Tudo aqui pode ser alterado até o final do mês de março, para alinhamento com o perfil dos alunos matriculados. Leituras e atividades específicas serão postadas em breve.
MTC 0002
Segundas-feiras, 14h00-17h30
Modo: Presencial, alterada para FE1-S4 (MUDOU)
Plataforma: Aprender3 (entrega dos trabalhos, comunicação)
Ementa oficial
Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa. Direitos digitais, privacidade, plataformas e vigilância na educação.
Metodologia e procedimentos
- Palestras do professor convidados externos;
- Leituras de artigos acadêmicos, relatórios, dados, textos jornalísticos, e outras mídias
- Discussões coletivas em sala de aula sobre leituras;
- Atividades individuais e em grupo – em sala de aula e online;
- Apresentação de trabalho em grupo pelos alunos.
Sistemas e plataformas
Nós vamos utilizar alguns serviços e plataformas durante o curso:
- Aprender3 – sistema de gerenciamento de ensino (LMS) oficial da UnB, baseado em um software livre (Moodle). Vamos usá-lo para entrega de atividades formais, avaliações e notificações. Verifique sempre o e-mail cadastrado na plataforma e insira uma foto + bio em seu perfil. Problemas com senha, usuário, ou afins, fale com o Atendimento CEAD. Orientações sobre como entrar na matéria no Aprender3 foram enviadas por email.
- Excalidraw – software livre de desenho colaborativo. vamos usar um único mapa conceitual para construir nossa noção colaborativa sobre plataformização da educação. O link colaborativo será enviado diretamente aos alunos no Aprender3.
Talvez também utilizemos
- Element – software livre de comunicação colaborativa (como Whatsapp) baseado no protocolo livre Matrix, com apps para celular, web, computador. Caso seja decido que queremos algo assim, vamos usar Element.
Avaliação
- Avaliações individuais e em grupo sobre leituras na plataforma Aprender3 e em sala de aula (20%)
- Atividade em grupo sobre IA/educação (20%)
- Atividade em grupo sobre política de tecnologia educacional (30%)
- Atividade em grupo sobre especulações e futurismos (30%)
Bibliografia básica
Nem tudo vai ser leitura obrigatória (nada em inglês). As leituras serão apontadas no cronograma abaixo, mas usaremos todos os textos em aula.
- ALMEIDA, M. E. B. DE; VALENTE, J. A. Políticas de tecnologia na educação brasileira: Histórico, lições aprendidas e recomendações. São Paulo: CIEB, 2016. https://cieb.net.br/cieb-estudos-4-politicas-de-tecnologia-na-educacao-brasileira-historico-licoes-aprendidas-e-recomendacoes
- BRASIL. 14.533. Lei no 14.533 de 11 de janeiro de 2023. https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2023-2026/2023/lei/L14533.htm
- CETIC.BR. TIC Educação: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (resumo executivo). São Paulo: CGI.br, 2022. https://cgi.br/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-das-tecnologias-de-informacao-e-comunicacao-nas-escolas-brasileiras-tic-educacao-2022
- CRUZ, L. Como a Big Data coloniza a Educação brasileira. Outras Palavras, 11 jan. 2023. https://outraspalavras.net/outrasmidias/como-a-big-data-coloniza-a-educacao-brasileira/
- EUROPEAN COMMISSION. JOINT RESEARCH CENTRE. On the futures of technology in education: emerging trends and policy implications. LU: Publications Office, 2023. https://data.europa.eu/doi/10.2760/079734
- RIOS NETO, A. Capitalismo de vigilância: caminho ao abismo. Outras Palavras. 2020.
- ROSS, J. Digital Futures for Learning: Speculative Methods and Pedagogies. New York: Routledge, 2022.
- UNESCO. GEM 2023 – Tecnologia na educação: Uma ferramenta serviço de quem? Paris: [s.n.]. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por
- WETERING, M. VAN; BOOIJ, E.; BRUGGEN, W. VAN. Education in an artificially intelligent world: Kennisnet Technology Compass 2019-2020. Zoetermeer: Kennisnet, 2019. https://www.kennisnet.nl/app/uploads/Kennisnet-Technology-Compass-2019-2020.pdf
- WIVES, W. W.; KUBOTA, L. C.; AMIEL, T. Análise do Uso das TICs em Escolas Públicas e Privadas a partir da Teoria da Atividade. Rio de Janeiro, 2016. https://www.ipea.gov.br/portal/publicacao-item?id=e73052d3-4d6d-4fee-acb2-52b3eb6e9ff8&highlight=WyJhbWllbCIsIndpdmVzIl0=
Cronograma
18/mar – Apresentações
Encontro muito breve sobre a matéria. Depois seguiremos juntos para alunos participarem da atividade da semana da integração. Dia letivo, conforme orientação da coordenação de Pedagogia.
Para semana que vem começar a leitura de UNESCO. GEM 2023.
25/mar – Introdução
Aula presencial cancelada.
Fazer leitura e atividade avaliativa do GEM 2023 no Aprender3.
Leia a ementa, cronograma. Dúvidas? Envie ao professor!
Para semana que vem finalizar a leitura de UNESCO. GEM 2023.
01/abr – Tecnologia na educação, hoje
Discussão detalhada da ementa, cronograma, atividades e afins. Discutiremos conceitos básicos sobre mídia e tecnologia.
Vamos discutir o relatório GEM 2023 da UNESCO que apresenta um panorama abrangente, global, realista e crítico da tecnologia educacional.
08/abr – Tecnologia na educação, hoje
Atividade em torno do relatório GEM 2023 da UNESCO: Apresentação dos grupos sobre GEM-COVID (entrega no Aprender3 até 07/04, 23h59).
01/jul – Revendo tópicos e planejamento futuro
Terminado o período de greve, vamos rever as discussões do começo do semestre e organizar os próximos encontros.
Para semana que vem ler Rios Neto.
08/jul – Vigilância, dados e controle
Para muitos, a educação é pouco libertária, e muito mais um aparato de vigilância e controle de alunos (e também professores). Esses conceitos existem bem antes da internet, mas vão ajudar a informar nossa discussão sobre plataformas e tecnologias como IA, mais para frente.
15/jul – Dados, plataformas e algoritmos
Vamos hoje ver, discutir e iniciar uma atividade sobre o filme Gattaca para contextualizar e materializar as possibilidades e desafios da datificação de nossas vidas.
22/jul – Dados, plataformas e algoritmos
Discussão sobre vigilância e plataformas com base no caso do estado do Paraná. Apresentação e discussão do caso paranaense com representantes do APP Sindicato (a confirmar). Início do trabalho em grupo em sala de aula.
29/jul – Dados, plataformas e algoritmos
Não haverá encontro presencial. Trabalho em grupo a ser entregue até 05/ago na plataforma Aprender3.
Para semana que vem, ler CRUZ e ver o site do Observatório Educação Vigiada.
05/ago – Plataformização da educação
Debate prós e contras da plataformização.
Ler resumo do TIC e Educação para semana que vem.
12/ago – Políticas de tecnologia educacional
Como esse cenário de dados, vigilância e controle se configuram hoje? Vamos discutir a plataformização da educação.
Para semana que vem, ler WIVES.
19/ago – Políticas de tecnologia educacional
Panorama atual do Brasil incluindo a Lei no 14.533 de 11 de janeiro de 2023.
Em sala de aula discussão e atividade sobre hype–cycle (referência KENNISNET, não é necessária leitura, em inglês).
Como integrar bem as tecnologias na escola? O que as escolas tem como tecnologia? Vamos começar a discutir of fatores do artigo (WIVES) e a atividade em grupo.
26/ago -Políticas de tecnologia educacional
Continuação da atividade em grupo, em sala de aula.
Para onde vamos no futuro? Ou melhor, para onde queremos ir? Quais são nossas propostas?
02/set – Futurismos e especulações
Não haverá encontro presencial. Grupos devem enviar a parte 1 da atividade, até e incluindo o montando o plano por e-mail ao professor (1 só aluno envia).
09/set -Futurismos e especulações
Continuação do trabalho em sala de aula.
Para semana que vem, entregar atividade final e apresentações.
16/set – Futurismos e especulações
Apresentações dos grupos.
Último encontro.