Ementa oficial
Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa.
Metodologia e procedimentos
- Palestras periódicas de forma síncrona e vídeos assíncronos;
- Discussões coletivas e em grupo – os membros do grupo avaliarão a participação de todos, para que possamos saber se os grupos funcionaram bem e isso refletirá na nota de todos;
- Leituras de artigos acadêmicos (sim, vamos ler bastante) e outros textos para discussão além de recomendações de filmes e vídeos.
- Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.
Não teremos encontros semanais nem um cronograma divido por semanas. Vamos focar em alguns assuntos, em módulos, em períodos específicos.
Horário para atividades síncronas
Quando nos encontrarmos online para videoconferências, trabalho e grupo e outras atividades síncronas, o faremos nas quintas-feiras – 09h00-11h30 conforme nosso registro no SIGAA (será indicado no calendário e avisado quando for acontecer).
Licença livre de conteúdo
Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:
- Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Plataformas
Nós vamos ter como base uma plataforma institucional, o Aprender3. Se você quer estabelecer contato formal, envie mensagem através da plataforma Aprender3 ou envie e-mail ao professor. Não, não teremos grupo de Whatsapp (saiba mais o porquê).
Avaliação
As atividades estão descritas abaixo e serão explanadas com maior detalhe com antecedência. O quadro com pesos e prazos está no Apender3.
Política de atraso
Você pode enviar sua atividade atrasada de acordo com a seguinte tabela de redução, ou seja a sua nota máxima será calculada com peso correspondente:
- 80% – até 24 horas de atraso
- 60% – ate 48 horas de atraso
- 40% – até 72 horas de atraso
- Não será avaliada – Mais de 72 horas de atraso.
Aulas síncronas
Pelo princípio do acesso equitativo, diante da dificuldade de acesso todas as aulas síncronas serão gravadas. Ao participar da aula você dá permissão para que sua imagem, voz ou contribuição de qualquer outra forma seja utilizada pelo professor para uso exclusivo durante a matéria e o semestre em questão no plataforma Aprender3. No entanto:
- Você não é obrigado a participar das aulas síncronas. Venha se o assunto lhe interessar.
- Você não é obrigado a ligar sua câmera, falar ou digitar. Caso se sinta constrangido, você sempre pode enviar uma mensagem em privado ao professor.
- Todo esforço será feito para que as aulas sejam gravadas e disponibilizadas com rapidez
Encontros síncronos
- 03/02 – Acolhimento, introdução
- 11/02 – Tecnologia, educação e a sociedade contemporânea: foco no capitalismo de vigilância e contexto atual (Aprender3).
Acolhimento e introdução para quem não veio 03/02. - 18/02 – Tecnologia, educação e a sociedade contemporânea: foco no aberto e no livre (Aprender3)
- 25/02 – Em grupo, com UEMG (plataforma a definir)
- 11/03 – Em grupo, com UEMG (plataforma a definir)
- 25/03 – Mídias, tecnologia, audiovisual (Aprender3)
- 08/04 – O que deu errado (Aprender3)
- 29/04 – O que pode dar certo (Aprender3) – alterado
- 13/05 – Encontro final, apresentações (Aprender3)
Módulos
Tecnologia, educação e a sociedade contemporânea
Conceitos
Privacidade, vigilância, Direitos digitais, plataformas (stacks), software livre
Habilidades
- Identificar as grandes plataformas de educação
- Descrever problemas associados à privacidade e vigilância na cultura digital
- Identificar software livre versus software proprietário
Atividade
Criar um tutorial (texto + imagens) sobre um software livre para uso educacional, que possa substituir um software utilizado regularmente (trabalho em grupo). Conteúdo a ser postado em site a ser definido.
Leituras e mídias
Parte 1 (até 11/02)
- Capitalismo de vigilância na educação (palestra, veja o vídeo)
- Educação Vigiada (visite o site, conheça o problema e veja os dados)
- MENEZES, Karina; AMIEL, Tel. Poder público e soberania tecnológica. Entrevista Escolha Livre. 2020.
- GONSALES, P.; AMIEL, T. Educação na contemporaneidade: Entre dados e direitos. Panorama Setorial da Internet, v. Inteligência Artificial, Educação e Infância, n. 3, p. 1–7, 2020.
Parte 2 (até 18/02)
- Animação – o que é o código aberto?
- Resumo sobre o que é o software livre, feito por alunos da Pedagogia/UnB.
- Escolha Livre, visite ouça áudio, podcasts, vídeos.
Mídias, tecnologia, audiovisual
Conceitos
Mídias, tecnologias, técnica, ciência, audiovisual
Habilidades
- Definir mídia e suas qualidades
- Apresentar os diferentes aspectos do conceito de tecnologia, para além do ‘objeto’
- Apontar exemplos de integração de velhas mídias na educação (cinema, televisão, rádio)
Leituras
- CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016 (p. 11-22).
- ALEGRIA, J.; DUARTE, R. Um sonho, um belo sonho: considerações sobre a gênese das relações entre educação e cinema no Brasil. Rev. Dialogo Educ, v. 5, n. 15, p. 11–26, 2005.
- ANDRELO, R. O rádio a serviço da educação brasileira: uma história de nove décadas. Revista HISTEDBR On-line, v. 12, n. 47, p. 139–153, 2012.
Atividade
Texto individual com análise de uma tecnologia com base nos textos.
O que deu errado
Conceitos
Políticas de tecnologia educacional
Habilidades
- Reconhecer os ciclos de implementação de políticas em tecnologia e educação no Brasil;
- Sintetizar os principais aspectos de políticas vigentes.
Atividade
Construir um texto em grupo, em um etherpad (1200-2000 palavras) aplicando o ciclo da Geringonça -> Jeitinho -> Gambiarra apicado ao projeto Um Computador por Aluno. Use duas referências válidas (artigos, sites de revistas reconhecidas, e afins).
Leituras (mais indicações no Aprender 3)
- ALMEIDA, M. E. B. DE; VALENTE, J. A. Políticas de tecnologia na educação brasileira: Histórico, lições aprendidas e recomendações. São Paulo: CIEB, 2016.
- AMIEL, TEL. Geringonça, jeitinho, gambiarra: a pesquisa em tecnologia e educação diante de suas políticas e projetos. In: VALENTE, J. A.; ARANTES, F. L.; FREIRE, F. M. P. (Eds.). Tecnologia e Educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED, 2018. p. 164–179.
Como pode dar certo
Conceitos
- Modelos sistêmicos de integração de tecnologia;
- Análise crítica de ‘novas’ tecnologias e seu impacto;
- Novas mídias e tecnologias na educação.
Habilidades
- A partir de um olhar da gestão, descrever os fatores que impactam o sucesso de um projeto de tecnologia educacional;
- Identificar tensões e possíveis resoluções em modelos de integração de tecnologias na educação;
- Apontar potenciais e limitações de tecnologias específicas para o ensino e aprendizagem.
Leituras
- WIVES, W. W.; KUBOTA, L. C.; AMIEL, T. Análise do Uso das TICs em Escolas Públicas e Privadas a partir da Teoria da Atividade. Rio de Janeiro, 2016.
- Kennisnet Technology Compass 2019-2020.
Atividade
A partir de uma nova estrutura tecnológica (ensino a distância/remoto/híbrido) e uma ou mais tecnologias ( realidade aumentada, ensino móvel, aprendizagem se conexão à internet, plataformas personalizadas, e outra que poderemos explorar) vamos construir uma análise e uma proposta de como isso poderia ser implementado com base em diversos fatores que influenciam e impactam a integração de tecnologias nas escolas.