Ementa
Ementa. Educação a Distância (EaD) e Educação Aberta: conceitos, características e elementos estruturantes. A EaD no Brasil e no mundo: evolução histórica, legislação, políticas; formação inicial e continuada de professores. Produção, avaliação e gestão de cursos e recursos na EaD e na educação aberta. Aprendizagem on-line: a interação e a interatividade; ambientes virtuais de aprendizagem e novas mídias. Tutoria e a docência online.
Horário e local
14h00-17h40 (quintas-feiras)
Local: FE01 – Sala 02
Objetivos
- Analisar a educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), com ênfase na Educação a Distância e na Educação Aberta. Discutir suas estruturas, características, modelos, história e tendências.
- Conceituar e produzir reflexões sobre a EaD, a partir de diferentes projetos, modelos e implementações ao longo da história e em diferentes países;
- Discutir preceitos teóricos e componentes estruturantes da EaD incluindo o papel do professor, do espaço, dos sistemas técnicos e do conteúdo;
- Explorar conceitos emergentes como a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos através de discussões teóricas e atividades práticas;
- Refletir acerca das possibilidades, desafios e limitações da EaD em seus diferentes modelos.
Metodologia e procedimentos
Essa disciplina será conduzida de forma presencial, iniciando com atividades online através de um módulo autoinstrucional , mediada pelo prof. Tel Amiel. Em 28/julho ela será conduzida de forma presencial pelo professor substituto (Prof. Gilberto Lacerda – MTC/FE/UnB).
- Palestras, tutorais e demonstrações conduzidas pelo professor e convidados qualificados;
- Discussões coletivas e em grupo na plataforma Aprender3;
- Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo;
- Exposição de filmes e vídeo, leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão.
Licença livre de conteúdo
Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:
- Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Plataformas
- Aprender3 – plataformas institucional que utilizaremos para envio de mensagens e envio de atividades.
- Cursos IEA – plataforma da Iniciativa Educação Aberta que usaremos para fazer o curso de Introdução a Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Você precisará criar uma conta.
Avaliação
Atividade | Prazo | Onde | ||
1 | Avaliações do curso online (EA/REA) | Módulo 1: 26/jun, 23h59 Módulo 2: 06/jul, 23h59 Módulo 3: 20/julho, 23h59 | Cursos IEA | 30% |
2 | Avaliação do curso | 31/jul, 23h59 | Online, link enviado no e-mail | 20% |
4 | Edição na Wikiversidade | 24/ago,23h59 | Wikiversidade | 10% |
5 | Produção do REA e contexto/plano de aula | 18/set, 23h59 | Depósito online e link no Aprender3 | 40% |
Cronograma
09/junho – Introdução a disciplina
Aula presencial.
Postar no fórum específico, 1-2 parágrafos sobre quais foram suas experiências com EaD conforme orientação do professor
16/junho – Feriado
Não haverá encontro presencial.
Antes da próxima aula:
- Finalizar módulo 1 do curso EA/REA – Educação Aberta (prazo extendido até 26/junho, 23h59)
- Começar o módulo 2 do curso EA/REA – Recursos Educacionais Abertos
23/junho – Curso online
Encontro presencial. Discussão e dúvidas.
30/junho – Curso online
Não haverá encontro presencial.
Antes da próxima aula:
- Finalizar o módulo 2 do curso EA/REA – Recursos Educacionais Abertos
- Iniciar módulo 3 do curso EA/REA – Direitos Digitais
07/julho – Curso online
Não haverá encontro presencial.
Online – Discussões no fórum.
14/julho – Curso online
Não haverá encontro presencial.
Antes da próxima aula:
- Finalizar módulo 3 do curso EA/REA – Direitos Digitais (online)
21/julho – Discussão sobre curso
Aula presencial.
Discussão sobre o curso, experiência e apresentação da rubrica OSCQR.
Antes da próxima aula:
- Iniciar a avaliação o curso de acordo com OSCQR online (link enviado por e-mail!).
28/julho – Avaliação de cursos EaD
Não haverá encontro presencial (SBPC). Discussão online sobre o OSCQR e leituras. Tire suas dúvidas no fórum do Aprender3
Ler para a próxima aula (disponíveis na pasta leituras no Aprender3):
- PEREIRA, Eva Waisros e MORAES, Raquel de Almeida Moraes. História da educação a distância e os desafios na formação de professores no Brasil.
- PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas (somente páginas 37-50)
Finalizar avaliação do curso com OSCQR online (link individual enviado por e-mail!) – até 31/07, 23h59! Se não recebeu avise o professor o quanto antes (não avise no final de semana)!
04/agosto – Porque e o que, ‘a distância’?
Aula com prof. substituto (Prof. Gilberto Lacerda – MTC/FE/UnB). Online! Veja a notícia no Aprender3 com o link.
Discussão sobre os resultados do OSCQR.
Discussão sobre o conceito de EaD. Discussão sobre os artigos em sala de aula.
Ler para semana que vem:
- COSTA, C. J. DA; DURAN, M. R. C. A Política Nacional de Formação de Professores entre 2005 e 2010: a nova Capes e o Sistema Universidade Aberta do Brasil. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 16, p. 263–313, 2011.
- Investigar a página da UAB/CAPES e CEAD/UnB.
- Enviar a sua versão final do OSCQR para avaliação.
11/agosto – EaD no Brasil e a UAB
Aula presencial.
Discussão em sala de aula:
- O que é a UAB e como ela funciona?
- Debate: é uma boa estratégia formar futuros docentes a distância?
Para semana que vem:
- Crie sua conta na Wikiversidade e avise o professor/a qual a conta criada (nome de usuário). Utilize tutorais caso tenha dúvidas!
18/agosto – Legislação EaD no Brasil
Aula presencial.
Apresentação em sala de aula e definição de grupos:
- Lei de Diretrizes e Bases de 1996, alterada pela Lei 13.415 de 2017.
- Decreto 9.057 de 2017, que regulamenta o artigo 80 da LDB, focado em EaD.
- Portaria CAPES 275 de 2018, dispõe sobre pós-graduação stricto sensu EaD.
- Portaria MEC 1.428 de 2018, EaD nos cursos de graduação presencial.
- Outras pertinentes
Antes da próxima aula:
- Grupos devem editar e melhorar as postagens sobre legislação na Wikviersidade
- Em duplas, alunos devem investigar plataformas de cursos online (veja a lista, e escolha fazer um novo se quiser) e apresentar brevemente (10 minutos) na próxima aula.
25/agosto – Cursos abertos e a ‘nova’ EaD
Aula presencial.
Apresentação em sala de aula – MOOCs, modelos emergentes, críticas. Alunos apresentam as plataformas investigadas.
Discussão sobre design de material (design instrucional) critérios, para produção de material para EaD. Divisão de grupos para produção de material. Definição do tipo de recursos (aberto! lembre do curso EA/REA!) a ser produzido e disponibilizado pelo grupo.
01/setembro – Semana Universitária
Não haverá encontro presencial.
08/setembro – Produção de material
Encontro presencial, trazer rascunho dos REA.
15/setembro – Produção de material
Apresentação dos REA, final. Postar link com o seu REA final no Aprender3 até 18/set, 23h59.
Imagem de destaque Chris Montgomery (licença Unsplash)