Educação, Tecnologia e Comunicação

Obrigatória no curso de Pedagogia.

Quintas-feiras – 08h00-11h40 (com horário para trabalho em grupo)
Modo: Presencial, prédio FE 5 sala 04
Plataforma: Aprender3 (entrega dos trabalhos, comunicação)

Ementa oficial

Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa. Direitos digitais, privacidade, plataformas e vigilância na educação.

Metodologia e procedimentos

  • Palestras periódicas de forma síncrona e vídeos assíncronos;
  • Discussões coletivas e em grupo – os membros do grupo avaliarão a participação de todos, para que possamos saber se os grupos funcionaram bem e isso refletirá na nota de todos;
  • Leituras de artigos acadêmicos (sim, vamos ler bastante) e outros textos para discussão além de recomendações de filmes e vídeos.
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.

Avaliação

  • Atividades avaliativas durante o semestre – 15% (mudou! falamos em aula)
  • Apresentação e entrega de ‘caso’ (individual) (26/out) – 5%
  • Análise das escolas (grupo, 30/nov) – 40% – maior prazo
  • Desenhando o futuro (grupo, 13/dez) – 40%

Eixos

  1. Mídias, tecnologia e cultura digital
  2. Tecnologias do nosso cotidiano
  3. Integração de tecnologias na escola
  4. Pensando no futuro

Cronograma

31/agosto – Introdução e apresentações

Primeiro encontro presencial.

7/set – Feriado

Registro no Aprender3, apresentações online e resposta a questões iniciais.

14/set – Tecnologia

O que é tecnologia? Vamos discutir a tecnologia a partir de um exemplo comum – o celular. Para ir além do senso comum da tecnologia com o objeto, vamos fazer algumas perguntas para desenhar uma rede de associações. Para semana que vem você deve trazer (feito no computador ou na mão) uma análise de uma tecnologia (mais detalhes no Aprender3).

21/set – Tecnologia

Apresentações dos alunos sobre suas tecnologias e entrega (papel) do mapa mental.

Vamos discutir a diferença entre mídias e tecnologias e o que muda com as novas mídias. Como podemos integrar as tecnologias em aula – podemos aprender com, sobre e através de tecnologias. Por fim, vamos discutir a cultura digital e a cibercultura. Referência para discussão é Cyber-cultura-remix.

28/set – Semana universitária

Participe das atividades da semana!

Para semana que vem, leia o texto Tecnologia na educação: uma ferramenta nos termos de quem? (versão em português). Venha pronto para discordar ou concordar com o relatório e debater!

5/out – Tendências tecnológicas

Com pensar no que está por vir? Vamos analisar tecnologias educacionais a partir da perspectiva de hype cycles (pense ChatGPT hoje) tecnológicos; uma análise de tendências e aplicações no contexto escolar. Vamos usar como referência algumas das discussões no Kennisnet Technology Compass e

Em sala, começar a discussão sobre a investigação em sala de aula.

12/out – Feriado

Antes da aula da semana que vem você deve ver o site do Observatório Educação Vigiada e ler esse Manifesto feito por alunos da Pedagogia. Discussão no Aprender3.

19/out – Tecnologias do nosso tempo

As plataformas e serviços em nuvem na educação. A plataformização, dataficação e algoritmização, e o que isso tem a ver (e muito!) com a educação. .

Para semana que vem, você deve escolher um exemplo/caso relacionado ao hype do momento – inteligência artificial (algo real, de uma rede de ensino, escola ou instituição, como os que podem acontecer com esse exemplo pertinho de nós).

Apresentar em sala de aula na semana que vem, e enviar sua análise no Aprender3 antes do dia 26/out (veja detalhes no Aprender3)

26/out – Tecnologias do nosso tempo

Alunos apresentam os casos investigados. Vamos começar a problematizar inteligência artificial, LLMs, IA generativa na educação e tendências que dependem de grandes plataformas na educação.

Apresentação detalhada das atividades em escola. Definir os grupos de alunos para o projeto de análise de escolas.

02/nov – Feriado

Durante a semana, fazer contato com sua escola e organizar uma visita para a próxima semana.

Para semana que vem você deve ler Análise do Uso das TICs em Escolas Públicas e Privadas a partir da Teoria da Atividade.

Para semana que vem seu grupo já deve ter definido e entrado em contato com uma escola. Solicite apoio se precisar!

09/nov – Integração de tecnologias na escola

Como integrar bem as tecnologias na escola? O que as escolas tem como tecnologia? Vamos fazer uma dinâmica em sala de aula usando as análises e metodologias propostas pelo artigo acima.

Apresentação sobre dados atuais relacionados à tecnologia na escola com base on TIC e Educação 2021 (e 2022 se publicado em tempo).

Realizar a visita na escola e coleta de dados.

16/nov – Integração de tecnologias na escola

Discussão sobre visita à escolas, olhar para dados, analisar os resultados e criar diagramas em sala de aula usando o CmapTools. Trabalho em grupo.

Entregar sua análise final e todos os dados até 30/nov via Aprender3 (um por aluno, veja detalhes na Tarefa no Aprender3).

23/nov – Desenhando o futuro

Encontraremos no laboratório (AT52/10 – FE-01) para finalizar gráficos.
Apresentação dos grupos com as análises das escolas.

Em sala vamos organizar grupos para a próxima atividade focada em desenho de cenários futuros.

30/nov – Feriado

Trabalho em grupo, não haverá encontro presencial. Discussão no Aprender3. Envie seu rascunho ou dúvidas para avaliação do professor e feedback.

07/dez – Desenhando o futuro

Vamos começar olhando para nossa mais recente Política Nacional de Educação Digital (2023) e tentar entender o que o Brasil quer com as tecnologias para o futuro e o que precisamos para chegar lá. Discussão sobre cenários e futuros especulativos.

Trabalho em grupo em sala de aula. Sala AT52/10 – FE-01 (laboratório de computadores).

Entrega do trabalho (documento e apresentação) sobre o desenho do futuro até 13/dez no Aprender (um por grupo – todos os alunos do grupo devem enviar no Aprender3 o mesmo documento).

14/dez – Desenhando o futuro

Apresentação da última atividade (cenário) em sala de aula.

21/dez – Não haverá encontro

Não haverá encontro presencial.
Retorno sobre as atividades e discussão online com alunos individualmente (a agendar).