A partir do dia 07/julho essa matéria será conduzida pela Profa. Claudia Sanz (MTC/FE) que ministra a disciplina no mesmo horário, iniciando sempre as 08h30 – FE 5 – Lab. Ciências
Ementa oficial
Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa. Direitos digitais, privacidade, plataformas e vigilância na educação.
Metodologia e procedimentos
- Palestras periódicas de forma síncrona e vídeos assíncronos;
- Discussões coletivas e em grupo – os membros do grupo avaliarão a participação de todos, para que possamos saber se os grupos funcionaram bem e isso refletirá na nota de todos;
- Leituras de artigos acadêmicos (sim, vamos ler bastante) e outros textos para discussão além de recomendações de filmes e vídeos.
- Produção e apresentação de trabalhos individuais e em grupo.
09/junho – Introdução
Apresentação do cronograma.
Organização geral da matéria.
16/junho – Feriado
Antes da próxima aula:
- Educação Vigiada (visite o site, conheça o problema e veja os dados)
- Podcast de Karina Menzes: Poder público e soberania tecnológica. Podcast/entrevista Escolha Livre. 2020.
- GONSALES, P.; AMIEL, T. Educação na contemporaneidade: Entre dados e direitos. Panorama Setorial da Internet, v. Inteligência Artificial, Educação e Infância, n. 3, p. 1–7, 2020.
23/junho – Plataformas na educação
Apresentação e discussão sobre direitos digitais, plataformas e serviços educacionais. Introdução à Pilares do Futuro.
Indicar na, Plataforma Aprender3, o link do plano escolhido onde você deixou o seu comentário.
Antes da próxima aula:
- Deixar um comentário qualificado no plano de aula na Pilares do futuro.
- Ler texto no módulo sobre mídias e tecnologia (Aprender3)
- Ler CUPANI, A. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: Editora da UFSC, 2016 (p. 11-22).
30/junho –Mídias e tecnologia
Aula online! Vamos usar um link disponível no Aprender3.
O conceito de tecnologia, mídias e novas mídias. Tendências e hype cycle. Discussão sobre mídias e tecnologias usadas na educação (rádio e cinema como matrizes). Em aula, alunos definem tecnologias ou mídias para analisar.
Antes da próxima aula:
- Analisar uma ‘nova mídia’ com base nas características de tecnologia e Incluir análise de hype, discutidas em sala de aula.
07/julho – Migração para nova turma
´