Projeto UEMG-UnB

Análise das plataformas livres

Curso: Pedagogia

Professores: Tel Amiel (UnB) e Janaina Diniz (UEMG)

Nessa atividade, vamos estudar as plataformas fechadas/proprietárias muito usadas na educação e procurar conhecer alternativas livres. A meta não é fazer (necessariamente) que você ‘mude’ de plataforma – mas que você conheça que existem alternativas e entenda como elas funcionam. Alguns serviços e plataformas são bem maduras e funcionam muito bem (nós usamos o tempo todo!); outros são mais experimentais ou novos – mas todos fazem uma ‘crítica’ ao modelo de negócio/sustentação das plataformas proprietárias/fechadas.

Produto

O projeto final dessa atividade é criar um tutorial simples com texto e imagens/capturas de tela (veja alguns exemplos – Jitsi, Etherpad, Mumble, OnlyOffice).

O produto final será feito em grupo, e terá:

  1. O tutorial (texto + capturas de tela) em formato a ser definido. O tutorial deverá incluir (1) o que é esse software/serviço com links pertinentes; (2) como baixar/se inscrever/criar conta para usar o serviço; (3) tutorial com funcionalidades básicas do serviço/software.
  2. Um breve texto reflexivo sobre o software livre analisado (4-5 parágrafos); inclua: (1) quais são as principais qualidades do serviço; (2) quais as principais limitações; (3) o que faz ele diferente de outros serviços proprietários/fechados; (4) com um olhar crítico – de que maneira vocês acham que ele pode ser utilizado no contexto educacional.

Cronograma

19 de fevereiro até 24 de fevereiro

  1. Escolher um software ou plataforma que é fechada/proprietária para analisar. Veja a lista e bote o seu nome completo e universidade nessa lista (https://etherpad.aberta.org.br/p/uemg-unb-2020-02). Os grupos devem não podem ter mais que 06 pessoas e devem misturar alunos UnB e UEMG.
  2. Visite as páginas da Wikiversidade e leia um pouco sobre a plataforma que você escolheu. Os textos que estão lá foram feitos por alunos de Pedagogia. Alguns textos estão mais ‘maduros’ que outros, mas todos apresentam uma discussão sobre os problemas que discutimos até agora (se você escolheu Twitter, ele não está lá – é novo – então busque por outras fontes).

Dia 25 de fevereiro – 1º ENCONTRO

Plataforma de encontro: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/pedagogia-ead-fe

  • Horário: 09h00-11h00
  • Ambientação – 10 min
  • Introdução à atividade – Tel e Janaina – 10 minutos
  1. Reunidos em grupos (60 minutos), os alunos devem levantar as seguintes informações (vocês podem escrever um documento único ou pedir que alguém faça anotações) sobre o software proprietário selecionado.
  • Nome do software e da empresa
  • O que faz? Principais funcionalidades. Se você nunca usou o software, utilize para conhecer!
  • Principais pontos relacionados a plataforma com vigilância em massa – quais são as principais críticas?
  • Encontrar e selecionar 1 (um) artigo, reportagem ou vídeo (de fontes confiáveis) que denuncie a vigilância realizada pela plataforma. O material selecionado deve abordar pelo menos um dos pontos trabalhados no manifesto (coleta, venda de dados, censura, fake news, fidelização do usuários, zero-rating…).

2. Pesquisar e selecionar um software livre que seja alternativa ao proprietário. Visite os sites de software alternativo, conheçam e troquem uma ideia sobre o que acham que pode ser melhor. Consultem os professores em caso de dúvidas! Alguns sites podem lhe ajudar a encontrar alternativas livres. O Escolha Livre, e o Prism Break.

  • Identificar um software livre alternativo e selecionar.
  • Qual a empresa/grupo que mantém esse aplicativo/plataforma/software?
  • O que faz? Quais são algumas das funcionalidades?
  • Quais são algumas das limitações?

Pra finalizar

  1. Breve apresentação do software proprietário e livre selecionados – alguns minutos por grupo.
  2. Considerações finais e explicação sobre as próximas etapas do trabalho – Janaina e Tel – 05 minutos.

Dia 25 de fevereiro ao dia 10 de março

Vamos interagir em um grupo no Telegram (se quiser participar – link será enviado em breve). Se não, você sempre pode tirar dúvidas com os professores por e-mail.

Nesse período, cada grupo, obrigatoriamente, marcará um encontro virtual/síncrono com um dos professores, com todos os membros, para receber feedback.

Nesse período os grupos devem:

  • Instalar/criar conta para a plataforma ou software
  • Usar e análisar do software livre selecionado
  • Criação do tutorial sobre o software livre

Dia 11 de março – 2º ENCONTRO

Plataforma de encontro: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/pedagogia-ead-fe

  1. Ambientação – 10 min
  2. Apresentação do tutorial
  3. Apresentação de uma breve reflexão sobre o software analisado
  4. Cada grupo terá 15 minutos para a apresentação do tutorial e da reflexão

Até 18 de março

Publicação dos produtos finais.

Deixe um comentário