Definição de ‘blended learning’

Meu professor e amigo Michael Orey criou uma boa definição de blended learning (traduzido como ‘educação híbrida’ para o português) que antecede e é bem mais interessante do que o que hoje apresentamos (mercadologicamente) como educação híbrida. Como saiu do ar no site original, copio aqui para referência. Uma das chaves dessa definição é a redundância.

Mais abaixo, traduzido para português.

The definition of blended learning depends upon perspective. I have chosen to look at three of the primary perspectives in a learning setting: the learner, the designer/teacher, and administrator perspective.

Learner Perspective
Blended Learning…is the ability to choose among ALL available facilities, technology, media and materials matching those that apply to my prior knowledge and style of learning as I deem appropriate to achieve an
instructional goal (the salad bar metaphor).

Designer/Teacher Perspective
Blended Learning …is the organization and distribution of ALL available facilities, technology, media and materials to
achieve an instructional goal even when many of these things may overlap.

Administrator Perspective
Blended Learning …is the organization and distribution of as many cost effective facilities, technology, media and
materials as econonmically viable to achieve an instructional goal even when many of these things
may overlap.

Tradução para português

A definição de aprendizagem combinada depende da perspectiva. Escolhi olhar para três das perspectivas primárias em um ambiente de aprendizagem: o aprendiz, o designer/professor e o gestor.

Perspectiva do aluno
Aprendizagem híbrida…é a capacidade de escolher dentre TODAS as instalações, tecnologia, mídia e materiais disponíveis aqueles que se aplicam ao meu conhecimento prévio e estilo de aprendizagem, conforme eu julgar apropriado para alcançar uma meta instrucional (a metáfora do buffet de salada).

Perspectiva do Designer/Professor
Aprendizagem híbrida…é a organização e distribuição de TODAS as instalações, tecnologia, mídia e materiais disponíveis para alcançar uma meta instrucional mesmo quando muitas dessas coisas podem se sobrepor.

Perspectiva do Administrador
Aprendizagem Combinada…é a organização e distribuição de tantas instalações, tecnologia, mídia e materiais quanto economicamente viáveis para atingir um objetivo instrucional mesmo quando muitas dessas coisas podem se sobrepor.

Deixe um comentário