MTC 0079
Segundas-feiras, 19h00-22h00 (com tempo de trabalho em grupo das 22h00-22h30)
Modo: Presencial – FE5 – Sala 5
Ementa dessa oferta
Este é um seminário de leitura/laboratório de ideias com atividades práticas para pensar, discutir e pensar os territórios contemporâneos e especulativos (futuros) da tecnologia na educação pública.
Em nossa vida cotidiana, estamos permeados por plataformas digitais que fazem a mediação e medição das nossas vidas; quase ignoramos isso em troca de entretenimento e comodidade. Um fenômeno muito parecido acontece na educação pública, e este sim, é praticamente invisível. No mundo de hoje, a tecnologia não é uma ferramenta que você escolhe incorporar à sua prática. Sua prática e suas escolhas educativas já estão sendo moduladas por tecnologias há muitos anos.
Aqui, nós vamos investigar os problemas e desafios do avanço de grandes plataformas/big tech e do capitalismo de vigilância na educação. Vamos discutir como dados, algoritmos e plataformas estão de tal forma imbricados nas nossas instituições educativas e nas nossas vidas, que falar de tecnologia como ‘escolha’ na educação, é uma ilusão.
Para fazer isso, vamos utilizar práticas educacionais abertas (PEA) e engajar, de forma colaborativa, na criação de recursos educacionais abertos (REA) que vamos compartilhar livremente.
Metodologia e procedimentos
Esta é uma matérias focada largamente na leitura e discussão. Não espere somente apresentações em sala de aula. O engajamento com as leituras é essencial.
- Leituras de artigos acadêmicos, notícias, relatórios e outros textos semanalmente;
- Palestras periódicas sobre a temática com o professor e convidados externos;
- Seminários de discussão em sala de aula sobre os textos;
- Construção colaborativa de textos e gráficos, com oficinas para aprender a utilizar plataformas e sistemas de software de criação colaborativa de conteúdo;
- Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.
Avaliação
- 15% – Questionários sobre as leituras no Aprender3 e em sala de aula;
- 15% – Participação na construção no(s) infográfico(s), e discussão sobre suas contribuições, individualmente, em sala de aula (a confirmar)
- 25% – Atividades individuais ao longo do semestre
- 45% – Atividades e trabalhos em grupo
Todas as atividades em grupo poderão ser disponibilizada pelo professor de forma aberta, com uma licença CC-BY-SA 4.0 (falaremos sobre isso). Atividades individuais só serão compartilhadas abertamente com o consentimento da aluna/o.
Sistemas e plataformas
Nós vamos utilizar alguns serviços e plataformas durante o curso:
- Aprender3 – sistema de gerenciamento de ensino (LMS) oficial da UnB, baseado em um software livre (Moodle). Vamos usá-lo para entrega de atividades formais, avaliações e notificações. Verifique sempre o e-mail cadastrado na plataforma e insira uma foto + bio em seu perfil. Problemas com senha, usuário, ou afins, fale com o Atendimento CEAD.
- Wikiversidade – o mesmo software livre utilizado pela Wikipedia, mas centrado em grupos de pesquisa e formação. Aqui você pode editar sem medo! Temos nosso espaço e vamos usá-lo para melhorar conteúdo e criar coisas novas, de forma colaborativa. Tutorais em texto e vídeo feitos por alunos da Pedagogia, aqui. Vamos criar uma conta e aprender a usar em aula.
- Excalidraw – software livre de desenho colaborativo. vamos usar um único mapa conceitual para construir nossa noção colaborativa sobre plataformização da educação. O link colaborativo será enviado diretamente aos alunos no Aprender3.
Talvez também utilizemos
- Element – software livre de comunicação colaborativa (como Whatsapp) baseado no protocolo livre Matrix, com apps para celular, web, computador. Caso seja decido que queremos algo assim, vamos usar Element.
- Postagens em redes sociais para engajamento com público via Mastodon, uma alternativa livre ao ambiente tóxico do Twitter/X.
Bibliografia de referência
- AMIEL, T. et al. Os modos de adesão e a abrangência do capitalismo de vigilância na educação brasileira. Perspectiva, v. 39, n. 3, p. 1–22, 29 set. 2021. https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/80582
- ANDRÉA, C. F. DE B. D’. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. [s.l.] EDUFBA, 2020. https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32043
- CGI.BR. Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados: soberania e infraestrutura. São Paulo: CGI.br, 2023. https://cgi.br/publicacao/educacao-em-um-cenario-de-plataformizacao-e-de-economia-de-dados-soberania-e-infraestrutura/
- FURTADO, D.; AMIEL, T. Guia de bolso da educação aberta. Brasília: Iniciativa Educação Aberta/CEAD-UnB, 2020. https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/564609
- LEMOS, A. Ciber-cultura-remix. Em: REDES: CRIAÇÃO E RECONFIGURAÇÃO. Itaú Cultural, 2005. http://www.hrenatoh.net/curso/textos/andrelemos_remix.pdf
- LYON, David. Cultura da vigilância: envolvimento, exposição e ética na modernidade digital. Tecnopolíticas da vigilância: Perspectivas da margem, p. 151-179, 2018.
- MEJIAS, U. A.; COULDRY, N. Datafication. Internet Policy Review, v. 8, n. 4, 29 nov. 2019. https://policyreview.info/concepts/datafication
- O’NEIL, C. Algoritmos de destruição em massa. [s.l.] Editora Rua do Sabão, 2021.
- POELL, T.; NIEBORG, D.; DIJCK, J. VAN. Plataformização. Fronteiras-estudos midiáticos, v. 22, n. 1, p. 2–10, 2020.
- SILVA NETO, V. J. DA. Resenha: Platform capitalism. Revista Brasileira de Inovação, v. 18, n. 2, p. 449–454, 2019. https://doi.org/10.20396/rbi.v18i2.8654960
- SILVEIRA, S. A. Da. Sofware livre: a luta pela liberdade do conhecimento (resumo colaborativo feito por alunos). São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2004. https://pt.wikiversity.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o_Aberta/Software_livre_a_luta_pela_liberdade_do_conhecimento
Temas abordados
28/out – Dia do Servidor Público
Não haverá encontro presencial.
04/nov – Semana universitária
Não haverá encontro presencial.
11/nov – Não haverá encontro
Para semana que vem
- Ler LEMOS
18/nov – Cultura livre e cibercultura
Apresentação da disciplinas, da ementa e da temática.
Discussão sobre as plataformas e sistemas, criação de contas, dúvidas.
Vamos discutir brevemente o cenário que leva a possibilidade da plataformização: cultura digital, cultura livre, novas mídias e afins.
- Ler LEMOS e completar questionário no Aprender3 até 24 de novembro.
25/nov – Cultura livre e cibercultura
Atividade em sala de aula.
Para semana que vem
- Ler FURTADO e AMIEL e também o resumo de SILVEIRA e completar questionário no Aprender3.
- Veja essa animação curta sobre o potencial do código aberto.
- Subir o seu podcast no Aprender3 até 02/dez (todos os alunos devem subir). No Escolha Livre você encontra link para dois ótimos software livre pra editar áudio além de dicas de sites que podem usar para compor trilha sonora!
02/dez – Aberto, livre e grátis
Vamos produzir diversos conteúdos em nossas atividades, e grande parte desses conteúdos vão ser ‘abertos‘. A maioria (ou totalidade) dos sistemas que vamos usar são software livre. E como isso tudo é diferente do grátis que parece proliferar na web (esse grátis vai ser tema recorrente!). Essas temáticas, teóricas e práticas, serão úteis também na discussão sobre plataformização. Vamos abordar recursos educacionais abertos e software livre.
09/dez – Dados e datificação
Dados, metadados. Big data. Todos os dias crescem a quantidade de dados que geramos. Mas a quantidade de dados que geramos em redes sociais é só um aspecto da nossa vida contemporânea: as origens, usos e consequências dos dados tomaram novos rumos, levando a uma datificação crescente de nossas atividades. Vamos explorar esse conceito.
Vamos hoje ver (a confirmar), discutir e iniciar uma atividade sobre Nosedive (Black Mirror) para contextualizar e materializar as possibilidades e desafios da datificação de nossas vidas.
- Fazer seu ecossistema de plataformas no Excalidraw e subir no Aprender3. Traga também impresso pra sala de aula.
- Ler LYON (capítulo).
- Ler O’NEIL (a definir trecho).
16/dez – Algoritmos e algoritmização
A proliferação de dados fez com que muitos sistemas automatizados surgissem, em espaços antes controlados por decisões humanas. A proliferação de algoritmos é mais evidente nos feeds e timelines de redes sociais. O que você vê é definido pela máquina. Mas os algoritmos estão em toda parte, inclusive na educação, desde a personalização do ensino até a correção automática, com consequências ‘interessantes’, que vamos discutir.
Discussão sobre nossos ecossistemas de plataformas.
Para ano que vem (!)
- Para semana que vem, ler POELL e ver o site do Observatório Educação Vigiada.
- Responder questionário no Aprender3.
06/jan – Plataformização e plataformas
Vamos discutir o que são plataformas e o que elas não são. Qual o cenário da plataformização da educação e do mundo? Por que isso tudo importa? Vamos sair do conceito de plataformas e aprofundar o significado da plataformização e entender o leque de relações e consequências desse fenômeno contemporâneo, particularmente na educação.
Definir grupos de trabalho para estudo de caso brasileiro.
Para semana que vem
- Começar trabalho em grupo de investigação de plataforma em contexto educacional.
13/jan – Plataformização na educação
Discussão sobre vigilância e plataformas com base no caso do estado do Paraná. Apresentação e discussão do caso paranaense com representantes do APP Sindicato (a confirmar).
Para semana que vem
- Começar trabalho em grupo de investigação de plataforma em contexto educacional. Inserir trabalho na Wikiversidade e subir apresentação no Aprender3.
20/jan – Plataformas na educação
Vamos discutir movimentos que buscam ressignificar a plataformização e estratégias que vão de encontro aos elementos nocivos da plataformização na educação. Abordaremos plataformas alternativas, federações, digital public goods (DPG), plataformas públicas e valores públicos (public values), joint procurement, DPIAs e outros instrumentos legais e formas de ativismo.
Metade das apresentações dos alunos sobre os casos estudados.
Discussão sobre atividade de pesquisa em grupo: a plataformização da UnB.
27/jan – O futuro das plataformas
Metade das apresentações dos alunos sobre os casos estudados.
Definição sobre atividade de pesquisa em grupo: a plataformização da UnB.
Para semana que vem
- Trazer rascunho da ideia de pesquisa para apresentar ao coletivo e discussão.
03/fev – Trabalho em grupo
Organização do trabalho em grupo em sala de aula. Finalizar rascunho da pesquisa, incluindo objeto, participantes, métodos.
10/fev – Trabalho em grupo
Não haverá encontro presencial em sala de aula. Grupos organizam encontro individual com professor online ou presencial.
17/fev – Trabalho em grupo
Apresentação final em sala de aula.