Educação, tecnologia e comunicação

Obrigatória no curso de Pedagogia. O conceito de mídias e tecnologia e sua relação com a educação contemporânea (plataformas, capitalismo de vigilância, dados, privacidade). O audiovisual na educação. Políticas públicas e geração de propostas para integração de tecnologia em escolas.

Ementa oficial

Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa.

Metodologia e procedimentos

  • Palestras periódicas de forma síncrona e vídeos assíncronos;
  • Discussões coletivas e em grupo – os membros do grupo avaliarão a participação de todos, para que possamos saber se os grupos funcionaram bem e isso refletirá na nota de todos;
  • Leituras de artigos acadêmicos (sim, vamos ler bastante) e outros textos para discussão além de recomendações de filmes e vídeos.
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.

Não teremos encontros semanais nem um cronograma divido por semanas. Vamos focar em alguns assuntos, em módulos, em períodos específicos.

Horário para atividades síncronas

Quando nos encontrarmos online para videoconferências, trabalho e grupo e outras atividades síncronas, o faremos nas segundas-feiras – 14h00-17h40 conforme nosso registro no SIGAA. Por conta da agenda de convidados é possível que outros horários sejam utilizados. Sendo o caso, a gravação ficará disponível.

Licença livre de conteúdo

Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:

  • Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
  • Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

Plataformas

Nós vamos ter como base uma plataforma institucional, o Aprender3. Se você quer estabelecer contato formal, envie mensagem através da plataforma Aprender3 ou envie e-mail ao professor. Para trabalho em grupo vamos utilizar diversas outras ferramentas baseadas em software livre (como Jitsi e Etherpad) e para comunicação em grupo, o Element.

Avaliação

As atividades estão descritas abaixo e serão explanadas com maior detalhe com antecedência. O quadro com pesos e prazos está no Apender3.

Política de atraso

Você pode enviar sua atividade atrasada de acordo com a seguinte tabela de redução, ou seja a sua nota máxima será calculada com peso correspondente:

  • 80% – até 24 horas de atraso
  • 60% – ate 48 horas de atraso
  • 40% – até 72 horas de atraso
  • Não será avaliada – Mais de 72 horas de atraso.

Aulas síncronas

Pelo princípio do acesso equitativo, diante da dificuldade de acesso todas as aulas síncronas serão gravadas. Ao participar da aula você dá permissão para que sua imagem, voz ou contribuição de qualquer outra forma seja utilizada pelo professor para uso exclusivo durante a matéria e o semestre em questão no plataforma Aprender3. No entanto:

  • Você não é obrigado a ligar sua câmera, falar ou digitar. Caso se sinta constrangido, você sempre pode enviar uma mensagem em privado ao professor.
  • Todo esforço será feito para que as aulas sejam gravadas e disponibilizadas com rapidez.

Agenda semanal

19/07 – Sala de conferências (Aprender3)
Acolhimento, introdução à matéria, apresentação sobre o primeiro trabalho em grupo

26/07 – Sala de conferências (Aprender3) – Início do Módulo 1.
Palestra e discussão: Tecnologia, educação e a sociedade contemporânea: foco no capitalismo de vigilância e contexto atual da pandemia

02/08 – Não haverá encontro da turma, encontro síncrono excepcional.
05/08, quinta-feira 09h30-11h00 (link a ser informado). Palestra de Priscila Gonsales, coordenadora do site Pilares do Futuro. Quem não puder, vê a gravação.

09/08 – Não haverá encontro da turma.
Encontro a ser agendado com cada grupo, em horário a ser definido com cada grupo.

16/08 – Sala de conferências (Aprender3)
Grupo apresentam seus projetos.

23/08 – Não haverá encontro da turma.
Trabalho em grupo para finalizar a Atividade 1.

30/08 – Sala de conferências (Aprender3) – Início do Módulo 2
Palestra e discussão: Mídias, tecnologia, audiovisual.

06/09 – Não haverá encontro da turma.
Trabalho na Atividade 2, tira dúvidas no fórum ou e-mail.

13/09 – Sala de conferências (Aprender3) – Início do Módulo 3
Palestra e discussão: O que deu errado.

20/09 – Não haverá encontro da turma.
Trabalho em grupo na Atividade 3.

27/09Semana universitária (participe!)

04/10 – Sala de conferências (Aprender3) – Início do Módulo 4
Palestra e discussão: Como pode dar certo.

11/10 – Não haverá encontro da turma.
Trabalho em grupo na Atividade 4.

18/10 – Não haverá encontro da turma.
Trabalho em grupo na Atividade 4.

25/10 – Sala de conferências (Aprender3)
Apresentação dos trabalhos finais. Último dia de aula.

Módulos

1.Tecnologia, educação e a sociedade contemporânea

Conceitos

Privacidade, Vigilância, Direitos digitais, Plataformas, Software livre

Habilidades
  • Identificar as grandes plataformas de educação
  • Descrever problemas associados à privacidade e vigilância na cultura digital
  • Identificar software livre versus software proprietário
Atividade

Em grupo, em parceria com colegas da UEMG. Elaboração de práticas/planos de aula sobre direitos digitais, privacidade e vigilância na educação com enfoque na educação básica. As práticas de formação devem ser voltadas para um público específico (seja estudantes, pais, gestores ou comunidade escolar). As práticas, uma vez avaliadas e aprovadas, serão publicadas na plataforma Pilares do Futuro.

Leituras e mídias
Estas são as mídias (textos, áudios, vídeos) que vamos usar ao longo do módulo 1 que começa dia 26/julho.

2. Mídias, tecnologia, audiovisual

Conceitos

Mídias, tecnologias, técnica, ciência, audiovisual

Habilidades
  • Definir mídia e suas qualidades
  • Apresentar os diferentes aspectos do conceito de tecnologia, para além do ‘objeto’
  • Apontar exemplos de integração de velhas mídias na educação (cinema, televisão, rádio)
Leituras
Atividade

Individual. Criar um texto, com base nas leituras, analisando as diferenças e similaridades, possibilidades e críticas com base nas matrizes do cinema e do rádio olhando para manifestações tecnológicas contemporâneas (streaming, podcast, stories, etc.).

3. O que deu errado

Conceitos

Políticas de tecnologia educacional ao longo da história, Política de Inovação Educação Conectada (PIEC).

Habilidades

  • Reconhecer os ciclos de implementação de políticas em tecnologia e educação no Brasil;
  • Sintetizar os principais aspectos de políticas vigentes.
Atividade

Em grupo. Construir um texto em grupo em um pad (1200-2000 palavras) aplicando o ciclo da Geringonça -> Jeitinho -> Gambiarra Usar ao menos duas referências válidas (artigos, sites de revistas reconhecidas, e afins).

Leituras

4. Como pode dar certo

Conceitos
  • Modelos sistêmicos de integração de tecnologia;
  • Análise crítica de ‘novas’ tecnologias e seu impacto;
  • Novas mídias e tecnologias na educação.
Habilidades
  • A partir de um olhar da gestão, descrever os fatores que impactam o sucesso de um projeto de tecnologia educacional;
  • Identificar tensões e possíveis resoluções em modelos de integração de tecnologias na educação;
  • Apontar potenciais e limitações de tecnologias específicas para o ensino e aprendizagem.
Leituras
Atividade

Em grupo. A partir de uma nova estrutura tecnológica (ensino a distância/remoto/híbrido) e uma ou mais tecnologias ( realidade aumentada, ensino móvel, aprendizagem se conexão à internet, plataformas personalizadas, e outra que poderemos explorar) vamos construir uma análise e uma proposta de como isso poderia ser implementado com base em diversos fatores que influenciam e impactam a integração de tecnologias nas escolas.

Imagem de destaque de Julius Drost on Unsplash (Licença Unsplash).