Educação, tecnologia e comunicação

Obrigatória no curso de Pedagogia. O conceito de mídias e tecnologia e sua relação com a educação contemporânea (plataformas, capitalismo de vigilância, dados, privacidade). O audiovisual na educação. Políticas públicas e geração de propostas para integração de tecnologia em escolas.

Ementa oficial

Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa.

Metodologia e procedimentos

  • Palestras periódicas de forma síncrona e vídeos assíncronos;
  • Discussões coletivas e em grupo – os membros do grupo avaliarão a participação de todos, para que possamos saber se os grupos funcionaram bem e isso refletirá na nota de todos;
  • Leituras de artigos acadêmicos (sim, vamos ler bastante) e outros textos para discussão além de recomendações de filmes e vídeos.
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.

Não teremos encontros semanais nem um cronograma divido por semanas. Vamos focar em alguns assuntos, em módulos, em períodos específicos.

Horário para atividades síncronas

Quando nos encontrarmos online para videoconferências, trabalho e grupo e outras atividades síncronas, o faremos nas quintas-feiras – 09h00-11h30 conforme nosso registro no SIGAA (será indicado no calendário e avisado quando for acontecer).

Licença livre de conteúdo

Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:

  • Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
  • Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.

Plataformas

Nós vamos ter como base uma plataforma institucional, o Aprender3. Se você quer estabelecer contato formal, envie mensagem através da plataforma Aprender3 ou envie e-mail ao professor. Não, não teremos grupo de Whatsapp (saiba mais o porquê).

Avaliação

As atividades estão descritas abaixo e serão explanadas com maior detalhe com antecedência. O quadro com pesos e prazos está no Apender3.

Política de atraso

Você pode enviar sua atividade atrasada de acordo com a seguinte tabela de redução, ou seja a sua nota máxima será calculada com peso correspondente:

  • 80% – até 24 horas de atraso
  • 60% – ate 48 horas de atraso
  • 40% – até 72 horas de atraso
  • Não será avaliada – Mais de 72 horas de atraso.

Aulas síncronas

Pelo princípio do acesso equitativo, diante da dificuldade de acesso todas as aulas síncronas serão gravadas. Ao participar da aula você dá permissão para que sua imagem, voz ou contribuição de qualquer outra forma seja utilizada pelo professor para uso exclusivo durante a matéria e o semestre em questão no plataforma Aprender3. No entanto:

  • Você não é obrigado a participar das aulas síncronas. Venha se o assunto lhe interessar.
  • Você não é obrigado a ligar sua câmera, falar ou digitar. Caso se sinta constrangido, você sempre pode enviar uma mensagem em privado ao professor.
  • Todo esforço será feito para que as aulas sejam gravadas e disponibilizadas com rapidez

Encontros síncronos

  • 03/02 – Acolhimento, introdução
  • 11/02 – Tecnologia, educação e a sociedade contemporânea: foco no capitalismo de vigilância e contexto atual (Aprender3).
    Acolhimento e introdução para quem não veio 03/02.
  • 18/02 – Tecnologia, educação e a sociedade contemporânea: foco no aberto e no livre (Aprender3)
  • 25/02 – Em grupo, com UEMG (plataforma a definir)
  • 11/03 – Em grupo, com UEMG (plataforma a definir)
  • 25/03 – Mídias, tecnologia, audiovisual (Aprender3)
  • 08/04 – O que deu errado (Aprender3)
  • 29/04 – O que pode dar certo (Aprender3) – alterado
  • 13/05 – Encontro final, apresentações (Aprender3)

Módulos

Tecnologia, educação e a sociedade contemporânea

Conceitos

Privacidade, vigilância, Direitos digitais, plataformas (stacks), software livre

Habilidades
  • Identificar as grandes plataformas de educação
  • Descrever problemas associados à privacidade e vigilância na cultura digital
  • Identificar software livre versus software proprietário
Atividade

Criar um tutorial (texto + imagens) sobre um software livre para uso educacional, que possa substituir um software utilizado regularmente (trabalho em grupo). Conteúdo a ser postado em site a ser definido.

Leituras e mídias

Parte 1 (até 11/02)

Parte 2 (até 18/02)

Mídias, tecnologia, audiovisual

Conceitos

Mídias, tecnologias, técnica, ciência, audiovisual

Habilidades
  • Definir mídia e suas qualidades
  • Apresentar os diferentes aspectos do conceito de tecnologia, para além do ‘objeto’
  • Apontar exemplos de integração de velhas mídias na educação (cinema, televisão, rádio)
Leituras
Atividade

Texto individual com análise de uma tecnologia com base nos textos.

O que deu errado

Conceitos

Políticas de tecnologia educacional

Habilidades

  • Reconhecer os ciclos de implementação de políticas em tecnologia e educação no Brasil;
  • Sintetizar os principais aspectos de políticas vigentes.
Atividade

Construir um texto em grupo, em um etherpad (1200-2000 palavras) aplicando o ciclo da Geringonça -> Jeitinho -> Gambiarra apicado ao projeto Um Computador por Aluno. Use duas referências válidas (artigos, sites de revistas reconhecidas, e afins).

Leituras (mais indicações no Aprender 3)

Como pode dar certo

Conceitos
  • Modelos sistêmicos de integração de tecnologia;
  • Análise crítica de ‘novas’ tecnologias e seu impacto;
  • Novas mídias e tecnologias na educação.
Habilidades
  • A partir de um olhar da gestão, descrever os fatores que impactam o sucesso de um projeto de tecnologia educacional;
  • Identificar tensões e possíveis resoluções em modelos de integração de tecnologias na educação;
  • Apontar potenciais e limitações de tecnologias específicas para o ensino e aprendizagem.
Leituras
Atividade

A partir de uma nova estrutura tecnológica (ensino a distância/remoto/híbrido) e uma ou mais tecnologias ( realidade aumentada, ensino móvel, aprendizagem se conexão à internet, plataformas personalizadas, e outra que poderemos explorar) vamos construir uma análise e uma proposta de como isso poderia ser implementado com base em diversos fatores que influenciam e impactam a integração de tecnologias nas escolas.