Quintas-feiras, 19h00-22h40
Modo: Presencial com diversas atividades online
Sala: FE-01 Sala 08
Ementa
A aplicação do conceito de abertura na educação em perspectiva histórica e contemporânea. As relações da educação com o acesso a informação, o acesso aberto ao conhecimento científico e o software e hardware livre. As Práticas e Recursos Educacionais Abertos (PEA e REA) como pilares da educação aberta na cultura digital e na era da inteligência artificial generativa. A diferença entre o livre, o público, o grátis e aberto. A educação na cultura digital e sua relação com direitos digitais privacidade, transparência e plataformas de vigilância e controle.
Licença livre de conteúdo
Todo conteúdo que você (aluna/o) produzir e publicar durante a condução desse curso, incluindo aquilo que você entregar como parte de alguma atividade dessa disciplina, terá obrigatoriamente uma licença Creative Commons Atribuição-Compartilha Igual 4.0 a não ser que você se manifeste ao contrário. Vamos aprender o significado disso no início do semestre. Isso significa que o material que você criar será disponibilizado para o público, e poderá ser:
- Compartilhado, permitindo à terceiros copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
- Adaptado – permitindo à terceiros remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
Avaliação
- Duas postagens individuais + avaliação de pares no Pirotecnia (45%)
- Atividade coletiva na Wikiversidade (5%)
- Atividade individual sobre software livre com apresentação (10%)
- Criação de REA individual ou coletiva (20%)
- Texto final individual + avaliação de pares sobre futuros na educação (20%)
Cronograma
27/mar – Colação de Grau de Pedagogia
Professor homenageado.
Não haverá encontro presencial.
Semana que vem participe das atividades de 30 anos da Cátedra UNESCO (em breve)!
04/04 – Por que ‘aberto’?
Traga seu laptop, ou tablet se tiver/puder!
Apresentação da matéria, de alunas/os e professor, conceitos e atividades. Vamos criar sua conta e perfil em no nosso site.
Para semana que vem
- Enviar por email uma foto para nosso site de autoria coletiva (Pirotecnia) e seu nome de usuário criado no Element (feito em aula)
- Finalizar (começamos em aula) em nosso site (Pirotecnia) um texto básico sobre você na sua página de autor
- Ler um dos textos (escolha o que lhe interessar e traduza se necessário) sobre ‘boas razões’ para a Educação Aberta para discutirmos semana que vem.

Leia um artigo (traduza se precisar) de sua escolha dos 23 Good Reasons for Open Education da rede UNOE (site)
10/04 – Criando seu espaço online
Criar sistemas e contas para interação em sala de aula. Breve tutorial de tudo. Rever Element e WordPress – expandindo seu perfil online.
- Crie sua conta na Wikiversidade (tutorial)
- Criar sua conta no Mastodon
- Discussão sobre critérios de avaliação do blog
- Discussão sobre o conceito de Educação Aberta e suas relações.
Para semana que vem
- Leia o artigo Ciência Aberta: Correntes interpretativas e tipos de ação para ter uma leve introdução ao que é a ciência aberta. Consulte o texto Ciência aberta na perspectiva de especialistas brasileiros: proposta de taxonomia para uma visualização bacana do campo de estudo.
- Navegue e busque um artigo de seu interesse num bom exemplo de acesso aberto ao conhecimento científico em DOAJ. Vamos discutir.
- Veja o vídeo O Menino da Internet: A História de Aaron Swartz (vídeo, longa metragem)
- Para debate em sala de aula explore os seguintes sites: Libgen, Scihub.
17/04 – Aula cancelada
Decreto GDF. Mantemos as leituras e seguiremos com discussão dia 24.
O acesso aberto hoje é um movimento consolidado e que foi motor para muitas outras ações de abertura (não sem desafios, como evidenciamos nas crises de acesso ao conhecimento durante Zika e nos pactos para liberação de conhecimento global sobre a COVID-19). O conhecimento (científico) deve ser aberto à todos? Como isso deve ser efetivado? Quais modelos são viáveis? Quem paga essa conta? Até que ponto podemos chegar para conseguir que isso aconteça? Vamos debater essas questões em aula.
Para semana que vem
- O mais importante para o movimento são as quatro liberdades. Leia a definição básica das liberdades elas são essenciais para nossas discussões sobre abertura. Memorize as quatro liberdades.
- Vamos dividir capítulos de um livro já antigo mas que apresenta muito bem os princípios e histórico do software livre com uma perspectiva bem nossa: Software livre: A luta pela liberdade do conhecimento. Leia o resumo coletivo sobre um livro que fala sobre software live, feito por alunos nas ofertas passadas. Depois, vamos adicionar suas contribuições.
24/04 – Código aberto e o software livre
Dos que vamos estudar, o movimento mais consolidado. O mundo pararia sem software livre (do foguete da SpaceX ao seu celular). Muitos dos princípios que fazem parte desse movimento foram diretamente importados pela educação. As ‘liberdades” e as licenças livres de software influenciaram diretamente na construção das licenças abertas para a cultura e educação (como veremos mias para frente, Creative Commons), e o ‘código aberto’ do software livre é a base dos formatos abertos, tão importantes para o reuso e o remix de recursos educacionais abertos. Ao ler os textos, procure entender esses ‘princípios’ muito mais do que a discussão sobre software em si.
Vamos escolher em sala uma seção do livro para você se concentrar e adicionar suas contribuições na Wikiversidade.
Para a próxima aula
- Escolha uma seção da Wikiversidade (capítulos do livro) para melhorar, adicione suas mudanças. Lembre-se das prioridades (1) adicionar conteúdo de qualidade é ótimo, (2) reformular, corrigir é muito bom e (3) remover conteúdo, com cautela! Até 30/04.
01/05 – Feriado
Para semana que vem
- Publique seu rascunho do Pirotecnia 1 sobre acesso aberto ou software livre até 09/05.
08/05 – Código aberto e o software livre
Sem aula presencial.
- Identifique algum (ou mais de um) software livre ou serviço/plataforma baseado em software livre que se associa a sua área de conhecimento. Apresente esse software para o grupo. Temos uma curadoria para lhe ajudar a começar. Baixe o software (ou use online). Veja o site, dê uma olhada nos links, explore mesmo! Venha preparado para apresentar o software e como você usaria – seja em slides ou com demonstração. Nos diga (1) o que faz esse software? (2) por que ele é útil pra você? (3) como ele se compara com outros software proprietário? (4) como você sabe que é um software livre? (5) qual a licença desse software? (6) existe uma comunidade/fórum/grupo de apoio em volta do software? Prepare a sua atividade sobre software livre (apresentação, 15 min máximo) e mande no Element em PDF (se fizer slides, ou só venha preparado para apresentar).
- Professor e alunos dão feedback no Pirotecnia até 14/05.
- Veja o filme (meio-longa), Good copy, bad copy (ative legendas em Português), feito na época que essa discussão estava no auge e inclui um bom exemplo brasileiro. Os conceitos abordados aqui sobre remix, reuso, e principalmente direitos vão ser importantes para as próximas discussões sobre licenças livres. Mais contemporâneo, veja Refik Anadol (vídeo curto), que, com belos exemplos visuais, fala sobre o papel da IA na criação cultural, antes do hype do ChatGPT. Perceba como o conceito de mídias como dados se torna importante (é algo que vamos usar).
15/05 – A utopia: o coletivo e a cultura digital
Apresentação dos alunos e discussão sobre software livre.
Alguma coisa mudou com a proliferação do acesso a web e protocolos que permitiram colaboração. A guinada em direção à novas mídias transformou radicalmente o cenário de produção cultural, e por consequência os insumos que adotamos na esfera da educação.
Para semana que vem
- A literatura lançou o hipertexto antes do hipertexto existir. Não faz sentido? Experimente, começando a leitura de Ítalo Calvino: Castelo dos destinos cruzados (PDF em breve no Element).
- Depois siga com leitura do texto de Leonardo Villa-Forte (PDF em breve no Element), que explica um pouco melhor como se dão estratégias de apropriação que permitem esses entrecruzamentos em: Escrever sem escrever: literatura e apropriação no século XXI.
- Nas artes plásticas temos expressões similares, veja a exposição Uma Revolução artística, feita com tesouras e cola (original em inglês ou tradução automática).
- E por fim, um autor clássico e importante para qualquer assunto relacionado ao remix é Lev Manovich. Leia o curto texto Remixability and Modularity (original em inglês) é sucinto e explica bem o remix em tempos digitais.
- Ajustes para versão final do Pirotecnia 1 para publicação pelo professor até 21/05.
Precisa traduzir qualquer coisa? Hoje em dia (e para português), não deve ser uma barreira. Use o Deepl, por exemplo.
22/05 – Hipertexto, remix, reúso
Agora já temos dois bons exemplos de áreas onde a abertura teve enorme impacto. Vamos começar a focar na área da educação. Os princípios da abertura também podem ser vistos por ângulos que não são estritamente técnicos. Ao ler os textos acima, pense no significado do leitor e do autor; no conceito de linearidade da leitura (digital, mas também na impressa); no significa de apropriação, reuso e remix em suas diversas formas e como olhar para esse conceitos com maior flexibilidade nos permite ver identificar novas papeis e novas formas criação. Os materiais não são ‘abertos’ então estarão disponíveis em uma pasta com link enviado por e-mail.
Para semana que vem
Leia entrevista: Como a Big Data coloniza a Educação brasileira. Pense sobre como isso se relaciona com educação aberta.
Leia Open education and platformization: Critical perspectives for a new social contract in education ou Educação em um cenário de plataformização e de economia dos dados: problemas e conceitos (p. 18-33)
Receber feedback do professor e fazer ajustes finais no Pirotecnia 1.
29/05 – A distopia: plataformas, algoritmos e dados
Não só de aspectos técnicos se faz a educação aberta. Aqui começaremos a navegar em territórios éticos. No âmbito da cultura digital, e permeados como estamos por plataformas que fazem a ‘mediação’ da nossa vida (não só online), temos que pensar nas escolhas que são feitas e nos princípios que podem guiá-las. Tente compreender os problemas e desafios do avanço de grandes plataformas do capitalismo de vigilância na educação. De que forma conceitos como privacidade e coleta e tratamento de dados tem relação e impacto na educação e como o conceito de ‘abertura’ pode nos ajudar a pensar em outros futuros tecnológicos. A palavra da vez é ‘plataformização’.
Para semana que vem
- Comece com um texto denso mas importante e atual de Allan Rocha de Souza e Daniel de Paula Pereira que traz a discussão pro campo da educação interseções entre educação e direitos autorais. Eduardo Magrani apresenta os limites que do ‘fair use’ no Brasil em Exceções e limitações no direito autoral brasileiro: Críticas à restritividade da lei brasileira, historicidade e possíveis soluções.
- Optativo – tire suas dúvidas práticas com o guia de Perguntas e Respostas: Direito Autoral e Educação Aberta e a Distância. Vamos usá-lo como base para discussões em sala de aula.
- Publicar rascunho de Pirotecnia 2 (escolha entre A utopia: o coletivo e a cultura digital; Hipertexto, remix, reúso; A distopia: plataformas, algoritmos e dados) até 04/06.
05/06 – Direito Autoral
No contexto da cultura digital, um conceito de direito autoral inflexível, com base em ‘todos’ os direitos reservados cria um desequilíbrio enorme entre o direito dos autores e direitos fundamentais (acesso à educação, à cultura, por exemplo). Ao ler os textos abaixo, busque compreender o que buscamos com direito autoral (equilíbrio entre direitos); entenda o que são exceções e limitações (como o conceito de ‘fair use’ ou ‘uso justo’); observe como uma interpretação menos restritiva, menos conservadora, avançou bastante nos últimos anos no campo dos usos educacionais. Esse é um tema complexo e vamos usar um tempo para discuti-lo.
Para semana que vem
- Leia um quadrinho bem simples pra começar: Nerdson não vai à escola.
- Leia o resumo acerca das discussões sobre regulamentação de IA e direito autoral no Brasil (link em breve)
- Leia Capítulo 1 e (se quiser) trechos de seu interesse e o que lhe ajudar em Sergio Branco e Walter Brito: O que é Creative Commons?.
- Professor e alunos dão feedback no Pirotecnia até 11/06.
12/06 – Licenças livres e desafios da IA generativa
As licenças livres nascem como uma maneira de flexibilizar ‘todos’ os direitos reservados. Elas não modificam ou alteram a Lei de Direitos Autorais; só providenciam um mecanismo para autores e detentores de direitos. Nesse encontro vamos fazer um ‘mão na massa’ para explorar e conhecer licenças livres, como encontrar recursos com licenças livres e como publicar utilizando licenças livres. Vamos abordar diferentes licenças (e.g. software, conteúdo) e suas diferenças. Nosso enfoque será em Creative Commons.
Vamos fazer um atividade sobre CC em classe. Não precisa ler antes – mas fica aqui o registro. Vamos discutir partindo da obra livre de Olga de Dios (livros infantis) Pájaro Amarillo e sua Filosofia de Trabalho. Vale também ler a entrevista feito pelo Paulo Salas. Para despertar a reflexão, autora permite download gratuito de livros infantis.
Para semana que vem
- Ajustes para versão final do Pirotecnia 2 para publicação pelo professor até 18/06.
19/06 – Feriado
Pausa. Atualize seu Pirotecnia!
Para semana que vem
- Leia a Recomendação REA da UNESCO (2019) e a Declaração REA de Dubai que discute IA e REA (2024, vamos ter tradução).
- Leia um texto que resumo o panorama brasileiro: REA no Brasil: 10 anos de ativismo (vamos atualizar essas informações em sala de aula), para começar a entender o protagonismo brasileiro no tema.
- Leia as consequências de algumas das questões que discutimos, para REA em: A apropriação privada do bem comum: Recursos Educacionais Abertos na encruzilhada.
26/06 – Recursos Educacionais Abertos
REAs (e suas licenças livres) são os grandes catalisadores do movimento da educação aberta contemporânea. Note como os conceitos de autoria, acesso ao conhecimento (acesso aberto), licenças abertas (direito autoral), formatos abertos (software livre), e outros entram em confluência e se potencializam nos ideias dos REA.
Atividade prática em grupo ou individual.
03/07 – Recursos Educacionais Abertos
Continuação de atividade em grupo ou individual.
Para semana que vem
- Leia uma perspectiva que trata de práticas com REA com: Práticas pedagógicas no ensino superior: Atos éticos e estéticos na construção de uma cultura REA (cap 2).
- Leia Open Educational Practices from the perspective of open educators: Contributions to teacher professional development.
- Publique seu rascunho do Pirotecnia 3 sobre Direito autoral, Licenças livres ou REA até 09/07.
10/07 – Práticas Educacionais Abertas
As práticas abertas são um conceito emergente. Temos dois campos – um parte do princípio de que a ‘abertura’ (principalmente os REA) nos permite fazer um bocado de coisas que não podíamos no passado. Outro defende que conceitos de PEA são um resgate histórico do que já buscamos fazer no passado com os princípios de uma educação progressista. Vamos explorar ambos.
- Professor e alunos dão feedback no Pirotecnia até 17/07.
17/07 – A heterotopia das tecnologias para o bem comum
Discussão sobre futuros e atividade de texto final.
- Publicação final do Pirotecnia 3 até 23/07
24/07 – Fechamento
Celebração das utopias. Fechamento e discussão.
Créditos
Imagem: Security lock. CC-Zero, disponível em: https://openclipart.org/detail/314723/cyber-security-lock