Quintas-feiras – 09h00-11h40 (pontualmente! com horário para trabalho em grupo das 08h00-09h00)
Modo: Presencial, prédio FE 5 sala 09
Plataforma de interação: Aprender3 (obrigatório)
Ementa oficial
Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa. Direitos digitais, privacidade, plataformas e vigilância na educação.
Combinados
- Horário. A aula começa pontualmente 09h00 e vai até 11h40. Como temos várias atividades em grupo o horário das 08h00-09h00 está reservado para tal.
- Presença. A lista de presença pode passar mais de uma vez por aula, a qualquer momento. Lembre-se que temos aula blocada (4 períodos, 2 blocos). Justificativas somente por atestado. Outros compromissos não devem ser marcados nesse período. Você tem 25% de faltas possíveis para casos excepcionais: use-as quando necessário.
- Habilidades básicas. Vamos trabalhar e avaliar habilidades básicas necessárias na sua formação – dentre elas: oratória em público, trabalho em grupo, pontualidade, escrita, e o uso ético de tecnologias.
- Leituras e avaliações. Avaliações sobre as leituras e palestras poderão acontecer a qualquer momento em aula de escrita ou presencialmente usando o Aprender3.
- Atrasos. A entrega das atividades enviadas atrasadas terão penalidade de 20% por dia de atraso.
- IA Generativa. Qualquer uso de IA Generativa nas atividades, que não for explicitamente comunicado (quando demandado pelo professor), resultará em nota “zero”, automaticamente.
Metodologia e procedimentos
- Palestras e apresentações;
- Discussões coletivas;
- Leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão além de recomendações de filmes e vídeos.
- Produção e apresentação de trabalhos individuais e em dupla/grupo.
Avaliação
- Avaliações individuais no Aprender3 e presenciais. Elas podem acontecer a qualquer momento (20%)
- Trabalho e apresentação em grupo sobre UNESCO GEM – 20%
- Trabalho e apresentação e grupo sobre plataformização – 20%
- Trabalho e apresentação em grupo sobre escolas – 20%
- Trabalho final escrito individual sobre futuros – 20%
Eixos temáticos
- Mídias, tecnologia e cultura digital
- Tecnologias contemporâneas
- Integração de tecnologias em escolas
- Pensando no futuro das tecnologias
Leituras
Outras podem aparecer, essas são as básicas para as atividades.
CETIC.BR. TIC Educação: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (resumo executivo). São Paulo: CGI.br, 2023. https://cgi.br/media/docs/publicacoes/2/20241119185528/tic_educacao_2023_resumo_executivo.pdf
CRUZ, L. Como a Big Data coloniza a Educação brasileira. Outras Palavras, 11 jan. 2023. https://outraspalavras.net/outrasmidias/como-a-big-data-coloniza-a-educacao-brasileira
RIOS NETO, A. Capitalismo de vigilância: caminho ao abismo. Outras Palavras. 2020.
UNESCO. GEM 2023 – Tecnologia na educação: Uma ferramenta serviço de quem? Paris: [s.n.]. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por
WIVES, W. W.; KUBOTA, L. C.; AMIEL, T. Análise do Uso das TICs em Escolas Públicas e Privadas a partir da Teoria da Atividade. Rio de Janeiro, 2016. https://www.ipea.gov.br/portal/publicacao-item?id=e73052d3-4d6d-4fee-acb2-52b3eb6e9ff8&highlight=WyJhbWllbCIsIndpdmVzIl0=
Cronograma
27/mar – Acolhimento da FE
Não haverá encontro presencial, mas é aula!
Participe das semana de acolhimento programada pela FE.
03/abr – Evento Cátedra UNESCO
Nossa aula será hoje no evento de 30 anos da Cátedra UNESCO. Somente hoje, nos encontrarmos pontualmente as 08h45 na sala Papirus (FE-01). Confira toda a programação e se inscreva.
10/abr – Tecnologias e mídias
O que é tecnologia? Para ir além do senso comum da tecnologia com o objeto.
Apresentação da matéria pelo professor.
Para semana que vem
- Começar leituras de GEM UNESCO
17/abr – Aula suspensa
Decreto GDF declarou ponto facultativo, UnB também.
Para semana que vem
- Finalizar leitura de GEM UNESCO.
24/abr – Tecnologias e mídias
Continuação de discussão sobre tecnologias e mídias.
Discussão sobre oratória e falar em público. Dinâmica.
Vamos discutir e realizar um atividade com base no relatório GEM 2023 da UNESCO que apresenta um panorama abrangente, global, realista e crítico da tecnologia educacional.
Definir grupos para atividade GEM.
Para semana que vem
- Avaliação UNESCO GEM no Aprender3 até 01/maio.
1/mai – Desilusão e cansaço com as tecnologias educacionais
Não haverá encontro presencial. Atenção as atividades!
8/mai – Desilusão e cansaço com as tecnologias educacionais
Não haverá encontro presencial. Professor no Elearning Africa.
Fazer os slides da apresentação online (link no Aprender3). Enviar seu plano de fala no Aprender 3, até 08/maio!
15/mai – Desilusão e cansaço com as tecnologias educacionais
Grupos/duplas apresentam trabalhos em aula. Todos os alunos devem falar.
22/mai – Plataformas, dados, algorítmicos e perfis
Porque mídias e tecnologias são tão importantes? Vamos continuar nossa discussão e falar sobre o ‘poder’ das mídias. Depois, apresentação e discussão: as plataformas e serviços em nuvem na educação. A plataformização, datificação e algoritmização, e o que isso tem a ver (e muito!) com a educação, veja, por exemplo esse exemplo pertinho de nós.
29/mai – Plataformas, dados, algorítmicos e perfis
05/jun – Plataformas, dados, algorítmicos e perfis
Grupos apresentam investigação.
12/jun – Desenhando um projeto escolar
Como integrar bem as tecnologias na escola? O que as escolas tem como tecnologia? Vamos discutir estratégias, dados, políticas educacionais e fatores de sucesso.
Apresentação com Dra. Daniela Costa (CETIC.br), coordenadora da pesquisa TIC e Educação e pesquisadora sênior do NIC.br.
19/jun – Feriado
26/jun – Desenhando um projeto escolar
Atividades em sala de aula.
03/jul – Desenhando um projeto escolar
Grupos apresentam seus projetos
10/jul – Futuros e utopias
Tudo pode acontecer – também podemos pensar em outros mundos. Vamos pensar em outros futuros através de um atividade de design. Parte das atividades da rede UNOE.
17/jul – Futuros e utopias
24/jul – Avaliação final
Não haverá encontro. Entrega de trabalhos finais nessa semana.