Educação Aberta

Optativa no curso de Pedagogia. O conceito de abertura (acesso aberto, recursos educacionais abertos, práticas abertas) e liberdade (software livre). Perspectiva histórica e contemporânea.

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Dados completos, clique aqui.

Ementa

A aplicação do conceito de abertura na educação em perspectiva histórica. As relações da educação com o acesso aberto ao conhecimento científico, software livre, hardware livre, e os dados abertos. Os Recursos Educacionais Abertos e as novas mídias como catalisadores da educação aberta contemporânea. O grátis versus o aberto a partir das licenças livres. Privacidade, transparência e plataformas de vigilância e controle na educação.

Horário e local

Terças-feiras
08h00-09h00 – encontro livre para trabalhos em grupo
09h00-11h40 – aula regular
Local: FE-01 Sala 08 (permanente).

Objetivos específicos

  • Identificar projetos e propostas relacionadas à abertura ao longo do último século;
  • Descrever o conceito de educação aberta contemporânea e sua relação com as nova mídias;
  • Sintetizar a relação entre os diversos movimentos contemporâneos de abertura incluindo o acesso aberto, dados abertos, hardware livre, licenças livres, práticas abertas, direitos digitais, software livre e formato abertos;
  • Refletir acerca das possibilidades, desafios e limitações da educação aberta.

Metodologia e procedimentos

  • Palestras, tutorais e demonstrações conduzidas pelo professor e convidados qualificados;
  • Discussões coletivas e em grupo;
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo;
  • Exposição de filmes e vídeo, leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão.

Definição de educação aberta

Movimento histórico que busca atualizar princípios da educação progressista/progressiva na cultura digital. Promove a equidade, a inclusão e a qualidade através de práticas pedagógicas abertas apoiadas na liberdade de criar, usar, combinar, alterar e redistribuir recursos educacionais de forma colaborativa. Incorpora tecnologias e formatos abertos, priorizando o software livre. Nesse contexto, prioriza a proteção dos direitos digitais incluindo o acesso à informação, a liberdade de expressão e o direito a privacidade.

Licença livre de conteúdo

Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:

  • Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
  • Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

Plataformas

Estamos trabalhando o conceito de educação aberta, e por isso, vamos explorar algumas plataformas diferentes. Isso pode ser desconfortável se você está acostumado a utilizar somente um ambiente. Mas é importante para entender os conceitos e práticas que vamos discutir.

  • Aprender3 – plataformas institucional que utilizaremos para envio de mensagens e envio de atividades.
  • Mastodon – plataforma baseada em software livre, um microblog (parecido com o Twitter) onde vamos discutir de forma pública os temas da nossa matéria (veja um tutorial que explica como usar e criar uma conta. O Mastodon pode ser utilizado no computador, na web e como app no seu celular (baixe). Vamos sempre postar e responder usando #abertaunb. Sua postagem deve ser feita até no máximo 12h00 na segunda-feira antes da aula!
  • Cursos IEA – plataforma da Iniciativa Educação Aberta que usaremos para fazer o curso de Introdução a Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Você precisará criar uma conta.

Atividades

AtividadePrazoOnde
1Criação de um REA (grupo)22/ago, 23h59Link no Aprender325%
2Avaliações do curso online (EA/REA)Módulo 1: 20/jun, 23h59
Módulo 2: 11/jul, 23h59
Módulo 3: 29/agosto, 23h59
Cursos IEA20%
3Plano de aula sobre direitos digitais 12/setDepósito no Aprender325%
4Participações no MastodonPostagens indicadas no cronograma (usando #abertaunb)Mastodon15%
5Reflexão final sobre Educação Aberta
Individual
12/set, 23h59Depósito no Aprender315%

Cronograma

07/junho – Introdução

Apresentação do curso, ementa, tira-dúvidas. Excepcionalmente um pouco mais tarde – iniciaremos 08h40.

Explorar Aprender3.
Criar conta no Mastodon.
Explorar a plataformas cursos do IEA.

Antes da próxima aula:

14/junho – Hipertexto, remix, reuso e autoria

Apresentação do professor e discussão em sala de aula.

Antes da próxima aula:

  • Finalizar Módulo 1 do curso EA/REA – Educação Aberta.
    Isso significa que você deve passar na avaliação até 20/junho, 23h59!
  • Postar uma dúvida ou comentário sobre educação aberta no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)

21/junho – Educação Aberta

Discussão e apresentação em sala de aula.

Para semana que vem:

28/junho – Software Livre

Aula online com a professora Janaina Diniz. Link enviado ao seu email e disponível na plataforma Aprender3.
Conhecer a plataforma RElIA.

Antes da próxima aula:

05/julho – Recursos Educacionais Abertos

Apresentação sobre REA, direito autoral, Creative Commons e licenças livres discussão em sala de aula. Navegação por plataformas de REA.

Antes da próxima aula:

  • Finalizar Módulo 2 do curso EA/REA – Recursos Educacionais Abertos.
    Isso significa que você deve passar na avaliação até 11/julho, 23h59!
  • Postar sua dúvida ou comentário sobre recursos educacionais abertos ou licenças livres no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)

12/julho – Recursos Educacionais Abertos

Discussão sobre atividade com REA.
Tira dúvidas sobre licenças e direitos autoral.

  • Organização de grupos
  • Desenho inicial de projeto REA usando um Canvas e plano de Design Instrucional

19/julho – Recursos Educacionais Abertos

Não haverá encontro presencial.
Trabalho em grupo no projeto REA.

Antes da próxima aula:

  • Postar o plano final no Aprender3 até 31/julho, 23h59 (prazo extendido!)

Para a próxima aula:

  • Grupos tem 10 minutos para apresentar a primeira versão do REA para feedback da turma e do professor

26/julho – SBPC

Não haverá encontro presencial – SBPC. Maior tempo para finalização da atividade e leituras! Aula do dia 02/agosto será mais longa que o normal.
Professor substituto: Professor Patrick Antunes.

Para a próxima aula:

  • Ver o filme: O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (vídeo, longa metragem)
  • Ler: ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, v. 10, n. 2, 5 dez. 2014. http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593
  • Explorar os seguintes sites: Libgen, Scihub. Depois, postar sua resposta à seguinte questão – você acha justa a existência do libgen e/ou do scihub? (não esqueça a hashtag #abertaunb ) no Mastodon

02/agosto – Acesso aberto

Apresentar o desenho do REA finalizado, seguindo o modelo disponível no Aprender3. Feedback dos colegas e do professor. A versão final (o produto em si) deve ser entregue/publicada até dia 22/agosto para comentários do professor.

Apresentação e discussão sobre ciência aberta e acesso aberto ao conhecimento científico.

Antes da próxima aula:

  • Leitura a definir sobre PEA (em publicação).
  • Enviar versão final do REA para o professor (feedback pelo Aprender3).

09/agosto – Práticas educacionais abertas

Palestra e discussão sobre PEA, incluindo práticas com REA com a Prof. Janaina Diniz (STJ).

Antes da próxima aula:

16/agosto – Ecossistemas de aprendizagem

Palestra e discussão. Vamos desenhar nossos ambientes/redes pessoais de aprendizagem e discutir o que encontramos em comum (e diferenças). Relação com abertura e direitos digitais.

Antes da próxima aula:

  • Iniciar Módulo 3 do curso EA/REA – Direitos digitais
  • Recomendado: GONSALES, P.; AMIEL, T. Educação na contemporaneidade: Entre dados e direitos. Panorama Setorial da Internet, v. Inteligência Artificial, Educação e Infância, n. 3, p. 1–7, 2020. https://cetic.br/pt/publicacao/ano-xii-n-3-inteligencia-artificial-educacao-e-infancia/
  • Finalizar o REA em grupo e depositar em repositório aberto. Enviar link para professor para avaliação final.
  • Postar sua dúvida ou comentário sobre direitos digitais no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)

23/agosto – Direitos digitais

Apresentação sobre privacidade, vigilância e Educação Vigiada com Profa. Priscila Gonsales (Instituto Educadigital e IEA).
Apresentação da plataforma Pilares do Futuro – Discussão e início do trabalho em grupo sobre Atividade 3.

Antes da próxima aula:

  • Finalizar Módulo 3 do curso EA/REA – Direitos digitais.
    Isso significa que você deve passar na avaliação até 29/agosto, 23h59!
  • Entrega do REA ao professor.

30/agosto – Trabalho em grupo (semana universitária)

Não haverá encontro presencial: trabalhar o plano de aula da Pilares do Futuro com apoio do professor e colegas.

06/setembro – Trabalho em grupo

Tirar dúvidas e questões sobre o plano de aula, direitos digitais.

  • REA enviado à repositório aberto e link do REA no repositório enviado ao professor pelo Aprender3.
  • Texto final do plano de aula (Pilares do Futuro) enviado ao professor.
  • Postar sua reflexão final sobre educação aberta no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)

13/setembro – Último encontro

Apresentação dos projetos (REA e Pilares do Futuro).

Enviar usa reflexão individual sobre Educação Aberta no Aprender 3, até 16/set, 23h59.

Imagem destaque de Filip Kominik on Unsplash (Licença Unsplash).