Educação, Tecnologia e Comunicação

Obrigatória no curso de Pedagogia.

Tudo aqui pode ser alterado até o final do mês de março, para alinhamento com o perfil dos alunos matriculados. Leituras e atividades específicas serão postadas em breve.

MTC 0002
Segundas-feiras, 14h00-17h30
Modo: Presencial, alterada para FE1-S6
Plataforma: Aprender3 (entrega dos trabalhos, comunicação)

Ementa oficial

Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa. Direitos digitais, privacidade, plataformas e vigilância na educação.

Metodologia e procedimentos

  • Palestras do professor convidados externos;
  • Leituras de artigos acadêmicos, relatórios, dados, textos jornalísticos, e outras mídias
  • Discussões coletivas em sala de aula sobre leituras;
  • Atividades individuais e em grupo – em sala de aula e online;
  • Apresentação de trabalho em grupo pelos alunos.

Sistemas e plataformas

Nós vamos utilizar alguns serviços e plataformas durante o curso:

  • Aprender3 – sistema de gerenciamento de ensino (LMS) oficial da UnB, baseado em um software livre (Moodle). Vamos usá-lo para entrega de atividades formais, avaliações e notificações. Verifique sempre o e-mail cadastrado na plataforma e insira uma foto + bio em seu perfil. Problemas com senha, usuário, ou afins, fale com o Atendimento CEAD. Orientações sobre como entrar na matéria no Aprender3 foram enviadas por email.
  • Excalidraw – software livre de desenho colaborativo. vamos usar um único mapa conceitual para construir nossa noção colaborativa sobre plataformização da educação. O link colaborativo será enviado diretamente aos alunos no Aprender3.

Talvez também utilizemos

  • Element – software livre de comunicação colaborativa (como Whatsapp) baseado no protocolo livre Matrix, com apps para celular, web, computador. Caso seja decido que queremos algo assim, vamos usar Element.

Avaliação

  • Avaliações individuais e em grupo sobre leituras na plataforma Aprender3 e em sala de aula (20%)
  • Atividade em grupo sobre IA/educação (20%)
  • Atividade em grupo sobre política de tecnologia educacional (30%)
  • Atividade em grupo sobre especulações e futurismos (30%)

Bibliografia básica

Nem tudo vai ser leitura obrigatória (nada em inglês). As leituras serão apontadas no cronograma abaixo, mas usaremos todos os textos em aula.

Cronograma

18/mar – Apresentações

Encontro muito breve sobre a matéria. Depois seguiremos juntos para alunos participarem da atividade da semana da integração. Dia letivo, conforme orientação da coordenação de Pedagogia.

Para semana que vem começar a leitura de UNESCO. GEM 2023.

25/mar – Introdução

Aula cancelada: Saúde. Fazer leitura e atividade avaliativa do GEM 2023 no Aprender3.

Leia a ementa, cronograma. Dúvidas? Envie ao professor!
Para semana que vem finalizar a leitura de UNESCO. GEM 2023.

01/abr – Tecnologia na educação, hoje

Discussão detalhada da ementa, cronograma, atividades e afins. Discutiremos conceitos básicos sobre mídia e tecnologia.

Vamos discutir o relatório GEM 2023 da UNESCO que apresenta um panorama abrangente, global, realista e crítico da tecnologia educacional.

08/abr – Tecnologia na educação, hoje

Atividade em torno do relatório GEM 2023 da UNESCO: Apresentação dos grupos sobre GEM-COVID (entrega no Aprender3 até 07/04, 23h59).

Para semana que vem começar a ler resumo executivo do CETIC.BR. TIC Educação.

15/abr – Tecnologia na educação, Brasil

Começo do período de greve, sem aulas. Mais informações em adunb.org

  • Até dia 19/abr (sexta-feira), 17h00 – finalizar a atividade sobre o TIC & Educação (link enviado por e-mail!)
  • Para semana que vem discutiremos e faremos atividade do resumo executivo do CETIC.BR. TIC Educação.

22/abr – Tecnologia na educação, Brasil

Discussão sobre os dados do TIC Educação e o panorama atual do Brasil incluindo a Lei no 14.533 de 11 de janeiro de 2023.

Para semana que vem ler CRUZ e visitar o site do Observatório Educação Vigiada.

29/abr – Dados, plataformas e algoritmos

Existe algo crítico ‘escondido’ na educação contemporânea. Permeados estamos por plataformas que fazem a ‘mediação’ da nossa vida social (Instagram, Amazon) e educacional (Microsoft 365, Google). A palavra da vez é ‘plataformização’: vamos discutir esse conceito a partir de dados, algoritmos e afins.

Para semana que vem ler (a definir).

06/mai – Dados, plataformas e algoritmos

Os Large Language Models (LLM), uma manifestação específica se tornaram o grande hype de 2023. Em grande parte, isso se deve a um produto específico – ChatGPT, da OpenAI. Apesar de grandes exageros e muitos palpites, não há como negar que LLMs contribuem para pensarmos em diversos desafios na educação. Quais são os dilemas?

Em sala de aula discussão e atividade sobre hype-cycle (referência KENNISNET, não é necessária leitura, em inglês).

Para semana que vem, fazer atividade em grupo sobre IA/educação (mais detalhes em breve)

13/mai – Dados, plataformas e algoritmos

Apresentação dos alunos sobre um estudo de caso e discussão.

Para semana que vem, ler relatório WIVES.

20/mai – Políticas de tecnologia educacional

Como integrar bem as tecnologias na escola? O que as escolas tem como tecnologia? Vamos fazer uma dinâmica em sala de aula usando as análises e metodologias propostas pelo relatório WIVES.

27/mai – Políticas de tecnologia educacional

Continuação da atividade.

Para semana que vem entregar a atividade de política educacional.

03/jun -Futurismos e especulações

Para onde vamos no futuro? Ou melhor, para onde queremos ir? Está mais do que na hora que educadores e gestores da educação participem do futuro da tecnologia educacional. Vamos exercitar isso com estudos sobre futuros e especulações, tomando um pouco de ROSS.

10/jun – Futurismos e especulações

Trabalho em sala de aula sobre futurismos.

17/jun -Futurismos e especulações

Não haverá encontro, trabalho em grupo.

24/jun – Futurismos e especulações

Apresentações dos grupos.

Para semana que vem, entregar atividade de futurismo e especulações.

01/jul – Última aula

Entrega de atividades finais.