Tópicos Especiais em Tecnologia Educacional

Plataformização da Educação (optativa)

MTC 0079
Segundas-feiras, 19h00-22h00 (com tempo de trabalho em grupo das 22h00-22h30)
Modo: Presencial – FE5 – Sala 5

Ementa dessa oferta

Este é um seminário de leitura/laboratório de ideias com atividades práticas para pensar, discutir e pensar os territórios contemporâneos e especulativos (futuros) da tecnologia na educação pública.

Em nossa vida cotidiana, estamos permeados por plataformas digitais que fazem a mediação e medição das nossas vidas; quase ignoramos isso em troca de entretenimento e comodidade. Um fenômeno muito parecido acontece na educação pública, e este sim, é praticamente invisível. No mundo de hoje, a tecnologia não é uma ferramenta que você escolhe incorporar à sua prática. Sua prática e suas escolhas educativas já estão sendo moduladas por tecnologias há muitos anos.

Aqui, nós vamos investigar os problemas e desafios do avanço de grandes plataformas/big tech e do capitalismo de vigilância na educação. Vamos discutir como dados, algoritmos e plataformas estão de tal forma imbricados nas nossas instituições educativas e nas nossas vidas, que falar de tecnologia como ‘escolha’ na educação, é uma ilusão.

Para fazer isso, vamos utilizar práticas educacionais abertas (PEA) e engajar, de forma colaborativa, na criação de recursos educacionais abertos (REA) que vamos compartilhar livremente.

Metodologia e procedimentos

Esta é uma matérias focada largamente na leitura e discussão. Não espere somente apresentações em sala de aula. O engajamento com as leituras é essencial.

  • Leituras de artigos acadêmicos, notícias, relatórios e outros textos semanalmente;
  • Palestras periódicas sobre a temática com o professor e convidados externos;
  • Seminários de discussão em sala de aula sobre os textos;
  • Construção colaborativa de textos e gráficos, com oficinas para aprender a utilizar plataformas e sistemas de software de criação colaborativa de conteúdo;
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.

Avaliação

  • 15% – Questionários sobre as leituras no Aprender3 e em sala de aula;
  • 15% – Participação na construção no(s) infográfico(s), e discussão sobre suas contribuições, individualmente, em sala de aula (a confirmar)
  • 25% – Atividades individuais ao longo do semestre
  • 45% – Atividades e trabalhos em grupo ao longo do semestre

Todas as atividades em grupo poderão ser disponibilizada pelo professor de forma aberta, com uma licença CC-BY-SA 4.0 (falaremos sobre isso). Atividades individuais só serão compartilhadas abertamente com o consentimento da aluna/o.

Sistemas e plataformas

Nós vamos utilizar alguns serviços e plataformas durante o curso:

  • Aprender3 – sistema de gerenciamento de ensino (LMS) oficial da UnB, baseado em um software livre (Moodle). Vamos usá-lo para entrega de atividades formais, avaliações e notificações. Verifique sempre o e-mail cadastrado na plataforma e insira uma foto + bio em seu perfil. Problemas com senha, usuário, ou afins, fale com o Atendimento CEAD.
  • Wikiversidade – o mesmo software livre utilizado pela Wikipedia, mas centrado em grupos de pesquisa e formação. Aqui você pode editar sem medo! Temos nosso espaço e vamos usá-lo para melhorar conteúdo e criar coisas novas, de forma colaborativa. Tutorais em texto e vídeo feitos por alunos da Pedagogia, aqui. Vamos criar uma conta e aprender a usar em aula.
  • Excalidraw – software livre de desenho colaborativo. vamos usar um único mapa conceitual para construir nossa noção colaborativa sobre plataformização da educação. O link colaborativo será enviado diretamente aos alunos no Aprender3.

Talvez também utilizemos

  • Element – software livre de comunicação colaborativa (como Whatsapp) baseado no protocolo livre Matrix, com apps para celular, web, computador. Caso seja decido que queremos algo assim, vamos usar Element.
  • Postagens em redes sociais para engajamento com público via Mastodon, uma alternativa livre ao ambiente tóxico do Twitter/X.

Bibliografia de referência

Temas abordados

28/out – Dia do Servidor Público

Não haverá encontro presencial.

04/nov – Semana universitária

Não haverá encontro presencial.

11/nov – Não haverá encontro

Para semana que vem

  • Ler LEMOS.

18/nov – Cultura livre e cibercultura

Apresentação da disciplinas, da ementa e da temática.
Discussão sobre as plataformas e sistemas, criação de contas, dúvidas.

Vamos discutir brevemente o cenário que leva a possibilidade da plataformização: cultura digital, cultura livre, novas mídias e afins.

  • Ler LEMOS e completar questionário no Aprender3 até 24 de novembro.

25/nov – Cultura livre e cibercultura

Atividade em sala de aula.

Para semana que vem

  • Ler FURTADO e AMIEL e também o resumo de SILVEIRA.
  • Veja essa animação curta sobre o potencial do código aberto.
  • Subir o seu podcast no Aprender3 até 02/dez. Orientações no Aprender3. Útil: no Escolha Livre você encontra link para dois ótimos software livre pra editar áudio além de dicas de sites que podem usar para compor trilha sonora!

02/dez – Aberto, livre e grátis

Continuar discussão sobre cultura livre.

Vamos produzir diversos conteúdos em nossas atividades, e grande parte desses conteúdos vão ser ‘abertos‘. A maioria (ou totalidade) dos sistemas que vamos usar são software livre. E como isso tudo é diferente do grátis que parece proliferar na web (esse grátis vai ser tema recorrente!). Essas temáticas, teóricas e práticas, serão úteis também na discussão sobre plataformização. Vamos abordar recursos educacionais abertos e software livre (se houver tempo).

Para semana que vem

  • Completar questionário no Aprender3 sobre REA e software livre até dia 15/dez.
  • Terminar leitura de Ler FURTADO e AMIEL e também o resumo de SILVEIRA.
  • Atividade em dupla sobre datificação (explicada hoje em sala de aula), trazer escrito ou impresso para sala de aula 09/dez

09/dez – Dados e datificação

Alunos apresentam resultados da atividade em dupla.

Finalizar discussão sobre software livre.

Vamos hoje ver, discutir e iniciar uma atividade sobre Nosedive (Black Mirror) para contextualizar e materializar as possibilidades e desafios da datificação de nossas vidas.

Dados, metadados. Big data. Todos os dias crescem a quantidade de dados que geramos. Mas a quantidade de dados que geramos em redes sociais é só um aspecto da nossa vida contemporânea: as origens, usos e consequências dos dados tomaram novos rumos, levando a uma datificação crescente de nossas atividades. Vamos explorar esse conceito.

  • Ler O’NEIL (trecho do livro estará no Aprender3 na pasta Leituras).

16/dez – Algoritmos e algoritmização

Finalizar o filme Nosedive.

Discutir o texto de O”Neil.

A proliferação de dados fez com que muitos sistemas automatizados surgissem, em espaços antes controlados por decisões humanas. A proliferação de algoritmos é mais evidente nos feeds e timelines de redes sociais. O que você vê é definido pela máquina. Mas os algoritmos estão em toda parte, inclusive na educação, desde a personalização do ensino até a correção automática, com consequências ‘interessantes’, que vamos discutir.

Para ano que vem

  • Ler POELL.

06/jan – Plataformização e plataformas

Vamos discutir o que são plataformas e o que elas não são. Qual o cenário da plataformização da educação e do mundo? Por que isso tudo importa? Vamos sair do conceito de plataformas e aprofundar o significado da plataformização e entender o leque de relações e consequências desse fenômeno contemporâneo, particularmente na educação.

Definir grupos de trabalho para estudo de caso brasileiro.

Para semana que vem

  • Responder questionário no Aprender3 sobre plataformização (até 12/janeiro).
  • Começar trabalho em grupo de investigação de plataforma em contexto educacional.

13/jan – Plataformização na educação

Discussão sobre vigilância e plataformas com base no caso do estado do Paraná. Apresentação e discussão do caso paranaense com representantes do APP Sindicato (a confirmar).

Para semana que vem

  • Começar trabalho em grupo de investigação de plataforma em contexto educacional. Inserir trabalho na Wikiversidade e subir apresentação no Aprender3.

20/jan – Plataformas na educação

Vamos discutir movimentos que buscam ressignificar a plataformização e estratégias que vão de encontro aos elementos nocivos da plataformização na educação. Abordaremos plataformas alternativas, federações, digital public goods (DPG), plataformas públicas e valores públicos (public values), joint procurement, DPIAs e outros instrumentos legais e formas de ativismo.

Metade das apresentações dos alunos sobre os casos estudados.

Discussão sobre atividade de pesquisa em grupo: a plataformização da UnB.

27/jan – O futuro das plataformas

Metade das apresentações dos alunos sobre os casos estudados.

Definição sobre atividade de pesquisa em grupo: a plataformização da UnB.

Para semana que vem

  • Trazer rascunho da ideia de pesquisa para apresentar ao coletivo e discussão.

03/fev – Trabalho em grupo

Organização do trabalho em grupo em sala de aula. Finalizar rascunho da pesquisa, incluindo objeto, participantes, métodos.

10/fev – Trabalho em grupo

Não haverá encontro presencial em sala de aula. Grupos organizam encontro individual com professor online ou presencial.

17/fev – Trabalho em grupo

Apresentação final em sala de aula.