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Ementa
A aplicação do conceito de abertura na educação em perspetiva histórica e contemporânea. As relações da educação com o acesso a informação, o acesso aberto ao conhecimento científico e o software e hardware livre. Os Recursos Educacionais Abertos (REA) como pilares da educação aberta na cultura digital. O significado da prática educacional aberta em suas diversas dimensões, incluindo planejamento, tecnologia, conteúdo, avaliação e abordagens pedagógicas. A diferença entre o livre, o público, o grátis e aberto. A educação na cultura digital e sua relação com privacidade, transparência e plataformas de vigilância e controle.
Licença livre de conteúdo
Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:
- Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Plataformas
Vamos usar plataformas federadas e livres. Em alguns momentos, será uma experimentação, faz parte do nosso aprendizado. Sempre teremos uma solução alternativa, caso necessário (redundância é princípio básico da Educação Aberta).
- Mastodon ou Element – vamos definir dependendo do tamanho do grupo
- Jitsi e ConfWeb – discussões virtuais (link privado para alunos)
- Nextcloud/Onlyoffice: baixar leituras e postar atividades/arquivos (link privado para os alunos)
- WordPress, PubPub ou Wikiversidade – portfolio/reflexão semanal
Avaliação
- Participação nas discussões toda semana (10%)
- Participação nas aulas síncronas (10%)
- Página de portfólio incluindo reflexão semanal (50%)
- Produto final – REA (30%)
Módulos e temas
As leituras estarão todas disponíveis online. Se forem livros ou leituras ainda não publicadas, baixe no Nextcloud. Pode mudar até a segunda semana de aula!
Tema | Data | Encontro |
Não haverá encontro. Orientações enviadas por e-mail | 19/01 | Assíncrono |
Introdução, bate papo inicial, projetos e plataformas. | 26/01 | ConfWeb |
Revendo introdução com quem chegou Hipertexto, remix | 02/02 | ConfWeb |
Acesso aberto e ciência aberta | 09/02 | ConfWeb |
Edição da Wikiversidade – texto sobre software livre. Discussão no Element. | 16/02 | Não haverá encontro |
Código aberto e software livre Apresentação dos alunos sobre software livre. Convidada: Flávia Arantes (Unicamp), confirmado | 23/02 | ConfWeb |
Carnaval | 02/03 | Não haverá encontro |
Direito autoral, licenças livres e educação | 09/03 | ConfWeb |
REA e o contexto brasileiro | 16/03 | Jitsi |
Discussão sobre a atividade REA | 23/03 | ConfWeb |
Aberto e mercado Convidada: Ms. Tassiana Carvalho (MEC), confirmado | 30/03 | ConfWeb |
Direitos digitais Convidada: Priscila Gonsales (IEA/Unicamp) | 06/04 | ConfWeb |
Práticas abertas Convidada: Ms. Janaina Sousa (STF), confirmado | 13/04 | ConfWeb |
Trabalho em grupo nos produtos finais | 20/04 | Não haverá encontro – Finalizar roteiro! |
Apresentações e produtos finais | 27/04 | ConfWeb |
Avaliação final | 04/05 | Entrega final online. Não haverá encontro (talvez um café presencial!) |
Portfólio dos alunos
- Gabrielle: reflexoeseducacao.wordpress.com
- Júlia: catherinedejupiter.wordpress.com
- Ricardo: homostudiosus.wordpress.com
- Wellington: wellingtonbmoura.wordpress.com
- Bruna: pixelfed.social/brupassoss
- Veronica: pt.wikiversity.org/wiki/Utilizador:Veronica_Educ
Hipertexto, remix, reuso e autoria
Ao ler e interagir com os textos abaixo, pense no significado do leitor e do autor; no conceito de linearidade da leitura (digital, mas também na impressa); no significa de apropriação, reuso e remix em suas diversas formas e como olhar para esse conceitos com maior flexibilidade nos permite ver identificar novas papeis e novas formas criação.
- Ítalo Calvino (baixar na nossa pasta). Castelo dos destinos cruzados
- Leonardo Villa-Forte (baixar na nossa pasta). Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI.
- Farago, Jason (interativo). Uma Revolução artística, feita com tesouras e cola (original em inglês ou tradução automática)
- Lev Manovich. Remixability and Modularity (original em inglês). Precisa traduzir? Use o Deepl, por exemplo.
Acesso aberto e ciência aberta
O acesso aberto hoje é um movimento consolidado (não sem desafios, como evidenciamos nas crises de acesso ao conhecimento durante Zika e agora, nos pactos para liberação de conhecimento global sobre a COVID-19). O conhecimento científico deve ser aberto à todos? Como isso deve ser efetivado? Quais modelos são viáveis? Quem paga essa conta? Até que ponto devemos ir (Scihub, Swartz) para conseguir que isso aconteça? Vamos debater essas questões em aula.
- Albagli, Sarita e colegas. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação.
- Explorar os seguintes sites: Libgen, Scihub, DOAJ
- O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (vídeo, longa metragem)
Código aberto e o software livre
Dos que vamos estudar, o movimento mais consolidado. O mundo pararia sem software livre (do foguete da SpaceX ao seu celular). Muitos dos princípios que fazem parte desse movimento foram diretamente importados pela educação. As ‘liberdades” e as licenças livres de software influenciaram diretamente na construção das licenças abertas para a cultura e educação (como Creative Commons), e o ‘código aberto’ do software livre é a base dos formatos abertos, tão importantes para o reuso e o remix de recursos educacionais abertos. Ao ler os textos abaixo, procure entender esses ‘princípios’ muito mais do que a discussão sobre software em si. A Prof. Dra. Flavia Arantes, coordenador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação/UNICAMP, estará conosco para apresentar os benefícios de trabalhar com a lógica do software livre na educação, na perspectiva de quem usa, e produz.
- Silveira, Sergio Amadeu. Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento (livro, leitura). Atividade: vamos ampliar o Resumo coletivo feito por alunos da Pedagogia. Apresentação de cada aluno no dia 23/2 e melhoria do resumo na Wikiversidade. Não sabe usar a Wikiversidade? Crie uma conta e aprenda a editar uma página com esses tutoriais.
- Escolha Livre (passeie pelo site, veja vídeos, faça leituras, conheça!)
Direito autoral, licenças livres e educação
No contexto da cultura digital, um conceito de direito autoral inflexível, com base em ‘todos’ os direitos reservados cria um desequilíbrio enorme entre o direito ‘autoral’ e direitos fundamentais (acesso à educação, cultura, por exemplo). Ao ler os textos abaixo, busque compreender o conceito (e os problemas) com as exceções e limitações na Lei de Direito Autoral (LDA) e como a interpretação avançou bastante nos últimos anos; bem como as licenças abertas (como Creative Commons) se encaixam na LDA (e não são algo ‘contra’ o direito autoral).
- Allan Rocha de Souza e Daniel de Paula Pereira. Interseções entre educação e direitos autorais
- Eduardo Magrani. Exceções e limitações no direito autoral brasileiro: Críticas à restritividade da lei brasileira, historicidade e possíveis soluções
- Módulo sobre REA no curso introdutório
- Mesa redonda: Direitos Autorais e Acesso Remoto (extra, opcional – vídeo).
Recursos educacionais abertos e o contexto brasileiro
REAs (e suas licenças livres) são os grandes catalisadores do movimento da educação aberta contemporânea. Por isso, vamos usar um bom tempo discutindo o que são e botando a mão na massa. Preste atenção em como os conceitos de autoria, acesso ao conhecimento (acesso aberto), licenças abertas (direito autoral), formatos abertos (software livre), e outros entram em confluência e se potencializam nos ideias dos REA. Tente ver também como o movimento (parecido com o que tem acontecido com o acesso aberto) tem sido cooptador por forças como o mercado editorial.
- Tel Amiel e colegas. REA no Brasil: 10 anos de ativismo
- Tel Amiel e colegas. A apropriação privada do bem comum: Recursos Educacionais Abertos na encruzilhada.
- Sergio Branco e Walter Brito (referência, se precisa entender melhor CC)
O que é Creative Commons? - Nerdson não vai à escola (resume a ideia). Creative Commons
Aberto e o mercado
Muita gente associa o aberto e o livre com ‘público’ ou ‘grátis’. Estas coisas não são iguais, mas muitas vezes se encontram. O mercado é parte importante do movimento para abertura. No software, não há grande empresa que não trabalhe com software livre (Microsoft, Google); na ciência aberta as grandes editoras todas se adaptaram à novos modelos (Elsevier, e afins); na educação, temos inserção clara de licenças abertas em grandes espaços de atuação de editoras, como o PNLD (Plano Nacional do Livro e do Material Didático/MEC). Nesse encontro, teremos a participação da Ms. Tassiana Carvalho para nos falar sobre estudo muito recente sobre a relação entre o mercado editorial e o conceiito de REAs.
- A obra livre de Olga de Dios (livros infantis), leia (você pode baixar, é abrto!) ao menos o livro Pájaro Amarillo e sua Filosofia de Trabalho. Vale também ler a entrevista feito pelo Paulo Salas. Para despertar a reflexão, autora permite download gratuito de livros infantis
- Martins, Bia. Uso comercial mediante restrições, contraste com Abdo, Alexandre. Licenças Livres e o ensino público (vídeo).
Direitos digitais na educação aberta
Não só de aspectos técnicos se faz a educação aberta. Aqui começamos a navegar territórios éticos e didáticos. No âmbito da cultura digital, e permeados como estamos por plataformas que fazem a ‘mediação’ da nossa vida (não só online), temos que pensar nas escolhas que são feitas e nos princípios que podem guiá-las. Aqui, vamos discutir princípios mas com um olhar muito focado na nossa realidade. Tente compreender os problemas e desafios do avanço de grandes plataformas do capitalismo de vigilância na educação. De que forma conceitos como privacidade e coleta e tratamento de dados tem relação e impacto na educação e como o conceito de ‘abertura’ pode nos ajudar a pensar em outros futuros tecnológicos. Aqui, teremos a participação de Ms. Priscila Gonsales da Unicamp e Iniciativa Educação Aberta, falando um pouco sobre a relação da Inteligência Artificial com a educação, no contexto da educação aberta e direitos digitais.
- Henrique Parra e colegas. Infraestruturas, economia e política informacional: O caso do Google Suite for education.
- Priscila Gonsales e Tel Amiel. Educação na contemporaneidade: Entre dados e direitos. Panorama Setorial da Internet.
- Explore os dados do Educação Vigiada na América Latina.
Práticas Educacionais Abertas
Parece estranho fechar justo com as práticas. Mas PEA só faz sentido depois de encher a mochila metafórica com todos os conceitos acima. O que podemos fazer, como educadores, para incorporar os princípios de abertura na educação? Como podemos pensar no conceito de ‘práticas abertas’? Aqui, teremos participação da Ms. Janaina Sousa que fez estudo importante e recente no contexto brasileiro sobre PEA,.
- Práticas com REA: Jacques, Juliana Sales e Mallmann, Elena Maria. Práticas pedagógicas no ensino superior: Atos éticos e estéticos na construção de uma cultura REA (cap 2).
- Práticas para além de REA: Cronin, Catherine e MacLaren, Iain. Conceptualising OEP: A review of theoretical and empirical literature in Open Educational Practices (inglês).
Imagem de destaque de Filip Kominik on Unsplash (Licenças Unsplash).