Tópicos Especiais em Tecnologia Educacional

Plataformização da Educação (optativa)

MTC 0079
Segundas-feiras, 19h00-22h00 (com tempo de trabalho em grupo das 22h00-22h30)
Modo: Presencial – FE5 – Sala 5

Ementa dessa oferta

Este é um seminário de leitura/laboratório de ideias com atividades práticas para pensar, discutir e pensar os territórios contemporâneos e especulativos (futuros) da tecnologia na educação pública.

Em nossa vida cotidiana, estamos permeados por plataformas digitais que fazem a mediação e medição das nossas vidas; quase ignoramos isso em troca de entretenimento e comodidade. Um fenômeno muito parecido acontece na educação pública, e este sim, é praticamente invisível. No mundo de hoje, a tecnologia não é uma ferramenta que você escolhe incorporar à sua prática. Sua prática e suas escolhas educativas já estão sendo moduladas por tecnologias há muitos anos.

Aqui, nós vamos investigar os problemas e desafios do avanço de grandes plataformas/big tech e do capitalismo de vigilância na educação. Vamos discutir como dados, algoritmos e plataformas estão de tal forma imbricados nas nossas instituições educativas e nas nossas vidas, que falar de tecnologia como ‘escolha’ na educação, é uma ilusão.

Para fazer isso, vamos utilizar práticas educacionais abertas (PEA) e engajar, de forma colaborativa, na criação de recursos educacionais abertos (REA) que vamos compartilhar livremente.

Metodologia e procedimentos

Esta é uma matérias focada largamente na leitura e discussão. Não espere somente apresentações em sala de aula. O engajamento com as leituras é essencial.

  • Leituras de artigos acadêmicos, notícias, relatórios e outros textos semanalmente;
  • Palestras periódicas sobre a temática com o professor e convidados externos;
  • Seminários de discussão em sala de aula sobre os textos;
  • Construção colaborativa de textos e gráficos, com oficinas para aprender a utilizar plataformas e sistemas de software de criação colaborativa de conteúdo;
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.

Avaliação

  • 15% – Questionários sobre as leituras no Aprender3 e em sala de aula;
  • 30% – Atividades individuais ao longo do semestre (atualizado)
  • 55% – Atividades e trabalhos em grupo ao longo do semestre (atualizado)

Todas as atividades em grupo poderão ser disponibilizada pelo professor de forma aberta, com uma licença CC-BY-SA 4.0 (falaremos sobre isso). Atividades individuais só serão compartilhadas abertamente com o consentimento da aluna/o.

Sistemas e plataformas

Nós vamos utilizar alguns serviços e plataformas durante o curso:

  • Aprender3 – sistema de gerenciamento de ensino (LMS) oficial da UnB, baseado em um software livre (Moodle). Vamos usá-lo para entrega de atividades formais, avaliações e notificações. Verifique sempre o e-mail cadastrado na plataforma e insira uma foto + bio em seu perfil. Problemas com senha, usuário, ou afins, fale com o Atendimento CEAD.
  • Wikiversidade – o mesmo software livre utilizado pela Wikipedia, mas centrado em grupos de pesquisa e formação. Aqui você pode editar sem medo! Temos nosso espaço e vamos usá-lo para melhorar conteúdo e criar coisas novas, de forma colaborativa. Tutorais em texto e vídeo feitos por alunos da Pedagogia, aqui. Vamos criar uma conta e aprender a usar em aula.

Bibliografia de referência

Temas abordados

28/out – Dia do Servidor Público

Não haverá encontro presencial.

04/nov – Semana universitária

Não haverá encontro presencial.

11/nov – Não haverá encontro

Para semana que vem

  • Ler LEMOS.

18/nov – Cultura livre e cibercultura

Apresentação da disciplinas, da ementa e da temática.
Discussão sobre as plataformas e sistemas, criação de contas, dúvidas.

Vamos discutir brevemente o cenário que leva a possibilidade da plataformização: cultura digital, cultura livre, novas mídias e afins.

  • Ler LEMOS e completar questionário no Aprender3 até 24 de novembro.

25/nov – Cultura livre e cibercultura

Atividade em sala de aula.

Para semana que vem

  • Ler FURTADO e AMIEL e também o resumo de SILVEIRA.
  • Veja essa animação curta sobre o potencial do código aberto.
  • Subir o seu podcast no Aprender3 até 02/dez. Orientações no Aprender3. Útil: no Escolha Livre você encontra link para dois ótimos software livre pra editar áudio além de dicas de sites que podem usar para compor trilha sonora!

02/dez – Aberto, livre e grátis

Continuar discussão sobre cultura livre.

Vamos produzir diversos conteúdos em nossas atividades, e grande parte desses conteúdos vão ser ‘abertos‘. A maioria (ou totalidade) dos sistemas que vamos usar são software livre. E como isso tudo é diferente do grátis que parece proliferar na web (esse grátis vai ser tema recorrente!). Essas temáticas, teóricas e práticas, serão úteis também na discussão sobre plataformização. Vamos abordar recursos educacionais abertos e software livre (se houver tempo).

Para semana que vem

  • Completar questionário no Aprender3 sobre REA e software livre até dia 15/dez.
  • Terminar leitura de Ler FURTADO e AMIEL e também o resumo de SILVEIRA.
  • Atividade em dupla sobre datificação (explicada hoje em sala de aula), trazer escrito ou impresso para sala de aula 09/dez

09/dez – Dados e datificação

Alunos apresentam resultados da atividade em dupla.

Finalizar discussão sobre software livre.

Vamos hoje ver, discutir e iniciar uma atividade sobre Nosedive (Black Mirror) para contextualizar e materializar as possibilidades e desafios da datificação de nossas vidas.

Dados, metadados. Big data. Todos os dias crescem a quantidade de dados que geramos. Mas a quantidade de dados que geramos em redes sociais é só um aspecto da nossa vida contemporânea: as origens, usos e consequências dos dados tomaram novos rumos, levando a uma datificação crescente de nossas atividades. Vamos explorar esse conceito.

  • Ler O’NEIL (trecho do livro estará no Aprender3 na pasta Leituras).

16/dez – Atestado médico

06/jan – Plataformização na educação

Vamos discutir o que são plataformas e o que elas não são. Qual o cenário da plataformização da educação e do mundo? Por que isso tudo importa? Vamos sair do conceito de plataformas e aprofundar o significado da plataformização e entender o leque de relações e consequências desse fenômeno contemporâneo, particularmente na educação.

Para semana que vem

  • Ler POELL e O’NEIL (lembrete).
  • Responder questionário no Aprender3 sobre plataformização (até 12/janeiro).

13/jan – Algorítimos e algoritimização

Finalizar o filme Nosedive.

A proliferação de dados fez com que muitos sistemas automatizados surgissem, em espaços antes controlados por decisões humanas. A proliferação de algoritmos é mais evidente nos feeds e timelines de redes sociais. O que você vê é definido pela máquina. Mas os algoritmos estão em toda parte, inclusive na educação, desde a personalização do ensino até a correção automática, com consequências ‘interessantes’, que vamos discutir.

Definir grupos de trabalho para debate sobre ‘eproctoring’ e reconhecimento facial.

Para semana que vem

  • Começar trabalho em grupo (debate) elencando e defendendo CONTRA ou A FAVOR de 5-7 pontos.

20/jan – Continuação do trabalho em grupo

Grupos apresentam seus 5-7 pontos contra ou a favor para que os outros grupos possam preparar contrapontos.

27/jan – eProctoring e avaliações

Não haverá encontro. Trabalho em grupo preparando para debate! Tragam exemplos, casos concretos, entrevistas e tudo mais para defender seu ponto. Caso queira encontrar o professor (virtual ou presencial, agende por email).

Para semana que vem

  • Subir apresentação final do grupo até 02/fev, 23h59 (um por grupo, Aprender 3 – coloque nome de todos no slide final!). Ela deve durar entre 20-25 minutos. Defenda seu ponto e depois vamos para o debate!

03/fev – eProctoring e avaliações

DEBATE em sala de aula!

10/fev – Apresentação sobre trabalho individual

Apresentação do professor.

17/fev – Não haverá encontro

Entrega do trabalho individual no Aprender3 até 17/fev, 23h59.