Educação a Distância

Optativa no curso de Pedagogia. O conceito de abertura (acesso aberto, recursos educacionais abertos, práticas abertas) e liberdade (software livre). Perspectiva histórica e contemporânea.

Ementa

Ementa. Educação a Distância (EaD) e Educação Aberta: conceitos, características e elementos estruturantes. A EaD no Brasil e no mundo: evolução histórica, legislação, políticas; formação inicial e continuada de professores. Produção, avaliação e gestão de cursos e recursos na EaD e na educação aberta. Aprendizagem on-line: a interação e a interatividade; ambientes virtuais de aprendizagem e novas mídias. Tutoria e a docência online.

Horário e local

14h00-17h40 (quintas-feiras)
Local: FE01 – Sala 02

Objetivos

  • Analisar a educação mediada pelas tecnologias de informação e comunicação (TIC), com ênfase na Educação a Distância e na Educação Aberta. Discutir suas estruturas, características, modelos, história e tendências.
  • Conceituar e produzir reflexões sobre a EaD, a partir de diferentes projetos, modelos e implementações ao longo da história e em diferentes países;
  • Discutir preceitos teóricos e componentes estruturantes da EaD incluindo o papel do professor, do espaço, dos sistemas técnicos e do conteúdo;
  • Explorar conceitos emergentes como a Educação Aberta e os Recursos Educacionais Abertos através de discussões teóricas e atividades práticas;
  • Refletir acerca das possibilidades, desafios e limitações da EaD em seus diferentes modelos.

Metodologia e procedimentos

Essa disciplina será conduzida de forma presencial, iniciando com atividades online através de um módulo autoinstrucional , mediada pelo prof. Tel Amiel. Em 28/julho ela será conduzida de forma presencial pelo professor substituto (Prof. Gilberto Lacerda – MTC/FE/UnB).

  • Palestras, tutorais e demonstrações conduzidas pelo professor e convidados qualificados;
  • Discussões coletivas e em grupo na plataforma Aprender3;
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo;
  • Exposição de filmes e vídeo, leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão.

Licença livre de conteúdo

Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:

  • Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
  • Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

Plataformas

  • Aprender3 – plataformas institucional que utilizaremos para envio de mensagens e envio de atividades.
  • Cursos IEA – plataforma da Iniciativa Educação Aberta que usaremos para fazer o curso de Introdução a Educação Aberta e Recursos Educacionais Abertos. Você precisará criar uma conta.

Avaliação

AtividadePrazoOnde
1Avaliações do curso online (EA/REA)Módulo 1: 26/jun, 23h59
Módulo 2: 06/jul, 23h59
Módulo 3: 20/julho, 23h59
Cursos IEA30%
2Avaliação do curso31/jul, 23h59Online, link enviado no e-mail20%
4Edição na Wikiversidade24/ago,23h59Wikiversidade10%
5Produção do REA e contexto/plano de aula18/set, 23h59Depósito online e link no Aprender340%

Cronograma

09/junho – Introdução a disciplina

Aula presencial.

Postar no fórum específico, 1-2 parágrafos sobre quais foram suas experiências com EaD conforme orientação do professor

16/junho – Feriado

Não haverá encontro presencial.

Antes da próxima aula:

  • Finalizar módulo 1 do curso EA/REA – Educação Aberta (prazo extendido até 26/junho, 23h59)
  • Começar o módulo 2 do curso EA/REA – Recursos Educacionais Abertos

23/junho – Curso online

Encontro presencial. Discussão e dúvidas.

30/junho – Curso online

Não haverá encontro presencial.

Antes da próxima aula:

  • Finalizar o módulo 2 do curso EA/REA – Recursos Educacionais Abertos
  • Iniciar módulo 3 do curso EA/REA – Direitos Digitais

07/julho – Curso online

Não haverá encontro presencial.

Online – Discussões no fórum.

14/julho – Curso online

Não haverá encontro presencial.

Antes da próxima aula:

  • Finalizar módulo 3 do curso EA/REA – Direitos Digitais (online)

21/julho – Discussão sobre curso

Aula presencial.

Discussão sobre o curso, experiência e apresentação da rubrica OSCQR.

Antes da próxima aula:

  • Iniciar a avaliação o curso de acordo com OSCQR online (link enviado por e-mail!).

28/julho – Avaliação de cursos EaD

Não haverá encontro presencial (SBPC). Discussão online sobre o OSCQR e leituras. Tire suas dúvidas no fórum do Aprender3

Ler para a próxima aula (disponíveis na pasta leituras no Aprender3):

  • PEREIRA, Eva Waisros e MORAES, Raquel de Almeida Moraes. História da educação a distância e os desafios na formação de professores no Brasil.
  • PRETI, Oreste. Educação a distância: fundamentos e políticas (somente páginas 37-50)

Finalizar avaliação do curso com OSCQR online (link individual enviado por e-mail!) – até 31/07, 23h59! Se não recebeu avise o professor o quanto antes (não avise no final de semana)!

04/agosto – Porque e o que, ‘a distância’?

Aula com prof. substituto (Prof. Gilberto Lacerda – MTC/FE/UnB). Online! Veja a notícia no Aprender3 com o link.

Discussão sobre os resultados do OSCQR.
Discussão sobre o conceito de EaD. Discussão sobre os artigos em sala de aula.

Ler para semana que vem:

11/agosto – EaD no Brasil e a UAB

Aula presencial.

Discussão em sala de aula:

  • O que é a UAB e como ela funciona?
  • Debate: é uma boa estratégia formar futuros docentes a distância?

Para semana que vem:

  • Crie sua conta na Wikiversidade e avise o professor/a qual a conta criada (nome de usuário). Utilize tutorais caso tenha dúvidas!

18/agosto – Legislação EaD no Brasil

Aula presencial.

Apresentação em sala de aula e definição de grupos:

  • Lei de Diretrizes e Bases de 1996, alterada pela Lei 13.415 de 2017.
  • Decreto 9.057 de 2017, que regulamenta o artigo 80 da LDB, focado em EaD.
  • Portaria CAPES 275 de 2018, dispõe sobre pós-graduação stricto sensu EaD.
  • Portaria MEC 1.428 de 2018, EaD nos cursos de graduação presencial.
  • Outras pertinentes

Antes da próxima aula:

25/agosto – Cursos abertos e a ‘nova’ EaD

Aula presencial.

Apresentação em sala de aula – MOOCs, modelos emergentes, críticas. Alunos apresentam as plataformas investigadas.

Discussão sobre design de material (design instrucional) critérios, para produção de material para EaD. Divisão de grupos para produção de material. Definição do tipo de recursos (aberto! lembre do curso EA/REA!) a ser produzido e disponibilizado pelo grupo.

01/setembro – Semana Universitária

Não haverá encontro presencial.

08/setembro – Produção de material

Encontro presencial, trazer rascunho dos REA.

15/setembro – Produção de material

Apresentação dos REA, final. Postar link com o seu REA final no Aprender3 até 18/set, 23h59.

Imagem de destaque Chris Montgomery (licença Unsplash)