MTC 0079
Segundas-feiras, 19h00-22h00 (com tempo de trabalho em grupo das 22h00-22h30)
Modo: Presencial – FE5 – Sala 5
Ementa dessa oferta
Este é um seminário de leitura/laboratório de ideias com atividades práticas para pensar, discutir e pensar os territórios contemporâneos e especulativos (futuros) da tecnologia na educação pública.
Em nossa vida cotidiana, estamos permeados por plataformas digitais que fazem a mediação e medição das nossas vidas; quase ignoramos isso em troca de entretenimento e comodidade. Um fenômeno muito parecido acontece na educação pública, e este sim, é praticamente invisível. No mundo de hoje, a tecnologia não é uma ferramenta que você escolhe incorporar à sua prática. Sua prática e suas escolhas educativas já estão sendo moduladas por tecnologias há muitos anos.
Aqui, nós vamos investigar os problemas e desafios do avanço de grandes plataformas/big tech e do capitalismo de vigilância na educação. Vamos discutir como dados, algoritmos e plataformas estão de tal forma imbricados nas nossas instituições educativas e nas nossas vidas, que falar de tecnologia como ‘escolha’ na educação, é uma ilusão.
Para fazer isso, vamos utilizar práticas educacionais abertas (PEA) e engajar, de forma colaborativa, na criação de recursos educacionais abertos (REA) que vamos compartilhar livremente.
Metodologia e procedimentos
Esta é uma matérias focada largamente na leitura e discussão. Não espere somente apresentações em sala de aula. O engajamento com as leituras é essencial.
- Leituras de artigos acadêmicos, notícias, relatórios e outros textos semanalmente;
- Palestras periódicas sobre a temática com o professor e convidados externos;
- Seminários de discussão em sala de aula sobre os textos;
- Construção colaborativa de textos e gráficos, com oficinas para aprender a utilizar plataformas e sistemas de software de criação colaborativa de conteúdo;
- Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.
Avaliação
- 15% – Questionários sobre as leituras no Aprender3 e em sala de aula;
- 30% – Atividades individuais ao longo do semestre (atualizado)
- 55% – Atividades e trabalhos em grupo ao longo do semestre (atualizado)
Todas as atividades em grupo poderão ser disponibilizada pelo professor de forma aberta, com uma licença CC-BY-SA 4.0 (falaremos sobre isso). Atividades individuais só serão compartilhadas abertamente com o consentimento da aluna/o.
Sistemas e plataformas
Nós vamos utilizar alguns serviços e plataformas durante o curso:
- Aprender3 – sistema de gerenciamento de ensino (LMS) oficial da UnB, baseado em um software livre (Moodle). Vamos usá-lo para entrega de atividades formais, avaliações e notificações. Verifique sempre o e-mail cadastrado na plataforma e insira uma foto + bio em seu perfil. Problemas com senha, usuário, ou afins, fale com o Atendimento CEAD.
- Wikiversidade – o mesmo software livre utilizado pela Wikipedia, mas centrado em grupos de pesquisa e formação. Aqui você pode editar sem medo! Temos nosso espaço e vamos usá-lo para melhorar conteúdo e criar coisas novas, de forma colaborativa. Tutorais em texto e vídeo feitos por alunos da Pedagogia, aqui. Vamos criar uma conta e aprender a usar em aula.
Bibliografia de referência
- AMIEL, T. et al. Os modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileira. Perspectiva, v. 39, n. 3, p. 1–22, 29 set. 2021. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/80582
- ANDRÉA, C. F. DE B. D’. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. [s.l.] EDUFBA, 2020. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32043
- CGI.BR. Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados: soberania e infraestrutura. São Paulo: CGI.br, 2023. https://cgi.br/publicacao/educacao-em-um-cenario-de-plataformizacao-e-de-economia-de-dados-soberania-e-infraestrutura/
- FURTADO, D.; AMIEL, T. Guia de bolso da educação aberta. Brasília: Iniciativa Educação Aberta/CEAD-UnB, 2020. https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564609
- LEMOS, A. Ciber-cultura-remix. Em: REDES: CRIAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO. Itaú Cultural, 2005. http://www.hrenatoh.net/curso/textos/andrelemos_remix.pdf
- LYON, David. Cultura da vigilância: envolvimento, exposição e ética na modernidade digital. Tecnopolíticas da vigilância: Perspectivas da margem, p. 151-179, 2018.
- MEJIAS, U. A.; COULDRY, N. Datafication. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, 29 nov. 2019. https://policyreview.info/concepts/datafication
- O’NEIL, C. Algoritmos de destruição em massa. [s.l.] Editora Rua do Sabão, 2021.
- POELL, T.; NIEBORG, D.; DIJCK, J. VAN. Plataformização. Fronteiras-estudos midiáticos, v. 22, n. 1, p. 2–10, 2020.
- SILVA NETO, V. J. DA. Resenha: Platform capitalism. Revista Brasileira de Inovação, v. 18, n. 2, p. 449–454, 2019. https://doi.org/10.20396/rbi.v18i2.8654960
- SILVEIRA, S. A. Da. Sofware livre: a luta pela liberdade do conhecimento (resumo colaborativo feito por alunos). São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. https://pt.wikiversity.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_Aberta/Software_livre_a_luta_pela_liberdade_do_conhecimento
Temas abordados
28/out – Dia do Servidor Público
Não haverá encontro presencial.
04/nov – Semana universitária
Não haverá encontro presencial.
11/nov – Não haverá encontro
Para semana que vem
- Ler LEMOS.
18/nov – Cultura livre e cibercultura
Apresentação da disciplinas, da ementa e da temática.
Discussão sobre as plataformas e sistemas, criação de contas, dúvidas.
Vamos discutir brevemente o cenário que leva a possibilidade da plataformização: cultura digital, cultura livre, novas mídias e afins.
- Ler LEMOS e completar questionário no Aprender3 até 24 de novembro.
25/nov – Cultura livre e cibercultura
Atividade em sala de aula.
Para semana que vem
- Ler FURTADO e AMIEL e também o resumo de SILVEIRA.
- Veja essa animação curta sobre o potencial do código aberto.
- Subir o seu podcast no Aprender3 até 02/dez. Orientações no Aprender3. Útil: no Escolha Livre você encontra link para dois ótimos software livre pra editar áudio além de dicas de sites que podem usar para compor trilha sonora!
02/dez – Aberto, livre e grátis
Continuar discussão sobre cultura livre.
Vamos produzir diversos conteúdos em nossas atividades, e grande parte desses conteúdos vão ser ‘abertos‘. A maioria (ou totalidade) dos sistemas que vamos usar são software livre. E como isso tudo é diferente do grátis que parece proliferar na web (esse grátis vai ser tema recorrente!). Essas temáticas, teóricas e práticas, serão úteis também na discussão sobre plataformização. Vamos abordar recursos educacionais abertos e software livre (se houver tempo).
Para semana que vem
- Completar questionário no Aprender3 sobre REA e software livre até dia 15/dez.
- Terminar leitura de Ler FURTADO e AMIEL e também o resumo de SILVEIRA.
- Atividade em dupla sobre datificação (explicada hoje em sala de aula), trazer escrito ou impresso para sala de aula 09/dez
09/dez – Dados e datificação
Alunos apresentam resultados da atividade em dupla.
Finalizar discussão sobre software livre.
Vamos hoje ver, discutir e iniciar uma atividade sobre Nosedive (Black Mirror) para contextualizar e materializar as possibilidades e desafios da datificação de nossas vidas.
Dados, metadados. Big data. Todos os dias crescem a quantidade de dados que geramos. Mas a quantidade de dados que geramos em redes sociais é só um aspecto da nossa vida contemporânea: as origens, usos e consequências dos dados tomaram novos rumos, levando a uma datificação crescente de nossas atividades. Vamos explorar esse conceito.
- Ler O’NEIL (trecho do livro estará no Aprender3 na pasta Leituras).
16/dez – Atestado médico
06/jan – Plataformização na educação
Vamos discutir o que são plataformas e o que elas não são. Qual o cenário da plataformização da educação e do mundo? Por que isso tudo importa? Vamos sair do conceito de plataformas e aprofundar o significado da plataformização e entender o leque de relações e consequências desse fenômeno contemporâneo, particularmente na educação.
Para semana que vem
- Ler POELL e O’NEIL (lembrete).
- Responder questionário no Aprender3 sobre plataformização (até 12/janeiro).
13/jan – Algorítimos e algoritimização
Finalizar o filme Nosedive.
A proliferação de dados fez com que muitos sistemas automatizados surgissem, em espaços antes controlados por decisões humanas. A proliferação de algoritmos é mais evidente nos feeds e timelines de redes sociais. O que você vê é definido pela máquina. Mas os algoritmos estão em toda parte, inclusive na educação, desde a personalização do ensino até a correção automática, com consequências ‘interessantes’, que vamos discutir.
Definir grupos de trabalho para debate sobre ‘eproctoring’ e reconhecimento facial.
Para semana que vem
- Começar trabalho em grupo (debate) elencando e defendendo CONTRA ou A FAVOR de 5-7 pontos.
20/jan – Continuação do trabalho em grupo
Grupos apresentam seus 5-7 pontos contra ou a favor para que os outros grupos possam preparar contrapontos.
27/jan – eProctoring e avaliações
Não haverá encontro. Trabalho em grupo preparando para debate! Tragam exemplos, casos concretos, entrevistas e tudo mais para defender seu ponto. Caso queira encontrar o professor (virtual ou presencial, agende por email).
Para semana que vem
- Subir apresentação final do grupo até 02/fev, 23h59 (um por grupo, Aprender 3 – coloque nome de todos no slide final!). Ela deve durar entre 20-25 minutos. Defenda seu ponto e depois vamos para o debate!
03/fev – eProctoring e avaliações
DEBATE em sala de aula!
10/fev – Apresentação sobre trabalho individual
Apresentação do professor.
17/fev – Não haverá encontro
Entrega do trabalho individual no Aprender3 até 17/fev, 23h59.