Ensino sobre direitos digitais na educação básica
Curso: Pedagogia
Professores: Tel Amiel (UnB) e Janaina Diniz (UEMG)
Período de desenvolvimento do trabalho: 26 de julho a 26 de agosto de 2021
Atividade
Elaboração de práticas, atividades ou planos de aula sobre direitos digitais, privacidade e vigilância na educação com enfoque na educação básica. As práticas de formação devem ser voltadas para um público específico (seja estudantes, pais, gestores ou comunidade escolar). As práticas serão publicadas na plataforma Pilares do futuro.
Cronograma do trabalho | |
ATIVIDADES | DATA/PERÍODO |
Início do trabalho | 26/07 |
Data limite para a organização dos grupos | 04/08 |
Explorar plataforma Pilares do Futuro | a partir de 26/07 |
Live Pilares do Futuro (Priscila Gonsales) | 05/08 |
Orientação dos grupos | 09/08 a 13/08 |
Apresentação dos trabalhos | 16/08 e 19/08 |
Data limite para entrega do trabalho corrigido | 23/08 |
Revisão das correções pelos professores | 24/08 |
Data-limite da postagem do trabalho na Pilares do Futuro | 26/08 |
Finalização do trabalho | 26/08 |
Estrutura do trabalho
O seu plano de aula deve seguir o modelo utilizado na Pilares do Futuro, site parceiro da nossa atividade. A prática ou plano de aula deve conter os seguintes itens (os itens abaixo podem ser acessados em: https://pilaresdofuturo.org.br/como-preencher-os-campos-de-registro-da-boa-pratica):
- Coautor(a) ou coautores – A gente sabe que boa parte das ideias surgem da colaboração. Se você criou a prática com outras pessoas, atribua a elas a coautoria nesse campo.
- Contexto motivador – Pense em ajudar o leitor a compreender qual a situação ou contexto que motivou a elaboração e/ou implementação da prática
- Objetivos – Em alguns tópicos, enumere os principais objetivos/metas que você teve ao planejar a prática
- Recursos educativos – Mencione recursos, materiais de apoio, publicações, itens de papelaria, ferramentas, aplicativos etc
- Metodologia – Conte como foi, ou como deve ser se a sua sugestão ainda não foi implementada. Envie detalhes, descreva o processo em alguns parágrafos.
- Quantidade de aulas/encontros estimado – Faça a sua sugestão para a implementação da prática, mas lembre que ela é uma prática aberta, poderá ser adaptada, remixada por quem for utilizar
- Resultados – O que foi (ou no nosso caso – assumindo que não será ainda implementado – poderá ser) observado em relação às aprendizagens dos 4 pilares (aprender, fazer, conviver e ser) e aos temas trabalhados?
- Por que recomenda? – Por que vale a pena reproduzir ou adaptar a sua prática?
- É uma adaptação/recriação de outra prática? – Não deixe de mencionar se você se inspirou em alguma outra prática, em algum outro relato, alguma outra experiência…
- Referências – Você deve incluir ao menos 02 referências formais (artigos acadêmicos de revistas ou anais de conferências, notícias confiáveis, etc.) Aproveite para indicar leituras, videos, livros, artigos que podem ajudar a aprofundar o tema de cidadania digital que você enfatizou.
Software a serem utilizados
Comunicação assíncrona: Mensageiro Element.
Você precisará criar uma conta (veja um tutorial). Você será inserido no grupo da atividade com todos os alunos da UEMG e UnB. Seu professor/a lhe pedirá que informe o seu nome de usuário ou enviará link para que você entre na sala do projeto. O Element pode ser usado em qualquer celular ou no seu computador, ou ainda, em qualquer navegador.
Edição colaborativa de documentos : Etherpad (links serão disponibilizados em breve).
Encontros síncronos: Jitsi ou Conferência Web RNP (a ser informado).
Disponibilização da prática ou plano de aula: site Pilares do Futuro
Cronograma e etapas
Os alunos da UEMG se encontram às quintas-feiras, os da UnB, às segundas. Por isso colocamos abaixo as ‘semanas’.
1ª semana (26/07 a 30/07)
Explicação geral da atividade e introdução tema. Nessa semana, os alunos devem:
Criar conta no Element. O convite para entrar na sala será enviado em breve pelos professores;
Explorar a plataforma Pilares do Futuro, entender seu propósito, conhecer propostas de planos de aula existentes, e começar a pensar nas temáticas que podem ser abordadas;
A partir do dia 27/07 – informar os assuntos de interesse nesse pad.
Se organizar em grupos. No pad, os alunos devem colocar seus nomes abaixo de temas de interesse. Cada grupo deve conter 2 ou 3 membros de cada universidade (para um total de no máximo 06 alunos!).
A data limite para organização dos grupos é 04/08. Caso alguns temas tenham poucos alunos ou grupos sejam maiores, os professores vão sugerir reorganização. Cada grupo terá um pad próprio para rascunhar seu trabalho e uma vez escolhido o pad, devem colocar o link no pad principal.
2ª semana (02/08 a 06/08)
Live Pilares do Futuro, com Priscila Gonsales (fundadora da Pilares do Futuro) – 05 de agosto, quinta-feira, às 9:30. Se não puder participar, veja a gravação. Mas alguém do seu grupo (da UEMG) estará lá e poderá tirar dúvidas.
Grupos começam a rascunhar trabalhos em pads e disponibilizam os links para os professores no pad principal.
Grupos e professores definem os dias e horários para as orientações que acontecerão na próxima semana. Os dias e horários das orientações será informados em um pad e serão curtos (30 minutos por grupo) em horário que for conveniente para o grupo (link em breve para você selecionar um horário!).
3ª semana (09/08 a 13/08)
Os grupos se reúnem com os professores, para orientação, em horários previamente definidos. Nessa semana os grupos devem estar com o trabalho estruturado para que seja possível realização das orientações.
4ª semana (16/08 a 20/08)
Apresentações do trabalho pelos alunos – Aulas síncronas (nas suas respectivas aulas regulares!). Os dois professores participarão das apresentações e realizam as correções dos trabalhos durante as apresentações. As aulas serão gravadas.
5ª semana (23/08 a 27/08)
Finalização do trabalho e Postagem da prática ou plano de aula – Aula assíncrona
Os grupos devem entregar as práticas ou planos corrigidos dia 23/08, segunda-feira, 23h59.
Os professores realizam a revisão das correções até dia 24/08, terça-feira, e devolvem o trabalho revisado para os grupos.
Um integrante de cada grupo deve postar a prática ou plano de aula até dia 26/08, quinta-feira, 23h59, na plataforma Pilares do Futuro. No momento da postagem, um integrante é registrado como autor e os demais integrantes do grupos são cadastrados como coautores.