Quintas-feiras – 09h00-11h40 (com horário para trabalho em grupo das 08h00-09h00)
Modo: Presencial, prédio FE 5 sala 09
Plataforma: Aprender3 (MTC0002 – EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO – T03)
Ementa oficial
Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa. Direitos digitais, privacidade, plataformas e vigilância na educação.
Metodologia e procedimentos
- Palestras e apresentações;
- Discussões coletivas e em grupo – os membros do grupo avaliarão a participação de todos, para que possamos saber se os grupos funcionaram bem e isso refletirá na nota de todos;
- Leituras de artigos acadêmicos (sim, vamos ler!) e outros textos para discussão além de recomendações de filmes e vídeos.
- Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.
Avaliação
- Atividade GEM, individual – 10%
- Atividade e apresentação GEM COVID, grupo – 10%
- Ecossistema de aprendizagem – 5% (removido)
- Atividade e apresentação Plataformização, grupo – 10%
- Análise das escolas, grupo – 30%
- Desenhando um projeto, grupo – 30%
- Desenhando o futuro, individual – 10%
Eixos temáticos
- Mídias, tecnologia e cultura digital
- Tecnologias contemporânea
- Integração de tecnologias em escolas
- Pensando no futuro
Cronograma
17/out – Não houve aula (integração)
Registre-se no Aprender3.
Questionário de entrada, link do Aprender3, voluntário.
Para semana que vem
- Começar a ler o relatório UNESCO GEM 2023 (longo, não demore pra começar!)
24/out – Tecnologia e mídias
Primeiro encontro presencial. Apresentação da matéria pelo professor.
O que é tecnologia? Para ir além do senso comum da tecnologia com o objeto, vamos fazer algumas perguntas para desenhar uma rede de associações. Para semana que vem você deve trazer (feito no computador ou na mão) uma análise de uma tecnologia (mais detalhes no Aprender3).
Definir grupos (4-5 pessoas) para trabalho GEM COVID.
Para semana que vem
- Finalizar leitura da UNESCO GEM 2023 e responder questionário individual no Aprender 3 até 3/nov.
- Criar conta no Element, um software livre para discussão em grupo (mensagens).
31/out – Não haverá encontro presencial
Para semana que vem
- Preparar a atividade em em grupo GEM COVID e subir apresentação em grupo no Aprender3 até 17/nov.
07/nov – Semana universitária
Não há encontro presencial. Participe das atividades da semana!
14/nov – Não haverá encontro presencial
Continuar atividade GEM COVID.
21/nov – Tecnologia e mídias
Grupos apresentam GEM COVID em sala de aula.
Para semana que vem
- Ler o texto de LYON (um capítulo só)
28/nov – O poder das mídias, e hábitos
Porque mídias e tecnologias são tão importantes? Vamos continuar nossa discussão e falar sobre o ‘poder’ das mídias.
Vamos olhar para os hábitos de vocês com relação a mídias (questionário).
Para semana que vem
- Se já não leu, leia esse Manifesto feito por alunos da Pedagogia da UnB e da UEMG sobre plataformização.
05/dez – Dados e plataformização
Depois discutir e iniciar uma atividade sobre Nosedive (Black Mirror) para contextualizar e materializar as possibilidades e desafios dos dados em nossas vidas.
Discutir dados e datificação.
Para semana que vem
- Buscar exemplo de plataformização ou datificação em escolas e apresentar para o grupo.
- Em grupo – enviar o PDF da apresentação no Aprender 3 (até dia 11/dez).
12/dez – Plataformização e educação
Alunos apresentam os casos investigados.
Apresentação e discussão: as plataformas e serviços em nuvem na educação. A plataformização, datificação e algoritmização, e o que isso tem a ver (e muito!) com a educação, veja, por exemplo esse exemplo pertinho de nós.
Vamos começar a problematizar inteligência artificial, LLMs, IA generativa na educação e tendências que dependem de grandes plataformas na educação e possíveis consequências.
Para semana que vem
19/dez – Integração de tecnologias em escolas
Terminar apresentações.
Como pensar no que está por vir? Vamos analisar tecnologias educacionais a partir da perspectiva de hype cycles (pense ChatGPT hoje) tecnológicos; uma análise de tendências e aplicações no contexto escolar. Vamos usar como referência algumas das discussões no Kennisnet Technology Compass.
Como integrar bem as tecnologias na escola? O que as escolas tem como tecnologia? Vamos fazer uma dinâmica em sala de aula usando as análises e metodologias propostas pelo artigo acima. Apresentação detalhada das atividades em escola. Definir os grupos de alunos para o projeto de análise de escolas.
09/jan – Integração de tecnologias na escola
Apresentação sobre dados atuais relacionados à tecnologia na escola com base no estudo anual TIC Educação (CETIC.br).
16/jan – Integração de tecnologias na escola
Discussão sobre visita à escolas, apresentação de dados usando o CmapTools. Trabalho em grupo. Se for útil nos encontraremos no laboratório (AT52/10 – FE-01).
Para semana que vem
- Realizar a visita na escola e coleta de dados.
- Analisar dados e apresentação da atividade de integração de tecnologias na escola
23/jan – Desenhando um projeto
Apresentação da atividade sobre futuros. Dinâmica em aula.
Tirar dúvidas sobre projeto com escolas.
Para semana que vem
- Entregar a atividade de integração de tecnologias na escola no Aprender 3 (arquivos de texto + apresentação) até dia 30/jan.
30/jan – Desenhando um projeto
Apresentação dos grupos com as análises das escolas.
Começo do projeto de futurismos.
06/fev – Desenhando um projeto
Aula em torno dos futurismos.
Discussão sobre a atividade final.
13/fev – Desenhando o futuro
Apresentação dos grupos.
Dinâmica sobre a atividade final individual.
Para semana que vem
- Até dia 16/fev, enviar atividade em grupo (Desenhando um projeto) no Aprender3
- Até dia 22/fev, enviar atividade individual via Aprender3
20/fez – Não haverá encontro
Não haverá encontro presencial, retorno das atividades online no Aprender3.