Educação Aberta: Práticas, Tecnologias e Políticas

Disciplinas optativa do Mestrado Profissional. A aplicação do conceito de abertura na educação em perspetiva histórica e contemporânea. Remix e hipertextualidade na cultura e na educação. Recursos, dados e acesso, práticas e códigos abertos. Direito autoral, licenças abertas, e Creative Commons.

Status de interações no curso

Ementa

A aplicação do conceito de abertura na educação em perspetiva histórica e contemporânea. As relações da educação com o acesso a informação, o acesso aberto ao conhecimento científico e o software e hardware livre. Os Recursos Educacionais Abertos (REA) como pilares da educação aberta na cultura digital. O significado da prática educacional aberta em suas diversas dimensões, incluindo planejamento, tecnologia, conteúdo, avaliação e abordagens pedagógicas. A diferença entre o livre, o público, o grátis e aberto. A educação na cultura digital e sua relação com privacidade, transparência e plataformas de vigilância e controle.

Licença livre de conteúdo

Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:

  • Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
  • Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

Plataformas

Vamos usar plataformas federadas e livres (esse infográfico explica a diferença). Em alguns momentos, é uma experimentação, faz parte do nosso aprendizado. Sempre teremos uma solução alternativa, caso necessário (redundância é princípio básico da Educação Aberta).

Mastodon – espaço público de debate e discussão (#edabertamp)
Jami e Jitsi – discussões virtuais
Moodle – espaço oficial de registro

Avaliação

Participação nas discussões temáticas (40%)
Ao menos um engajamento significativo de acordo com os seguintes critérios:

  • Uma postagem inicial com alguma reflexão sobre o tema que inclua nomenclatura, teorias, hipóteses, propostas ou problemas elencados por ao menos uma das leituras indicadas. A meta aqui é avaliar seu engajamento com as leituras/mídias que foram sugeridas. Você sempre pode/deve sugerir outras leituras, links, textos, e afins nas suas postagens;
  • Engajamento direto com o conteúdo da postagem inicial um outro colega, usando menções (@).

Projeto final (60%)
Individual (menor) ou em grupo (maior, máximo 02 alunos) a ser definido em março junto com o professor e entregue na semana indicada no calendário. Rubricas individuais serão construídas para avaliação.

Módulos e temas

As leituras estarão todas disponíveis online. Se forem livros ou leituras ainda não publicadas, os links não estarão aqui. Para livros, pequenos trechos serão disponibilizados; e artigos estarão disponíveis para baixar de forma integral na plataforma fechada (Moodle).

Tema (#edabertamp – análise completa)SíncronoMastodon
Hipertexto, remix
(#autoria)
até 23/02
Acesso aberto e ciência aberta
(#acessoaberto)
23/0224/02-02/03
Código aberto e software livre
(#softwarelivre)
02/0303/03-16/03
Direito autoral e educação
(#direitoautoral)
Discussão sobre projeto final
16/0317/03-30/03
REA e licenças livres
(#rea)
Pequena atividade
30/0331/03-13/04
Aberto e mercado
(#mercado)
13/0414/04-20/04
Direitos digitais
(#direitosdigitais)
21/04-27/04
Práticas abertas
(#pea)
27/0428/04-13/05
Aula final18/05

Hipertexto, remix, reuso e autoria

  • Calvino, Ítalo. Castelo dos destinos cruzados (trechos, no Aprender3).
  • Villa-Forte, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI (trechos, em breve no Aprender3).
  • Farago, Jason. Uma Revolução artística, feita com tesouras e cola (original em inglês ou tradução automática – interativo).
  • Manovich, Lev. Remixability and Modularity (original em inglêstradução automática, ajude a melhorar se quiser!)

Acesso aberto e ciência aberta

Código aberto e o software livre

Direito autoral e educação

Recursos abertos e licenças livres

Aberto e o mercado

Direitos digitais na educação aberta

Práticas abertas

Imagem de destaque de Filip Kominik on Unsplash (Licenças Unsplash).