Educação, Tecnologia e Comunicação

Obrigatória no curso de Pedagogia.

Tudo aqui pode ser alterado até o final do mês de março, para alinhamento com o perfil dos alunos matriculados. Leituras e atividades específicas serão postadas em breve.

MTC 0002
Segundas-feiras, 14h00-17h30
Modo: Presencial, alterada para FE1-S6
Plataforma: Aprender3 (entrega dos trabalhos, comunicação)

Ementa oficial

Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa. Direitos digitais, privacidade, plataformas e vigilância na educação.

Metodologia e procedimentos

  • Palestras do professor convidados externos;
  • Leituras de artigos acadêmicos, relatórios, dados, textos jornalísticos, e outras mídias
  • Discussões coletivas em sala de aula sobre leituras;
  • Atividades individuais e em grupo – em sala de aula e online;
  • Apresentação de trabalho em grupo pelos alunos.

Sistemas e plataformas

Nós vamos utilizar alguns serviços e plataformas durante o curso:

  • Aprender3 – sistema de gerenciamento de ensino (LMS) oficial da UnB, baseado em um software livre (Moodle). Vamos usá-lo para entrega de atividades formais, avaliações e notificações. Verifique sempre o e-mail cadastrado na plataforma e insira uma foto + bio em seu perfil. Problemas com senha, usuário, ou afins, fale com o Atendimento CEAD. Orientações sobre como entrar na matéria no Aprender3 foram enviadas por email.
  • Excalidraw – software livre de desenho colaborativo. vamos usar um único mapa conceitual para construir nossa noção colaborativa sobre plataformização da educação. O link colaborativo será enviado diretamente aos alunos no Aprender3.

Talvez também utilizemos

  • Element – software livre de comunicação colaborativa (como Whatsapp) baseado no protocolo livre Matrix, com apps para celular, web, computador. Caso seja decido que queremos algo assim, vamos usar Element.

Avaliação

  • Avaliações individuais e em grupo sobre leituras na plataforma Aprender3 e em sala de aula (20%)
  • Atividade em grupo sobre IA/educação (20%)
  • Atividade em grupo sobre política de tecnologia educacional (30%)
  • Atividade em grupo sobre especulações e futurismos (30%)

Bibliografia básica

Nem tudo vai ser leitura obrigatória (nada em inglês). As leituras serão apontadas no cronograma abaixo, mas usaremos todos os textos em aula.

Cronograma

18/mar – Apresentações

Encontro muito breve sobre a matéria. Depois seguiremos juntos para alunos participarem da atividade da semana da integração. Dia letivo, conforme orientação da coordenação de Pedagogia.

Para semana que vem começar a leitura de UNESCO. GEM 2023.

25/mar – Introdução

Aula presencial cancelada.
Fazer leitura e atividade avaliativa do GEM 2023 no Aprender3.

Leia a ementa, cronograma. Dúvidas? Envie ao professor!
Para semana que vem finalizar a leitura de UNESCO. GEM 2023.

01/abr – Tecnologia na educação, hoje

Discussão detalhada da ementa, cronograma, atividades e afins. Discutiremos conceitos básicos sobre mídia e tecnologia.

Vamos discutir o relatório GEM 2023 da UNESCO que apresenta um panorama abrangente, global, realista e crítico da tecnologia educacional.

08/abr – Tecnologia na educação, hoje

Atividade em torno do relatório GEM 2023 da UNESCO: Apresentação dos grupos sobre GEM-COVID (entrega no Aprender3 até 07/04, 23h59).

01/jul – Revendo tópicos e planejamento futuro

Terminado o período de greve, vamos rever as discussões do começo do semestre e organizar os próximos encontros.

Para semana que vem ler Rios Neto.

08/jul – Vigilância, dados e controle

Para muitos, a educação é pouco libertária, e muito mais um aparato de vigilância e controle de alunos (e também professores). Esses conceitos existem bem antes da internet, mas vão ajudar a informar nossa discussão sobre plataformas e tecnologias como IA, mais para frente.

15/jul – Dados, plataformas e algoritmos

Vamos hoje ver, discutir e iniciar uma atividade sobre o filme Gattaca para contextualizar e materializar as possibilidades e desafios da datificação de nossas vidas.

22/jul – Dados, plataformas e algoritmos

Discussão sobre vigilância e plataformas com base no caso do estado do Paraná. Apresentação e discussão do caso paranaense com representantes do APP Sindicato (a confirmar). Início do trabalho em grupo em sala de aula.

29/jul – Dados, plataformas e algoritmos

Não haverá encontro presencial. Trabalho em grupo a ser entregue até 05/ago na plataforma Aprender3.

Para semana que vem, ler CRUZ e ver o site do Observatório Educação Vigiada.

06/ago – Plataformização da educação

Como esse cenário de dados, vigilância e controle se configuram hoje? Vamos discutir a plataformização da educação. Vamos conectar com IA, LLMs, ChatGPT e afins.

Ler resumo do TIC e Educação para semana que vem.

13/ago – Políticas de tecnologia educacional

Discussão sobre os dados do TIC Educação e o panorama atual do Brasil incluindo a Lei no 14.533 de 11 de janeiro de 2023.

Como integrar bem as tecnologias na escola? O que as escolas tem como tecnologia?

Vamos fazer uma dinâmica em sala de aula usando as análises e metodologias propostas pelo relatório WIVES. Para semana que vem, ler WIVES.

20/ago – Políticas de tecnologia educacional

Continuação da atividade em grupo em aula.

27/ago -Políticas de tecnologia educacional

Continuação da atividade.

Em sala de aula discussão e atividade sobre hypecycle (referência KENNISNET, não é necessária leitura, em inglês).

Leitura sobre Futurismos ser enviada pelo Aprender3.

03/set – Futurismos e especulações

Para onde vamos no futuro? Ou melhor, para onde queremos ir? Está mais do que na hora que educadores e gestores da educação participem do futuro da tecnologia educacional. Vamos exercitar isso com estudos sobre futuros e especulações, tomando um pouco de ROSS.

10/set -Futurismos e especulações

Trabalho em sala de aula sobre futurismos.

Para semana que vem, entregar atividade de futurismo e especulações.

17/set – Futurismos e especulações

Apresentações dos grupos.

Último encontro.