Mastodon – Interações da turma
Ementa
A aplicação do conceito de abertura na educação em perspetiva histórica. As relações da educação com o acesso aberto ao conhecimento científico, software livre, hardware livre, e os dados abertos. Os Recursos Educacionais Abertos e as novas mídias como catalisadores da educação aberta contemporânea. O grátis versus o aberto a partir das licenças livres. Privacidade, transparência e plataformas de vigilância e controle na educação.
Horário padrão para atividades síncronas
14h00-17h40 (quartas-feiras)
Objetivos específicos
- Identificar projetos e propostas relacionadas à abertura ao longo do último século;
- Descrever o conceito de educação aberta contemporânea e sua relação com as nova mídias;
- Sintetizar a relação entre os diversos movimentos contemporâneos de abertura incluindo o acesso aberto, dados abertos, hardware livre, licenças livres, práticas abertas, direitos digitais, software livre e formato abertos;
- Refletir acerca das possibilidades, desafios e limitações da educação aberta.
Metodologia e procedimentos
- Palestras, tutorais e demonstrações conduzidas pelo professor e convidados qualificados;
- Discussões coletivas e em grupo;
- Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo;
- Exposição de filmes e vídeo, leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão.
Definição de educação aberta
Movimento histórico que busca atualizar princípios da educação progressista/progressiva na cultura digital. Promove a equidade, a inclusão e a qualidade através de práticas pedagógicas abertas apoiadas na liberdade de criar, usar, combinar, alterar e redistribuir recursos educacionais de forma colaborativa. Incorpora tecnologias e formatos abertos, priorizando o software livre. Nesse contexto, prioriza a proteção dos direitos digitais incluindo o acesso à informação, a liberdade de expressão e o direito a privacidade.
Licença livre de conteúdo
Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:
- Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Plataformas
Nós vamos ter como base uma plataforma institucional, o Aprender3. Temos diversos canais:
- Sala de videoconferência: Aulas síncronas, indicadas no calendário
- Fórum no Aprender3: discussões internas (só visíveis aos alunos e professores), espaço ‘seguro’ onde podemos discutir sem visibilidade externa. Abra seu tópico quando quiser!
- Mastodon – plataforma baseada em software livre, um microblog (parecido com o Twitter) onde vamos discutir de forma pública os temas da nossa matéria (veja um tutorial que explica como usar, feito por alunos da UnB/UEMG)
- Email/mensagem no Aprender3 – para falar diretamente com o professor
Outras plataformas serão utilizadas ao longo do curso.
Aulas síncronas
- Você não é obrigado a ligar sua câmera, falar ou digitar. Caso se sinta constrangido, você sempre pode enviar uma mensagem em privado ao professor.
- Todo esforço será feito para que as aulas sejam gravadas e disponibilizadas com rapidez (incluindo somente em áudio se for pertinente) mas isso pode não acontecer rapidamente e podemos não conseguir que as gravações sejam realizadas a contento.
Atividades
Atividade | Prazo | ||
1 | Software livre e direitos digitais Parte 1 – Resenha crítica Parte 2 – Melhoria da texto Individual (Wikiversidade) | 14/09, 23h59 | 20% |
2 | Criação de um REA Grupo, publicar em repositório Avaliação por pares (5%) | 26/10, 23h59 | 40% |
3 | Reflexão final sobre Educação Aberta Individual | 31/10, 23h59 | 15% |
4 | Participações no Mastodon | 15% | |
5 | Avaliações do curso no Aprender3 | 10% |
Presença
Não há ‘presença’. A não ser que você queria. Fale com o professor.
Cronograma
21/julho | Introdução
Encontro síncrono/ao vivo (Aprender3)
Apresentação do curso, ementa, tira-dúvidas
28 de julho | Barreiras para o acesso à educação
Encontro síncrono/ao vivo (Aprender3)
Palestra: O que é uma educação aberta? Um olhar histórico
Discussão em grupo: Quais são algumas barreiras para o acesso à educação?
- Crie sua conta no mastodon.online. Um tutorial pode lhe ajudar. No Aprender3, insira o seu nome de usuário para que o professor tenha acesso. Faça uma primeira postagem dizendo um olá utilizando nossa hashtag base #edabunb (sempre use essa em qualquer postagem relacionada à disciplina)
- UNESCO (2020). Relatório de monitoramento global da educação. Inclusão e educação: todos, sem exceção
04 de agosto | Educação Aberta
Reflexão no Mastodon (até 09 de agosto, 23h59) No seu post, e nas respostas aos colegas use #edabunb #inclusão Relate uma experiência (mudança de hábito, ação de algum docente, política institucional), durante a pandemia, que facilitou o seu acesso a educação.
Não haverá encontro, completar o Módulo 1 do curso – Educação Aberta
11 de agosto | Acesso Aberto
Encontro síncrono no Aprender3: Acesso aberto ao conhecimento científico
- RCAPP – O poder do acesso aberto (2 min, vídeo)
- Albagli, Sarita e colegas. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação (leitura)
- Explorar Libgen, Scihub, DOAJ e Portal de Periódicos (sites; quais as diferenças?)
Recomendado
- O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (vídeo, longametragem)
- Resumos sobre ciência aberta feita por alunos desse curso
18 de agosto | Software livre e código aberto
Reflexão no Mastodon (até 16 de agosto, 23h59) No seu post, e nas respostas aos colegas use #edabunb #acessoaberto Se a nossa universidade é pública, por que você acha que não publicamos tudo o que produzimos (dados, resultados, relatórios) em acesso aberto?
Encontro síncrono no Aprender3.
Vamos criar uma conta na Wikiversidade.
- Silveira, S.A. Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento. Ler páginas 5-15 e 38-42. Quer mais? Veja um resumo coletivo feito por alunos da Pedagogia (wiki).
- Por que o livre e o aberto? (página web)
- Qual a diferença entre o grátis e o livre/aberto? (animação)
25 de agosto | Software livre e código aberto
Reflexão no Mastodon (até 23 de agosto, 23h59) No seu post, e nas respostas aos colegas use #edabunb #softlivre Diga qual software livre você usou (coloque em formato de hashtag, por exemplo #element) e indique como você acha que ele poderia ser incorporado em práticas educativas.
Não haverá encontro. Fazer Atividade 1 (parte 1: Software Livre)
01 de setembro | Direitos digitais na educação
Encontro síncrono no Aprender3: Plataformas e capitalismo de vigilância na educação
- Completar o Módulo 3 do curso – Direitos Digitais
- Parra, Henrique e colegas. Infraestruturas, economia e política informacional: O caso do Google Suite for Education.
- Explore os dados do Educação Vigiada.
08 de setembro | Direitos digitais na educação
Reflexão no Mastodon (até 06 de setembro, 23h59) No seu post, e nas respostas aos colegas use #edabunb #vigilanciaedu Pense em como você baixa e utiliza aplicativos no seu celular. Você tem cuidado em saber como esses aplicativos funcionam? Que dados coletam? Por que são grátis? Escreva uma reflexão breve sobre sua relação com esse 'mercado' digital.
Não haverá encontro. Fazer Atividade 1 (parte 2: Melhoria do texto)
15 de setembro | Recursos Educacionais Abertos
Encontro síncrono no Aprender3: Licenças livres, direitos autorais
Completar o Módulo 2 do curso – Recursos Educacionais Abertos
- Nerdson não vai à escola. Creative Commons (quadrinho, resume a ideia).
- Conheça a obra livre de Olga de Dios (livros infantis), e leia ao menos Pájaro Amarillo e depois sua Filosofia de Trabalho e uma entrevista Salas, Paulo. Para despertar a reflexão, autora permite download gratuito de livros infantis.
22 de setembro | Recursos Educacionais Abertos
Encontro síncrono no Aprender3. Vamos abordar como encontrar, criar e publicar REA para ajudá-los a produzir o seu na Atividade 2. Apresentação guiada do Mapa Global de REA, do REliA e diversos repositórios e ferramentas apresentadas no Escolha Livre.
Recomendado
- Recomendação REA UNESCO (2019; inglês e espanhol)
29 de setembro | Semana universitária
Não haverá encontro síncrono: Participe das atividades e inicie trabalho em grupo (Atividade 2).
Reflexão no Mastodon No seu post, e nas respostas aos colegas use #edabunb #recursoaberto Encontre um repositórios ou serviço de REA que você achou bacana. Indique (1) o link e (2) por que ele é útil em sua postagem.
06 de outubro | Práticas Educacionais Abertas
Encontro síncrono no Aprender3: Práticas Abertas versus práticas com REA
- Jacques, Juliana Sales e Mallmann, Elena Maria. Práticas pedagógicas no ensino superior: Atos éticos e estéticos na construção de uma cultura REA (cap 2).
Reflexão no Mastodon (aberto!) No seu post, e nas respostas aos colegas use #edabunb #PEA Uma prática mais aberta pode trazer muitos desafios, tanto para os alunos quanto para os professores. Fale sobre um desafio e que estratégias poderiam ser usadas para que o desafio seja 'amenizado'.
13 de outubro | Recursos Educacionais Abertos
Não haverá encontro síncrono: Continuidade do trabalho em grupo (REA), foco na aplicação. Até dia 13, 18h00 enviar roteiro do seu vídeo/áudio no Mastodon para validação do professor e comentário dos colegas. Comentários vão até sexta, dia 15, 23h59.
20 de outubro | Recursos Educacionais Abertos
Apresentação dos REA e feedback dos colegas e professor. Até 20/10, 18h00 postar link para o seu recurso já produzido, via Mastodon. Comentários vão até dia 22/10, 23h59.
27 de outubro | Aula final
Apresentação dos REA criados e discussão sobre Educação Aberta com convidados.
Imagem destaque de Filip Kominik on Unsplash (Licença Unsplash).