Status de interações no curso
Ementa
A aplicação do conceito de abertura na educação em perspetiva histórica e contemporânea. As relações da educação com o acesso a informação, o acesso aberto ao conhecimento científico e o software e hardware livre. Os Recursos Educacionais Abertos (REA) como pilares da educação aberta na cultura digital. O significado da prática educacional aberta em suas diversas dimensões, incluindo planejamento, tecnologia, conteúdo, avaliação e abordagens pedagógicas. A diferença entre o livre, o público, o grátis e aberto. A educação na cultura digital e sua relação com privacidade, transparência e plataformas de vigilância e controle.
Licença livre de conteúdo
Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:
- Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Plataformas
Vamos usar plataformas federadas e livres (esse infográfico explica a diferença). Em alguns momentos, é uma experimentação, faz parte do nosso aprendizado. Sempre teremos uma solução alternativa, caso necessário (redundância é princípio básico da Educação Aberta).
Mastodon – espaço público de debate e discussão (#edabertamp)
Jami e Jitsi – discussões virtuais
Moodle – espaço oficial de registro
Avaliação
Participação nas discussões temáticas (40%)
Ao menos um engajamento significativo de acordo com os seguintes critérios:
- Uma postagem inicial com alguma reflexão sobre o tema que inclua nomenclatura, teorias, hipóteses, propostas ou problemas elencados por ao menos uma das leituras indicadas. A meta aqui é avaliar seu engajamento com as leituras/mídias que foram sugeridas. Você sempre pode/deve sugerir outras leituras, links, textos, e afins nas suas postagens;
- Engajamento direto com o conteúdo da postagem inicial um outro colega, usando menções (@).
Projeto final (60%)
Individual (menor) ou em grupo (maior, máximo 02 alunos) a ser definido em março junto com o professor e entregue na semana indicada no calendário. Rubricas individuais serão construídas para avaliação.
Módulos e temas
As leituras estarão todas disponíveis online. Se forem livros ou leituras ainda não publicadas, os links não estarão aqui. Para livros, pequenos trechos serão disponibilizados; e artigos estarão disponíveis para baixar de forma integral na plataforma fechada (Moodle).
Tema (#edabertamp – análise completa) | Síncrono | Mastodon |
Hipertexto, remix (#autoria) | – | até 23/02 |
Acesso aberto e ciência aberta (#acessoaberto) | 23/02 | 24/02-02/03 |
Código aberto e software livre (#softwarelivre) | 02/03 | 03/03-16/03 |
Direito autoral e educação (#direitoautoral) Discussão sobre projeto final | 16/03 | 17/03-30/03 |
REA e licenças livres (#rea) Pequena atividade | 30/03 | 31/03-13/04 |
Aberto e mercado (#mercado) | 13/04 | 14/04-20/04 |
Direitos digitais (#direitosdigitais) | – | 21/04-27/04 |
Práticas abertas (#pea) | 27/04 | 28/04-13/05 |
Aula final | 18/05 |
Hipertexto, remix, reuso e autoria
- Calvino, Ítalo. Castelo dos destinos cruzados (trechos, no Aprender3).
- Villa-Forte, Leonardo. Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI (trechos, em breve no Aprender3).
- Farago, Jason. Uma Revolução artística, feita com tesouras e cola (original em inglês ou tradução automática – interativo).
- Manovich, Lev. Remixability and Modularity (original em inglês – tradução automática, ajude a melhorar se quiser!)
Acesso aberto e ciência aberta
- Albagli, Sarita e colegas. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação.
- Explorar Libgen, Scihub, DOAJ e Portal de Periódicos.
- O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (vídeo, longa)
Código aberto e o software livre
- Silveira, Sergio Amadeu. Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento. Resumo coletivo feito por alunos da Pedagogia.
- Escolha Livre (site).
- Visita ao Gitlab e Github.
Direito autoral e educação
- Rocha de Souza, Allan e Pereira, Daniel de Paula. Interseções entre educação e direitos autorais (no Aprender3).
- Magrani, Eduardo. Exceções e limitações no direito autoral brasileiro: Críticas à restritividade da lei brasileira, historicidade e possíveis soluções.
- Mesa redonda: Direitos Autorais e Acesso Remoto (vídeo).
Recursos abertos e licenças livres
- Amiel Tel e colegas. REA no Brasil: 10 anos de ativismo.
- Recomendação REA UNESCO (2019; inglês e espanhol).
- Amiel, Tel e colegas. Who Benefits from the Public Good? How OER Is Contributing to the Private Appropriation of the Educational Commons (versão reduzida em português no Aprender3. Prefira inglês se puder).
- Branco, Sergio e Britto, Walter. O que é Creative Commons? (leia o que lhe for pertinente, para tirar suas dúvidas sobre CC).
- Nerdson não vai à escola. Creative Commons (quadrinho, resume a ideia).
Aberto e o mercado
- A obra livre de Olga de Dios (livros infantis), ao menos Pájaro Amarillo e sua Filosofia de Trabalho.
- Salas, Paulo. Para despertar a reflexão, autora permite download gratuito de livros infantis (entrevista).
- Martins, Bia. Uso comercial mediante restrições, contraste com
- Abdo, Alexandre. Licenças Livres e o ensino público (vídeo).
- Discussão sobre o Plano Nacional do Livro Didático e a inclusão de licenças livres.
Direitos digitais na educação aberta
- Parra, Henrique e colegas. Infraestruturas, economia e política informacional: O caso do Google Suite for education.
- Batalhas Digitais. Capitalismo de vigilância na educação (vídeo).
- Explore os dados do Educação Vigiada.
Práticas abertas
- Práticas com REA: Jacques, Juliana Sales e Mallmann, Elena Maria. Práticas pedagógicas no ensino superior: Atos éticos e estéticos na construção de uma cultura REA (cap 2).
- Práticas para além de REA: Cronin, Catherine e MacLaren, Iain. Conceptualising OEP: A review of theoretical and empirical literature in Open Educational Practices.
- Bate papo com educadores.
Imagem de destaque de Filip Kominik on Unsplash (Licenças Unsplash).