Tópicos Especiais em Tecnologia Educacional

Plataformização da Educação (optativa)

MTC 0079
Terças-feiras, 09h00-11h30
Modo: Presencial – FE5-S5 (prédio FE 5, sala 4)

Ementa dessa oferta

Este é um seminário de leitura/laboratório de ideias com atividades práticas para pensar, discutir e pensar os territórios contemporâneos e especulativos (futuros) da tecnologia na educação pública.

Em nossa vida cotidiana, estamos permeados por plataformas digitais que fazem a mediação e medição das nossas vidas; quase ignoramos isso em troca de entretenimento e comodidade. Um fenômeno muito parecido acontece na educação pública, e este sim, é praticamente invisível. No mundo de hoje, a tecnologia não é uma ferramenta que você escolhe incorporar à sua prática. Sua prática e suas escolhas educativas já estão sendo moduladas por tecnologias há muitos anos.

Aqui, nós vamos investigar os problemas e desafios do avanço de grandes plataformas/big tech e do capitalismo de vigilância na educação. Vamos discutir como dados, algoritmos e plataformas estão de tal forma imbricados nas nossas instituições educativas e nas nossas vidas, que falar de tecnologia como ‘escolha’ na educação, é uma ilusão.

Para fazer isso, vamos utilizar práticas educacionais abertas (PEA) e engajar, de forma colaborativa, na criação de recursos educacionais abertos (REA) que vamos compartilhar livremente.

Metodologia e procedimentos

Esta é uma matérias focada largamente na leitura e discussão. Não espere somente apresentações em sala de aula. O engajamento com as leituras é essencial.

  • Leituras de artigos acadêmicos, notícias, relatórios e outros textos semanalmente;
  • Palestras periódicas sobre a temática com o professor e convidados externos;
  • Seminários de discussão em sala de aula sobre os textos;
  • Construção colaborativa de textos e gráficos, com oficinas para aprender a utilizar plataformas e sistemas de software de criação colaborativa de conteúdo;
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.

Avaliação

  • 15% – Questionários sobre as leituras no Aprender3 e em sala de aula;
  • 15% – Participação na construção no(s) infográfico(s), e discussão sobre suas contribuições, individualmente, em sala de aula
  • 25% – Atividades individuais ao longo do semestre
  • 45% – Atividade final e apresentação de trabalhos em grupo

Todas as atividades em grupo poderão ser disponibilizada pelo professor de forma aberta, com uma licença CC-BY-SA 4.0 (falaremos sobre isso). Atividades individuais só serão compartilhadas abertamente com o consentimento da aluna/o.

Sistemas e plataformas

Nós vamos utilizar alguns serviços e plataformas durante o curso:

  • Aprender3 – sistema de gerenciamento de ensino (LMS) oficial da UnB, baseado em um software livre (Moodle). Vamos usá-lo para entrega de atividades formais, avaliações e notificações. Verifique sempre o e-mail cadastrado na plataforma e insira uma foto + bio em seu perfil. Problemas com senha, usuário, ou afins, fale com o Atendimento CEAD.
  • Wikiversidade – o mesmo software livre utilizado pela Wikipedia, mas centrado em grupos de pesquisa e formação. Aqui você pode editar sem medo! Temos nosso espaço e vamos usá-lo para melhorar conteúdo e criar coisas novas, de forma colaborativa. Tutorais em texto e vídeo feitos por alunos da Pedagogia, aqui. Vamos criar uma conta e aprender a usar em aula.
  • Excalidraw – software livre de desenho colaborativo. vamos usar um único mapa conceitual para construir nossa noção colaborativa sobre plataformização da educação. O link colaborativo será enviado diretamente aos alunos no Aprender3.

Talvez também utilizemos

  • Element – software livre de comunicação colaborativa (como Whatsapp) baseado no protocolo livre Matrix, com apps para celular, web, computador. Caso seja decido que queremos algo assim, vamos usar Element. Tutorial de instalação feito por alunos.
  • Postagens em redes sociais para engajamento com público via Mastodon, uma alternativa livre ao ambiente tóxico do Twitter/X.

Bibliografia básica

Temas abordados

19/mar – Introdução

Apresentação da disciplinas, da ementa e da temática.
Discussão sobre as plataformas e sistemas, criação de contas, dúvidas.
Aula com horário reduzido: participar das atividades da semana de integração da FE.

Para semana que vem, ler LEMOS.

26/mar – Cultura livre e colaboração

Vamos discutir brevemente o cenário que leva a possibilidade da plataformização: cultura digital, cultura livre, web, e temas afins.

Para semana que vem ler FURTADO e AMIEL.

02/abr – Recursos Educacionais Abertos e Software Livre

Vamos produzir diversos conteúdos em nossas atividades, e grande parte desses conteúdos vão ser ‘abertos’. A maioria (ou totalidade) dos sistemas que vamos usar são software livre. Para que todos possam entender o que isso significa, vamos falar sobre esses temas e também licenças livres e formatos abertos. Essas temáticas, teórica se práticas, serão úteis também na discussão sobre plataformização.

09/abr – Oficina de software

Vamos botar a mão na massa e aprender a usar os software/sistemas que utilizaremos durante o semestre. Sala AT52/10 – FE01 (laboratório de computadores).

02/jul – Revendo tópicos e planejamento futuro

Terminado o período de greve, vamos rever as discussões do começo do semestre e organizar os próximos encontros.

Para semana que vem, ler LYON (capítulo).

09/jul – Datificação e dados e pensamento cibernético

Dados, metadados. Big data. Todos os dias crescem a quantidade de dados que geramos. Mas a quantidade de dados que geramos em redes sociais é só um aspecto da nossa vida contemporânea: as origens, usos e consequências dos dados tomaram novos rumos, levando a uma datificação crescente de nossas atividades. Vamos explorar esse conceito.

16/jul – Distopias e dados

Vamos hoje ver, discutir e iniciar uma atividade sobre Nosedive (Black Mirror) para contextualizar e materializar as possibilidades e desafios da datificação de nossas vidas.

Começar a inserir tópicos e conexões no Excalidraw.

23/jul – Plataformização e plataformas

Discussão sobre vigilância e plataformas com base no caso do estado do Paraná. Apresentação e discussão do caso paranaense com representantes do APP Sindicato (a confirmar). Início do trabalho em grupo em sala de aula – debate sobre plataformas e educação.

29/jul – Não haverá encontro presencial

Trabalho em grupo, entregar até 05/ago no Aprender3 e depois revisar na Wikiversidade.

Para semana que vem, ler POELL e ver o site do Observatório Educação Vigiada.

06/ago – Plataformas na educação

Apresentação dos alunos sobre os casos estudados.

Para a semana que vem, inserir ao menos 3 tópicos e conexões no Excalidraw (ao longo da semana, não ao mesmo tempo – e prepare para falar sobre eles semana que vem em sala). Responder questionário sobre Poell no Aprender3.

13/ago – O futuro das plataformas

Vamos sair do conceito de plataformas e aprofundar o significado da plataformização e entender o leque de relações e consequências desse fenômeno contemporâneo, particularmente na educação.

Finalizar para semana que vem o Excalidraw e discutir suas entradas em sala de aula.

20/ago – O que poderia ser?

Alunos apresentam o que fizeram no mapa conceitual (Excalidraw).

Vamos discutir movimentos que buscam ressignificar a plataformização e estratégias que vão de encontro aos elementos nocivos da plataformização na educação. Abordaremos plataformas alternativas, federações, digital public goods (DPG), plataformas públicas e valores públicos (public values), joint procurement, DPIAs e outros instrumentos legais e formas de ativismo.

Discutir possibilidades de atividade em grupo.

27/ago – Trabalho em grupo

Preparar Rascunho 1 – Definição de sistema, definição de funcionalidade, levantamento de documentação, textos e relatos disponíveis.

Entregar rascunho 1 da atividade semana que vem na Wikiversidade Inclua ao menos “o que” e “quem”.

03/set – Trabalho em grupo

Não haverá encontro presencial. Continuar trabalho e e grupo e publicar na Wikiversidade.

10/set – Trabalho em grupo

Continuidade de atividade em grupo em sala de aula

Para semana que vem:

  • subir no Aprender3 sua apresentação um dia antes da aula (dia 16 máximo)
  • preparar a reflexão individual, orientações serão passadas em aula.

17/set – Apresentação da reflexão individual

Apresentação em sala de aula dos trabalhos em grupo.

Para dia 18, quarta, final do dia: subir relatório final do grupo no Aprender3.

Para dia 20, sexta, final do dia: subir sua reflexão individual no Aprender3.