sobre
professor do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação (Mestrado Profissional), da Universidade de Brasília. coordeno a Cátedra UNESCO em Educação Aberta e Tecnologias para o Bem Comum parte da rede UNITWIN UNESCO em Educação Aberta.
atuo como editor-chefe da Revista Linhas Críticas (A2/WoS). faço parte do Conselho Científico do Observatório Nacional de Direitos Autorais (ONDA).
trabalhei no NIED/Unicamp como Pesquisador e depois Coordenador do Núcleo. por lá, iniciei e coordenei a Cátedra UNESCO em Educação Aberta (2014-2018).
trabalho bastante em colaboração internacional, com passagens no Josef Štefan Instute da Eslovênia (IRCAI e CT3), também por Stanford University (visiting fellow), University of Wollongong (visiting fellow) e Utah State University (pós-doc).
oriento no Mestrado em Liderança em Educação Aberta da Universidade de Nova Gorica (Eslovênia) e faço parte do Advisory Board da Coalizão Dinâmica de REA (UNESCO/IGF).
princípios
acredito que a academia precisa ser um espaço de intervenção, e tenho muito orgulho de de ser um dos fundadores da Iniciativa Educação Aberta (CNPq) uma organização ativista. fomos eleitos a melhor iniciativa de open policy do planeta.
uso e defendo o software livre e o acesso aberto: quase tudo que público é diamante.
diante dos desafios que enfrentamos para promover o bem comum, adotamos esse lema para o grupo de pesquisa:
Eu não luto pra vencer. Eu sei que vou perder. Eu luto para ser fiel até o fim. A minha perspectiva é o fracasso. Porque se nesse sistema eu não fracassar, é porque eu aderi a ele.”
– Júlio Lancellotti
afins
se quiser encontrar meus trabalhos acadêmicos o melhor lugar é o Zotero; mas você também pode verfiicar o ORCID e no Lattes.
e por fim, não se ofenda: normalmente, escrevo em minúsculas de propósito (bell hooks, valter hugo mãe); sou defensor do ponto e vírgula.
sempre estou disposto a tomar um café.