tecnologia da informação, e temos uma boa chance de que sim: sua videoconferência terá problemas, o sinal vai cair, seu microfone não vai funcionar, algo estará ‘fora do ar’ e a gravação que eu prometi acima não seja feita por algum problema técnico fora do nosso controle.

Não devemos aceitar esses problemas e cruzar os braços. Também não adianta imaginar que eles não vão acontecer. Primeiro, fique calmo. Faça o possível para preparar tudo com alguma antecedência. Isso significa que você deve testar seu computador/celular (o que você vai usar!) antes de experimentar qualquer plataforma nova. Não tente subir suas atividades 5 minutos antes do prazo.

Sempre tenha um plano. O que você fará se não conseguir entrar na sala de aula ao vivo (ver a gravação, conversar com um colega)? O que você fará se hoje, justo hoje (!) quando você reservou pra usar o sistema ele está fora do ar? Programe-se com esses problemas em mente, peça ajuda sempre que precisar, e assim a vida será mais fácil.

Atividades

AtividadePrazo
Atividade 1Resenha de artigo (Individual)29/09-17h0015%
Atividade 2Criação de recurso aberto (Grupo)20/10-17h0015%
Atividade 3Apresentação sobre software livre (Dupla)14/10-17h0015%
Atividade 4Contribuição à plataformas de vigilância (Individual, coordenado)09/12-17h0015%
Atividade 5Projeto final – Criação de recurso educacional (Dupla)13/12, 23h5940%

Presença

Não há ‘presença’. A não ser que você queria. Fale o professor.

Cronograma

Até 8 de setembro | Ambientação

  • Entrar na plataforma Aprender3 com a chave enviada pelo professor ao seu e-mail.
  • Certifique-se que o seu e-mail está correto no SIGAA. Caso não esteja, avise o professor pelo formulário de contato desse site.
  • Adicione uma foto sua e um parágrafo sobre você no seu perfil no Aprender3.
  • Crie uma conta na Wikiversidade e lembre-se do seu nome de usuário e do e-mail que você usou. Veja um tutorial que ensina a criar a sua conta e usar de forma básica.
  • Baixe e comece a ler o Guia de Bolso da Educação Aberta.
  • Responda o questionário do aluno na página do nosso curso na plataforma Aprender3 – preciso saber o que você já sabe, usa e conhece, e quais suas condições de participação para poder organizar as atividades (disponível dia 29/08, enviarei mensagem).

02 de setembro | Primeiro encontro

No encontro síncrono/ao vivo (Aprender3)

  • Apresentação do curso, ementa, tira-dúvidas, feedback dos alunos realizados nessa página.

Teste o celular ou computador que você vai usar nesse link bem antes do dia 09 de setembro. Se tivermos muitos problemas, vamos utilizar outra plataforma (Jitsi). Sendo o caso, avisarei.

9 de setembro | Cultura digital

Encontro síncrono/ao vivo (Aprender3)
  • Palestra sobre cultura digital (não vamos falar das mesmas coisas que estão nos artigos).
  • Resumo colaborativo sobre cultura digital a ser criado no Etherpad.
  • Tutorial guiado sobre a Wikiversidade
Venha preparado

LEMOS, A. Ciber-cultura-remix. In: REDES: CRIAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO. Itaú Cultural, 2005. Disponível em: <http://www.hrenatoh.net/curso/textos/andrelemos_remix.pdf>

Gilberto Gil, ex-ministro, fala sobre Cultura digital (3 min) e Ocupar, resistir e produzir na rede (do min 20 ao 34).

16 de setembro | Acesso aberto

No encontro síncrono/ao vivo (Aprender3)
  • Breve apresentação sobre o acesso livre ao conhecimento como direito.
  • Discussão – como você acessa livros, artigos, músicas, filmes? O que é justo acessar de forma gratuita?
  • Demonstrar portais de acesso aberto, para início da Atividade 1
Venha preparado

RCAPP – O poder do acesso aberto

COSTA, S. M. S. Filosofia aberta, modelos de negócios e agências de fomento: elementos essenciais a uma discussão sobre o acesso aberto à informação científica. Ciência e Informação, v. 35, n. 2, p. 39–50, 2006.

Iniciamos ATIVIDADE 1

Para essa atividade individual, você deve fazer o seguinte:

  1. Encontrar um artigo acadêmico do seu interesse de estudo, publicado e periódico revisado por pares, que esteja disponível em acesso aberto. Você pode procurar no Scielo, DOAJ, ou Redalyc, por exemplo.
  2. Abra uma conta no Zotero com o mesmo e-mail que você tem cadastrado no SIGAA (se não quiser, avise o professor sobre o e-mail utilizado).
  3. Baixe o programa para o seu computador e instale o plugin (Zotero connector) para o navegador de sua preferência.

23 de setembro | Semana universitária

Para fazer a Atividade 1, você precisará saber usar o básico do Zotero. Você pode aprender sozinho, com tutoriais online. Alternativamente, participe da oficina/webinário de Zotero que será aberta à toda a comunidade da UnB. O link para a gravação da oficina está disponível aqui.

Finalizando ATIVIDADE 1 | Individual
  1. Leia o artigo e coloque os dados bibliográficos completos e corretos do seu artigo no Zotero (autores, editora, data, e tudo mais – incluindo a licença do artigo e o endereço URL ou DOI para que outros possam achar).
  2. Crie uma nova nota no Zotero atrelado ao artigo (espaço de texto para anotações) e faça um fichamento no próprio Zotero, seguindo a orientação disponível na Wikiversidade.
  3. Arraste o seu artigo com o seu fichamento para o nosso grupo no Zotero (o professor vai convidar você ao grupo assim que enviar seu nome de acesso ou e-mail.)
  4. Data limite: 29/setembro, 17h00.

30 de setembro | Recursos Educacionais Abertos

No encontro síncrono/ao vivo (Aprender3)
  • Palestra sobre licenças livres e formatos abertos
  • Mão na massa: escolhendo e identificando licenças Creative Commons

Venha preparado

Não leu? Faça-nos o favor e leia o Guia de Bolso da Educação Aberta.

7 de outubro| Remix online em grupo

No evento síncrono/ao vivo (Aprender3)

Vamos começar a ATIVIDADE 2.

  • Vamos nos organizar em grupos e trabalhar no OnlyOffice para produzir um panfleto informativo passando por todos os passos dos REA: pensar num recurso, buscar recursos abertos, juntar os recursos em uma coleção e publicar o recurso com uma licença livre.
  • Se você não puder ou quiser participar da oficina ao vivo, você têm até dia 02 de outubro para pedir as orientações e critérios de avaliação ao professor e entregar o seu REA individualmente.
  • Para ambos os casos, os grupos devem finalizar o recurso até o dia 20 de outubro, 17h00.
  • Critérios de avaliação serão discutidos em aula.
Para semana que vem ATIVIDADE 3
  • Duplas escolherão seções do livro SILVEIRA, S. A. DA. Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento, para apresentar em sala de aula na semana que vem.
  • Você deve adicionar o seu nome nessa planilha, ao lado da seção que gostaria de ler e apresentar. Se você não puder comparecer, avise o professor até hoje (dia 07 de outubro) e ele enviará orientações para que a dupla envie a apresentação em vídeo até dia 13/outubro, 17h00 para apresentação em sala de aula.
  • Depois de selecionado o tópico, faça:
    • Apresentação em formato ODP, que deve durar aproximadamente 10 minutos, e contemplar os principais temas da leitura. Vá além de copiar e colar texto. Use exemplos, imagens, histórias, faça conexões com outros materiais, experiências. Deposite o seu PDF e também o ODP até 13/outubro, 17h00 nessa pasta online. Inclua o nome dos autores no documento para que seja identificável. Não sabe usar ODP? Você pode baixar o LibreOffice, ou se estiver usando outro editor (como Google Docs, ou PowerPoint, salve/baixe em formato ODP e não PPTx).
    • Coloque um resumo de 2-3 parágrafos na nossa resenha colaborativa (para essa parte – prazo maior, por sugestão de uma aluna – realmente não precisamos para o dia da apresentação. Entregue até dia 18 de outubro, domingo, 23h59 -> atualizado).
  • Critérios de avaliação
    • Apresentação – documentos (peso 4) tem entre 7-12 minutos, apresenta com clareza os principais pontos do texto sem focar em cópia/cola, agrega exemplos, sugestões ideias externas – para além do texto;
    • Realizar a apresentação ao vivo em sala de aula, ou gravar o vídeo com boa qualidade de luz/som e formato horizontal. Você pode criar uma apresentação narrada no OBS, por exemplo (peso 3).
    • Apresentação depositada no drive (ODP + PDF ou vídeo em formato OGV, MP4 ou MKV (peso 1);
    • Resenha de 2-3 parágrafos adicionada (peso 2).

14 de outubro | Software e hardware livre

No evento síncrono/ao vivo (Aprender3)
  • Webinário e bate papo com Prof. João Ras – Coordenador Pedagógico do CEEJA/Marília-SP sobre como a escola implementou, de forma independente, um projeto de software livre para alunos, professores e gestores.
  • Alunos apresentam discussões sobre cada seção do livro SILVEIRA, S. A. DA. Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento, com base nos PDFs indicados acima. Cada um terá aproximadamente 10 minutos e depois vamos debater.
Venha preparado

MOWE Studio (5 min) – O que é e para que serve o código aberto?

Veja Karina Menezes do Raul Hacker Club explicando (25 min) – Hackers e hackerspaces.

Veja a página do Centro de Tecnologia Acadêmica para conhecer projetos de hardware livre

21 de outubro – Plataformas grátis e direitos digitais

No evento síncrono/ao vivo (15h00-17h00)
  • Participar de live do professor e de discussão com professores e supervisores escolares da rede pública do estado de Santa Catarina com o tema “Autonomia, privacidade e vigilância: a relação das tecnologias digitais da informação e comunicação e a escola“. Link para a gravação.

Venha preparado

Diferença entre o grátis e o aberto (5 min)

Ver Freenet e se tiver acesso The Great Hack (Netflix)

Atividade 4
  • Conheça as plataformas ‘grátis’ que você usa (Instagram, Whatsapp, etc.) e contribua editando qualquer uma das análises na Wikiversidade ou iniciando outra, adicionando ao menos duas novas referências específicas e ao menos dois novos parágrafos (ou substancialmente alterando os que lá estão). Deve ser finalizado até o dia 09 de dezembro, 17h00.
  • Atividade individual com prazo final 09/12, 17h00 na Wikiversidade (sem extensão, vamos ir avaliando e olhando coletivamente com feedback).
  • Escolher um do serviços (e.g. Whatsapp, Netflix, etc. – mais de um aluno pode estar editando o mesmo texto) e:
    • adicionar entre 1000-1500 caracteres melhorando o texto (remover é válido, mas avalie com cuidado e na hora de salvar a página, quando a Wikiversidade pedir, deixe comentários) – peso 6.
    • adicionar ao menos 02 referências válidas – sendo um artigo acadêmico (periódico, anais de confêrencia) e outra que seja atual e venha de jornais, relatórios, sites confiáveis, etc. – peso 2.
    • Adicionar ambos com citação correta e com resumo (2-3 linhas, ou 1 parágrafo, curto) no nosso grupo do Zotero – peso 2.
    • Só vale pontos se a parte um – texto – estiver feito – ou seja, não vale só fazer as referências.
  • Dúvidas sobre como editar na Wikiversidade? Veja esse tutorial criado por alunos anteriores. Dúvidas, pergunte!

28 de outubro – Práticas abertas

No evento síncrono/ao vivo (Aprender3)
  • Juntando tudo. A turma é composta de alunos da pedagogia. Então, o que isso significa para o professor? O que é o ensino aberto? Participação de Janaina Almeida (STJ/PPGEMP) e discussão com os alunos. O que você leva pra sua prática como docente? O que muda.
  • Educação democrática e educação progressiva/progressista e as bases da educação aberta.

4 de novembro | Projeto final

Aula síncrona cancelada. Professor vai enviar vídeo de orientação e outros materiais explicativos no e-mail e no Aprender3.

11 de novembro | Projeto final

  • Aula síncrona – tirar dúvidas do projeto final, que será realizado em duplas de forma aberta na Wikiversidade.

O projeto final tem como objetivo que os alunos, em duplas, desenvolvam um recurso educacional aberto comum plano de aula focado em práticas abertas. Deve ser criado em software livre e disponibilizado em formato aberto e publicado com licenças livres em um repositório aberto (Viu só?). Avaliação: por pares e pelo professor (formativa – feita no meio do caminho), e pelo professor (somativa) com base em uma rubrica definida com cada dupla.

O projeto deve ser desenvolvido de forma aberta, com documentação entregas constantes na Wikiversidade. Deve incluir como resultado final, uma análise de contexto (textual) apontando dados e informações que expliquem a razão para criação do seu conteúdo e o desenvolvimento, ou seja, a criação, do seu recurso aberto, que precisa ser feito em software ou plataforma livre; e uma rubrica de avaliação do produto final que será acordada com o professor.

O recurso poderá ser um livro, página, vídeo, podcast, ou qualquer outro recurso aprovado pelo professor. Vamos preferencialmente trabalhar com as questões abordadas nesse disciplina.

18 de novembro – 9 de dezembro | Estúdio

Não teremos aulas síncronas programadas. A cada semana no horário síncrono poderemos ter momentos chamados de “estúdio” onde fazemos a demonstração de ferramentas livres, com alunos fazendo o mesmo nos seus computadores – mão na massa. Isso se dará de acordo com a demanda de projetos. Poderemos abordar, por exemplo a edição de vídeo utilizando o OpenShot; a edição de podcasts com Audacity; a captura de vídeo/slides com OBS; a criação de imagens e panfletos usando Inkscape, e por aí vai. Vem quem quer e só faremos se houver demanda. Todas essas ferramentas livres têm diversos tutoriais online, portanto, sinta-se a vontade para aprender sozinho ou com os colegas.

Grupos poderão agendar encontros a qualquer momento com o professor para discutir os projetos, pedir apoio, ou tirar dúvidas.

Todos os grupos passarão por uma revisão por pares – ao menos 01 outra dupla fará comentários no seu projeto no meio do caminho. Como utilizaremos a Wikiversidade – aberta, isso pode acontecer mais vezes.

16 de dezembro | Apresentação final

Seu projeto deve ser pronto na Wikiversidade e publicado, até 13/12, 23h35 (alterado, mais tempo) No dia 16 teremos apresentações em aula síncrona.

Projetos apresentados ao vivo pelos grupos.

Imagem destacada de Filip Kominik on Unsplash (Licença Unsplash)