Educação, Tecnologia e Comunicação

Obrigatória no curso de Pedagogia.

Quintas-feiras – 09h00-11h40 (pontualmente! com horário para trabalho em grupo das 08h00-09h00)
Modo: Presencial, prédio FE 5 sala 09
Plataforma de interação: Aprender3 (obrigatório)

Ementa oficial

Os processos de comunicação e suas tecnologias em diferentes dimensões da sociedade contemporânea, possibilidades e desafios para a formação do cidadão. A interface educação/comunicação, suas relações com as práticas educativas e com a formação de professores. Cultura audiovisual, redes e globalização. Comunidades de aprendizagem e trabalho colaborativo na sociedade mediatizada. Modos de trabalhar na educação, linguagens dos meios de comunicação – visuais, sonoros, audiovisuais, impressos e informáticos – em perspectiva crítica e criativa. Direitos digitais, privacidade, plataformas e vigilância na educação.

Combinados

  • Horário. A aula começa pontualmente 09h00 e vai até 11h40. Como temos várias atividades em grupo o horário das 08h00-09h00 está reservado para tal.
  • Presença. A lista de presença pode passar mais de uma vez por aula, a qualquer momento. Lembre-se que temos aula blocada (4 períodos, 2 blocos). Justificativas somente por atestado. Outros compromissos não devem ser marcados nesse período. Você tem 25% de faltas possíveis para casos excepcionais: use-as quando necessário. A frequência inferior a 75% ocasiona a reprovação.
  • Justificativas. Atestados médicos e documentos comprobatórios de justificativas de faltas dão direito à realização de atividades avaliativas que você venha a perder, mas essas ausências justificadas também são levadas em consideração como ausências efetivas para o cômputo da frequência mínima obrigatória (guia do estudante).
  • Habilidades básicas. Vamos trabalhar e avaliar habilidades básicas necessárias na sua formação – dentre elas: oratória em público, trabalho em grupo, pontualidade, escrita, e o uso ético de tecnologias.
  • Leituras e avaliações. Avaliações sobre as leituras e palestras poderão acontecer a qualquer momento em aula de escrita ou presencialmente usando o Aprender3.
  • Atrasos. A entrega das atividades enviadas atrasadas terão penalidade de 20% por dia de atraso.
  • IA Generativa. Qualquer uso de IA Generativa nas atividades, que não for explicitamente comunicado (quando demandado pelo professor), resultará em nota “zero”, automaticamente.

Metodologia e procedimentos

  • Palestras e apresentações;
  • Discussões coletivas;
  • Leituras de artigos acadêmicos e outros textos para discussão além de recomendações de filmes e vídeos.
  • Produção e apresentação de trabalhos individuais e em dupla/grupo.

Avaliação

  • Avaliações individuais no Aprender3 e presenciais. Elas podem acontecer a qualquer momento (20%)
  • Trabalho e apresentação em grupo sobre UNESCO GEM – 20%
  • Trabalho e apresentação e grupo sobre plataformização – 20%
  • Trabalho e apresentação em grupo sobre escolas – 20%
  • Trabalho final escrito individual sobre futuros – 20%

Eixos temáticos

  1. Mídias, tecnologia e cultura digital
  2. Tecnologias contemporâneas
  3. Integração de tecnologias em escolas
  4. Pensando no futuro das tecnologias

Leituras

Outras podem aparecer, essas são as básicas para as atividades.

CETIC.BR. TIC Educação: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras (resumo executivo). São Paulo: CGI.br, 2023. https://cgi.br/media/docs/publicacoes/2/20241119185528/tic_educacao_2023_resumo_executivo.pdf

CRUZ, L. Como a Big Data coloniza a Educação brasileira. Outras Palavras, 11 jan. 2023. https://outraspalavras.net/outrasmidias/como-a-big-data-coloniza-a-educacao-brasileira

RIOS NETO, A. Capitalismo de vigilância: caminho ao abismo. Outras Palavras. 2020.

UNESCO. GEM 2023 – Tecnologia na educação: Uma ferramenta serviço de quem? Paris: [s.n.]. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386147_por

WIVES, W. W.; KUBOTA, L. C.; AMIEL, T. Análise do Uso das TICs em Escolas Públicas e Privadas a partir da Teoria da Atividade. Rio de Janeiro, 2016. https://www.ipea.gov.br/portal/publicacao-item?id=e73052d3-4d6d-4fee-acb2-52b3eb6e9ff8&highlight=WyJhbWllbCIsIndpdmVzIl0=

Cronograma

27/mar – Acolhimento da FE

Não haverá encontro presencial, mas é aula!
Participe das semana de acolhimento programada pela FE.

03/abr – Evento Cátedra UNESCO

Nossa aula será hoje no evento de 30 anos da Cátedra UNESCO. Somente hoje, nos encontrarmos pontualmente as 08h45 na sala Papirus (FE-01). Confira toda a programação e se inscreva.

10/abr – Tecnologias e mídias

O que é tecnologia? Para ir além do senso comum da tecnologia com o objeto.

Apresentação da matéria pelo professor.

Para semana que vem

  • Começar leituras de GEM UNESCO

17/abr – Aula suspensa

Decreto GDF declarou ponto facultativo, UnB também.

Para semana que vem

  • Finalizar leitura de GEM UNESCO.

24/abr – Tecnologias e mídias

Continuação de discussão sobre tecnologias e mídias.

Discussão sobre oratória e falar em público. Dinâmica.

Vamos discutir e realizar um atividade com base no relatório GEM 2023 da UNESCO que apresenta um panorama abrangente, global, realista e crítico da tecnologia educacional.

Definir grupos para atividade GEM.

Para semana que vem

  • Avaliação UNESCO GEM no Aprender3 até 01/maio.

1/mai – Desilusão e cansaço com as tecnologias educacionais

Não haverá encontro presencial. Atenção as atividades!

8/mai – Desilusão e cansaço com as tecnologias educacionais

Não haverá encontro presencial. Professor no Elearning Africa.

Fazer os slides da apresentação online (link no Aprender3). Enviar seu plano de fala no Aprender 3, até 08/maio!

15/mai – Desilusão e cansaço com as tecnologias educacionais

Grupos/duplas apresentam trabalhos em aula. Todos os alunos devem falar.

22/mai – Plataformas, dados, algorítmicos e perfis

Porque mídias e tecnologias são tão importantes? Vamos continuar nossa discussão e falar sobre o ‘poder’ das mídias. Depois, apresentação e discussão: as plataformas e serviços em nuvem na educação. A plataformização, datificação e algoritmização, e o que isso tem a ver (e muito!) com a educação, veja, por exemplo esse exemplo pertinho de nós.

29/mai – Plataformas, dados, algorítmicos e perfis

Continuação da apresentação e discussão.

Definição de grupos e trabalho em grupo em sala.

Para te ajudar, uma entrevista boa: Como a Big Data coloniza a Educação brasileira.

05/jun – Plataformas, dados, algorítmicos e perfis

Grupos apresentam investigação (guia disponível no Aprender3).

Para semana que vem

12/jun – Desenhando um projeto escolar

Como integrar bem as tecnologias na escola? O que as escolas tem como tecnologia? Vamos discutir estratégias, dados, políticas educacionais e fatores de sucesso.

Apresentação em sala de aula com Dra. Daniela Costa (CETIC.br), coordenadora da pesquisa TIC e Educação e pesquisadora sênior do NIC.br.

19/jun – Feriado

Para semana que vem:

26/jun – Desenhando um projeto escolar e futuros

Vamos discutir projetos e políticas educacionais no cenário atual. Porque precisamos de políticas de tecnologia educacional?

Atividade em aula. Desenhando um projeto:

  1. Criando personas
  2. Esboço inicial de proposta

03/jul – Desenhando um projeto escolar e futuros

Tudo pode acontecer – também podemos pensar em outros mundos. Vamos pensar em outros futuros através de um atividade de design. Parte das atividades da rede UNOE.

Atividade em sala de aula com professora convidada, Profa. Dra. Djaine Damiati (FAC/UnB) e alunos FAC/UnB. Essa é uma atividade preparatória para o seu texto individual final (entrega 20/jul).

10/jul – Desenhando um projeto escolar e futuros

Continuação: Desenhando um projeto:

Consulta individual de 30 min com cada grupo (a definir).

17/jul – Futuros e utopias

Apresentação dos grupos.

24/jul – Avaliação final

Não haverá encontro.

Atividade final sobre futuros (individual) deve ser entregue no Aprender até 20/jul.