Estágio (Projeto 4.2)

Projetos, Fase 4.2 para graduação em Pedagogia na UnB. Estágio na Revista Linhas Críticas e Cátedra UNESCO em EaD.

O trabalho é feito de forma coletiva (em grupos). As atividades específicas serão definidas com base nas demandas, bem como nos interesses/experiência prévia de alunos e serão definidas em reunião inicial, no começo do semestre, com data e horário a serem definidos.

Reuniões serão agendadas periodicamente com os coordenadores em horário a ser definido com todos os participantes de cada grupo (veja abaixo), não necessariamente no horário determinado no SIGAA, mas em comum acordo.

Revista Linhas Críticas

A Revista Linhas Críticas, da Faculdade de Educação (UnB) será o foco das ações. O projeto será conduzido com co-coordenação de Leonardo Ayres, editor-executivo da Revista.

O está na Revista já ocorre há um bem sucedido projeto de estágio conduzido no semestres passados com alunas/os de graduação. O estágio tem como foco atividades em grupo, com acompanhamento dos professores (porém com grande autonomia), encontros virtuais (e potencialmente presenciais) para alinhamento e acompanhamento dos grupos. Além disso, temos um curso inicial online (autoinstrucional) e momentos onde apresentaremos conceitos teóricos e práticos.

Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos, temos:

  • Divulgar e engajar o público através dos canais de redes sociais (por exemplo, Instagram, Twitter), página web, e outros meios;
  • Criar pequenas mídias de divulgação (imagens, infográficos, etc.) para promover a revista;
  • Conduzir entrevistas e debates (online) para divulgar produções publicadas na revista.
  • Produção de vídeos;
  • Edição de textos apropriados na Wikipedia apontando para artigos na Revista;
  • Atuar em colaboração com os outros alunos dos Projetos.

Nesse projeto abordaremos, conceitualmente:

  • O Acesso Aberto ao conhecimento científico e revistas abertas (e a diferença entre o grátis e o aberto)
  • Relação do Acesso Aberto com a Educação Aberta
  • O uso de mídias com licenças abertas (entendimento básico sobre direitos autorais, Creative Commons e afins)
  • O uso prático de software livre (faremos uso do Element para comunicação e diversos software livre para produção e disseminação de conhecimento)

Curso online

Todos os alunos devem passar pelos módulos 1 e 2 do curso de Introdução à EA/REA.

Grupos para projetos

Alunos devem escolher participar de um de dois grupos:

  • Mídias sociais criação de conteúdo (imagem, texto, vídeos) para os perfis da revista nas mídias sociais. Gestão das mídias sociais (postagem e engajamento)
  • Wikipédia edição de verbetes da wikipédia referentes a assuntos de artigos publicados recentemente pela LC

Redes
Para ver o que já foi feito na Wikipédia

https://pt.wikipedia.org/w/index.php?search=%22linhas+cr%C3%ADticas%22&title=Especial%3APesquisar&ns0=1