Educação, Tecnologia e Comunicação

Obrigatória no curso de Pedagogia.

Tudo aqui pode ser alterado até o final do mês de março, para alinhamento com o perfil dos alunos matriculados. Leituras e atividades específicas serão postadas em breve.

MTC 0002
Segundas-feiras, 14h00-17h30
Modo: Presencial, alterada para FE1-S4 (MUDOU)
Plataforma: Aprender3 (entrega dos trabalhos, comunicação)

Ementa oficial

Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa. Direitos digitais, privacidade, plataformas e vigilância na educação.

Metodologia e procedimentos

  • Palestras do professor convidados externos;
  • Leituras de artigos acadêmicos, relatórios, dados, textos jornalísticos, e outras mídias
  • Discussões coletivas em sala de aula sobre leituras;
  • Atividades individuais e em grupo – em sala de aula e online;
  • Apresentação de trabalho em grupo pelos alunos.

Sistemas e plataformas

Nós vamos utilizar alguns serviços e plataformas durante o curso:

  • Aprender3 – sistema de gerenciamento de ensino (LMS) oficial da UnB, baseado em um software livre (Moodle). Vamos usá-lo para entrega de atividades formais, avaliações e notificações. Verifique sempre o e-mail cadastrado na plataforma e insira uma foto + bio em seu perfil. Problemas com senha, usuário, ou afins, fale com o Atendimento CEAD. Orientações sobre como entrar na matéria no Aprender3 foram enviadas por email.
  • Excalidraw – software livre de desenho colaborativo. vamos usar um único mapa conceitual para construir nossa noção colaborativa sobre plataformização da educação. O link colaborativo será enviado diretamente aos alunos no Aprender3.

Talvez também utilizemos

  • Element – software livre de comunicação colaborativa (como Whatsapp) baseado no protocolo livre Matrix, com apps para celular, web, computador. Caso seja decido que queremos algo assim, vamos usar Element.

Avaliação

  • Avaliações individuais e em grupo sobre leituras na plataforma Aprender3 e em sala de aula (20%)
  • Atividade debate, apresentação + pad (20%)
  • Atividade em grupo sobre integração, especulações e futurismos (60%)

Alterações feitas por conta do período de greve.

Bibliografia básica

Nem tudo vai ser leitura obrigatória (nada em inglês). As leituras serão apontadas no cronograma abaixo, mas usaremos todos os textos em aula.

Cronograma

18/mar – Apresentações

Encontro muito breve sobre a matéria. Depois seguiremos juntos para alunos participarem da atividade da semana da integração. Dia letivo, conforme orientação da coordenação de Pedagogia.

Para semana que vem começar a leitura de UNESCO. GEM 2023.

25/mar – Introdução

Aula presencial cancelada.
Fazer leitura e atividade avaliativa do GEM 2023 no Aprender3.

Leia a ementa, cronograma. Dúvidas? Envie ao professor!
Para semana que vem finalizar a leitura de UNESCO. GEM 2023.

01/abr – Tecnologia na educação, hoje

Discussão detalhada da ementa, cronograma, atividades e afins. Discutiremos conceitos básicos sobre mídia e tecnologia.

Vamos discutir o relatório GEM 2023 da UNESCO que apresenta um panorama abrangente, global, realista e crítico da tecnologia educacional.

08/abr – Tecnologia na educação, hoje

Atividade em torno do relatório GEM 2023 da UNESCO: Apresentação dos grupos sobre GEM-COVID (entrega no Aprender3 até 07/04, 23h59).

01/jul – Revendo tópicos e planejamento futuro

Terminado o período de greve, vamos rever as discussões do começo do semestre e organizar os próximos encontros.

Para semana que vem ler Rios Neto.

08/jul – Vigilância, dados e controle

Para muitos, a educação é pouco libertária, e muito mais um aparato de vigilância e controle de alunos (e também professores). Esses conceitos existem bem antes da internet, mas vão ajudar a informar nossa discussão sobre plataformas e tecnologias como IA, mais para frente.

15/jul – Dados, plataformas e algoritmos

Vamos hoje ver, discutir e iniciar uma atividade sobre o filme Gattaca para contextualizar e materializar as possibilidades e desafios da datificação de nossas vidas.

22/jul – Dados, plataformas e algoritmos

Discussão sobre vigilância e plataformas com base no caso do estado do Paraná. Apresentação e discussão do caso paranaense com representantes do APP Sindicato (a confirmar). Início do trabalho em grupo em sala de aula.

29/jul – Dados, plataformas e algoritmos

Não haverá encontro presencial. Trabalho em grupo a ser entregue até 05/ago na plataforma Aprender3.

Para semana que vem, ler CRUZ e ver o site do Observatório Educação Vigiada.

05/ago – Plataformização da educação

Debate prós e contras da plataformização.

Ler resumo do TIC e Educação para semana que vem.

12/ago – Políticas de tecnologia educacional

Como esse cenário de dados, vigilância e controle se configuram hoje? Vamos discutir a plataformização da educação.

Para semana que vem, ler WIVES.

19/ago – Políticas de tecnologia educacional

Panorama atual do Brasil incluindo a Lei no 14.533 de 11 de janeiro de 2023.

Em sala de aula discussão e atividade sobre hypecycle (referência KENNISNET, não é necessária leitura, em inglês).

Como integrar bem as tecnologias na escola? O que as escolas tem como tecnologia? Vamos começar a discutir of fatores do artigo (WIVES) e a atividade em grupo.

26/ago -Políticas de tecnologia educacional

Continuação da atividade em grupo, em sala de aula.

Para onde vamos no futuro? Ou melhor, para onde queremos ir? Quais são nossas propostas?

02/set – Futurismos e especulações

Não haverá encontro presencial. Grupos devem enviar a parte 1 da atividade, até e incluindo o montando o plano por e-mail ao professor (1 só aluno envia).

09/set -Futurismos e especulações

Continuação do trabalho em sala de aula.

Para semana que vem, entregar atividade final e apresentações.

16/set – Futurismos e especulações

Apresentações dos grupos.

Último encontro.