Mastodon: Gráfico de interação atual
Dados completos, clique aqui.
Ementa
A aplicação do conceito de abertura na educação em perspectiva histórica. As relações da educação com o acesso aberto ao conhecimento científico, software livre, hardware livre, e os dados abertos. Os Recursos Educacionais Abertos e as novas mídias como catalisadores da educação aberta contemporânea. O grátis versus o aberto a partir das licenças livres. Privacidade, transparência e plataformas de vigilância e controle na educação.
Horário e local
Terças-feiras
08h00-09h00 – encontro livre para trabalhos em grupo
09h00-11h40 – aula regular
Local: FE-01 Sala 08 (permanente).
Objetivos específicos
- Identificar projetos e propostas relacionadas à abertura ao longo do último século;
- Descrever o conceito de educação aberta contemporânea e sua relação com as nova mídias;
- Sintetizar a relação entre os diversos movimentos contemporâneos de abertura incluindo o acesso aberto, dados abertos, hardware livre, licenças livres, práticas abertas, direitos digitais, software livre e formato abertos;
- Refletir acerca das possibilidades, desafios e limitações da educação aberta.
Metodologia e procedimentos
- Palestras, tutorais e demonstrações conduzidas pelo professor e convidados qualificados;
- Discussões coletivas e em grupo;
- Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo;
- Exposição de filmes e vídeo, leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão.
Definição de educação aberta
Movimento histórico que busca atualizar princípios da educação progressista/progressiva na cultura digital. Promove a equidade, a inclusão e a qualidade através de práticas pedagógicas abertas apoiadas na liberdade de criar, usar, combinar, alterar e redistribuir recursos educacionais de forma colaborativa. Incorpora tecnologias e formatos abertos, priorizando o software livre. Nesse contexto, prioriza a proteção dos direitos digitais incluindo o acesso à informação, a liberdade de expressão e o direito a privacidade.
Licença livre de conteúdo
Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:
- Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Plataformas
Estamos trabalhando o conceito de educação aberta, e por isso, vamos explorar algumas plataformas diferentes. Isso pode ser desconfortável se você está acostumado a utilizar somente um ambiente. Mas é importante para entender os conceitos e práticas que vamos discutir.
- Aprender3 – plataformas institucional que utilizaremos para envio de mensagens e envio de atividades.
- Mastodon – plataforma baseada em software livre, um microblog (parecido com o Twitter) onde vamos discutir de forma pública os temas da nossa matéria (veja um tutorial que explica como usar e criar uma conta. O Mastodon pode ser utilizado no computador, na web e como app no seu celular (baixe). Vamos sempre postar e responder usando #abertaunb. Sua postagem deve ser feita até no máximo 12h00 na segunda-feira antes da aula!
- Cursos IEA – plataforma da Iniciativa Educação Aberta que usaremos para fazer o curso de Introdução a Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Você precisará criar uma conta.
Atividades
Atividade | Prazo | Onde | ||
1 | Criação de um REA (grupo) | 22/ago, 23h59 | Link no Aprender3 | 25% |
2 | Avaliações do curso online (EA/REA) | Módulo 1: 20/jun, 23h59 Módulo 2: 11/jul, 23h59 Módulo 3: 29/agosto, 23h59 | Cursos IEA | 20% |
3 | Plano de aula sobre direitos digitais | 12/set | Depósito no Aprender3 | 25% |
4 | Participações no Mastodon | Postagens indicadas no cronograma (usando #abertaunb) | Mastodon | 15% |
5 | Reflexão final sobre Educação Aberta Individual | 12/set, 23h59 | Depósito no Aprender3 | 15% |
Cronograma
07/junho – Introdução
Apresentação do curso, ementa, tira-dúvidas. Excepcionalmente um pouco mais tarde – iniciaremos 08h40.
Explorar Aprender3.
Criar conta no Mastodon.
Explorar a plataformas cursos do IEA.
Antes da próxima aula:
- Ler: LEMOS, A. Ciber-cultura-remix. Em: REDES: CRIAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO. Itaú Cultural, 2005. Disponível em: <http://www.hrenatoh.net/curso/textos/andrelemos_remix.pdf>
- Postar sua dúvida ou comentários sobre remix/cibercultura no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)
14/junho – Hipertexto, remix, reuso e autoria
Apresentação do professor e discussão em sala de aula.
Antes da próxima aula:
- Finalizar Módulo 1 do curso EA/REA – Educação Aberta.
Isso significa que você deve passar na avaliação até 20/junho, 23h59! - Postar uma dúvida ou comentário sobre educação aberta no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)
21/junho – Educação Aberta
Discussão e apresentação em sala de aula.
Para semana que vem:
- Ler o resumo resumo coletivo feito por alunos da Pedagogia do livro Silveira, S.A. Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento.
- Ler: Por que o livre e o aberto? (página web)
- Ver: Código aberto e software livre (curto/animação)
- Postar sua dúvida ou comentário sobre software livre no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)
28/junho – Software Livre
Aula online com a professora Janaina Diniz. Link enviado ao seu email e disponível na plataforma Aprender3.
Conhecer a plataforma RElIA.
Antes da próxima aula:
- Iniciar Módulo 2 do curso EA/REA – Recursos Educacionais Abertos
- Conheça a obra livre de Olga de Dios (livros infantis), e leia ao menos Pájaro Amarillo e depois sua Filosofia de Trabalho e uma entrevista Salas, Paulo. Para despertar a reflexão, autora permite download gratuito de livros infantis.
- Ver o documentário Inproprietário (30 min) na plataforma Libreflix
05/julho – Recursos Educacionais Abertos
Apresentação sobre REA, direito autoral, Creative Commons e licenças livres discussão em sala de aula. Navegação por plataformas de REA.
Antes da próxima aula:
- Finalizar Módulo 2 do curso EA/REA – Recursos Educacionais Abertos.
Isso significa que você deve passar na avaliação até 11/julho, 23h59! - Postar sua dúvida ou comentário sobre recursos educacionais abertos ou licenças livres no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)
12/julho – Recursos Educacionais Abertos
Discussão sobre atividade com REA.
Tira dúvidas sobre licenças e direitos autoral.
- Organização de grupos
- Desenho inicial de projeto REA usando um Canvas e plano de Design Instrucional
19/julho – Recursos Educacionais Abertos
Não haverá encontro presencial.
Trabalho em grupo no projeto REA.
Antes da próxima aula:
- Postar o plano final no Aprender3 até 31/julho, 23h59 (prazo extendido!)
Para a próxima aula:
- Grupos tem 10 minutos para apresentar a primeira versão do REA para feedback da turma e do professor
26/julho – SBPC
Não haverá encontro presencial – SBPC. Maior tempo para finalização da atividade e leituras! Aula do dia 02/agosto será mais longa que o normal.
Professor substituto: Professor Patrick Antunes.
Para a próxima aula:
- Ver o filme: O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (vídeo, longa metragem)
- Ler: ALBAGLI, S.; CLINIO, A.; RAYCHTOCK, S. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em Revista, v. 10, n. 2, 5 dez. 2014. http://revista.ibict.br/liinc/article/view/3593
- Explorar os seguintes sites: Libgen, Scihub. Depois, postar sua resposta à seguinte questão – você acha justa a existência do libgen e/ou do scihub? (não esqueça a hashtag #abertaunb ) no Mastodon
02/agosto – Acesso aberto
Apresentar o desenho do REA finalizado, seguindo o modelo disponível no Aprender3. Feedback dos colegas e do professor. A versão final (o produto em si) deve ser entregue/publicada até dia 22/agosto para comentários do professor.
Apresentação e discussão sobre ciência aberta e acesso aberto ao conhecimento científico.
Antes da próxima aula:
- Leitura a definir sobre PEA (em publicação).
- Enviar versão final do REA para o professor (feedback pelo Aprender3).
09/agosto – Práticas educacionais abertas
Palestra e discussão sobre PEA, incluindo práticas com REA com a Prof. Janaina Diniz (STJ).
Antes da próxima aula:
- Escutar o podcast sobre ambientes pessoais de aprendizagem.
- BARROS, D. M. V.; SPILKER, M. J. Ambientes de Aprendizagem Online: contributo pedagógico para as tendências de aprendizagem informal. Revista Contemporaneidade Educação e Tecnologia, v. 01, n. 3, p. 28–39. Disponível em: <https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2812/3/Barros_Daniela_artigo_2013.pdf>
- Postar uma dúvida ou comentário sobre ambientes/redes pessoais de aprendizgem no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)
16/agosto – Ecossistemas de aprendizagem
Palestra e discussão. Vamos desenhar nossos ambientes/redes pessoais de aprendizagem e discutir o que encontramos em comum (e diferenças). Relação com abertura e direitos digitais.
Antes da próxima aula:
- Iniciar Módulo 3 do curso EA/REA – Direitos digitais
- Recomendado: GONSALES, P.; AMIEL, T. Educação na contemporaneidade: Entre dados e direitos. Panorama Setorial da Internet, v. Inteligência Artificial, Educação e Infância, n. 3, p. 1–7, 2020. https://cetic.br/pt/publicacao/ano-xii-n-3-inteligencia-artificial-educacao-e-infancia/
- Finalizar o REA em grupo e depositar em repositório aberto. Enviar link para professor para avaliação final.
- Postar sua dúvida ou comentário sobre direitos digitais no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)
23/agosto – Direitos digitais
Apresentação sobre privacidade, vigilância e Educação Vigiada com Profa. Priscila Gonsales (Instituto Educadigital e IEA).
Apresentação da plataforma Pilares do Futuro – Discussão e início do trabalho em grupo sobre Atividade 3.
Antes da próxima aula:
- Finalizar Módulo 3 do curso EA/REA – Direitos digitais.
Isso significa que você deve passar na avaliação até 29/agosto, 23h59! - Entrega do REA ao professor.
30/agosto – Trabalho em grupo (semana universitária)
Não haverá encontro presencial: trabalhar o plano de aula da Pilares do Futuro com apoio do professor e colegas.
06/setembro – Trabalho em grupo
Tirar dúvidas e questões sobre o plano de aula, direitos digitais.
- REA enviado à repositório aberto e link do REA no repositório enviado ao professor pelo Aprender3.
- Texto final do plano de aula (Pilares do Futuro) enviado ao professor.
- Postar sua reflexão final sobre educação aberta no Mastodon (não esqueça a hashtag #abertaunb)
13/setembro – Último encontro
Apresentação dos projetos (REA e Pilares do Futuro).
Enviar usa reflexão individual sobre Educação Aberta no Aprender 3, até 16/set, 23h59.
Imagem destaque de Filip Kominik on Unsplash (Licença Unsplash).