Educação aberta, uma introdução

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Movimento histórico que busca atualizar princípios da educação progressista/progressiva na cultura digital. Promove a equidade, a inclusão e a qualidade através de práticas pedagógicas abertas apoiadas na liberdade de criar, usar, combinar, alterar e redistribuir recursos educacionais de forma colaborativa. Incorpora tecnologias e formatos abertos, priorizando o software livre. Nesse contexto, prioriza a proteção dos direitos digitais incluindo o acesso à informação, a liberdade de expressão e o direito a privacidade.

Movimento histórico que busca atualizar princípios da educação progressista/progressiva na cultura digital:

não é um 'inovação', é um projeto

Promove a equidade, a inclusão e a qualidade

são as metas principais

através de práticas pedagógicas abertas apoiadas na liberdade de criar, usar, combinar, alterar e redistribuir recursos educacionais de forma colaborativa.

práticas mais abertas podem ser potencializadas com recursos abertos, em rede

Incorpora tecnologias e formatos abertos, priorizando o software livre.

tecnologias não são dissociáveis da prática pedagógica

prioriza a proteção dos direitos digitais incluindo o acesso à informação, a liberdade de expressão e o direito a privacidade.

se estamos online, precisamos saber participar e não só 'usar', com intencionalidade

Elementos básicos, essenciais:

  1. Educação pública
  2. Para todos
  3. Respeitando a criança como protagonista

Movimentos

Educação progressiva/progressista
Aprendizagem aberta
Escolas abertas
Educação a distância
Aprendizagem flexível
Escolas 'alternativas'
Escolas democráticas

Nessas escolas, alguns princípios:

Há uma ênfase no protagonismo, produtos e projetos;
Não há um enfoque em “matérias” específicas;
O estudo não segue um cronograma fixo
Agrupamentos variados
O recurso didático é central, sem ênfase em sua padronização
O professor é valorizado - aluno não aprende sozinho
Ivan Illich

Sistema escola tem monopólio:

Dos recursos
Da certificação

Illich, I. (1973). Sociedade sem escolas (2 ed.). Vozes.

Sistema escolar deve ter três propósitos:

  • dar a todos que queiram aprender acesso aos recursos disponíveis em qualquer época de sua vida; capacitar a
  • todos os que queiram partilhar o que sabem a encontrar os que queiram aprender algo deles
  • dar oportunidade a todos os que queiram tornar público um assunto a que tenham possibilidade de que seu desafio seja conhecido.

'Teias de aprendizagem'

  1. Serviço de consulta a objetos educacionais (acesso a bens comuns);
  2. Intercâmbio de habilidades (identificar competências e habilidades);
  3. Encontro de colegas (rede de encontros);
  4. Serviço de consulta a educadores em geral (tutores, consultores).

Elementos básicos (é difícil ver isso em escala)

  1. Educação pública
  2. Para todos
  3. Respeitando a criança com protagonista

O que podemos flexibilizar para ajudar?

Entrada
Tempo
Espaços
Cooperação
Canais
Agrupamento
Certificação
Programa/trajetória
Granularidade

Se a escola é uma ferramenta, em tal caso podemos considerar a educação como tecnologia. E, como acontece com todas as ferramentas e tecnologias, as escolas e a educação evoluiram com as mudanças que se produziram em outros setores da sociedade.

- Hamilton. D.

Citado em: Evans, T., & Nation, D. (1999). De la necesidad de la teor[ia en la enseñanza abierta y a distanca. In E. M. Rodrigues & M. A. Q. Quintillan (Eds.), La educación a distancia em tiempos de cambios: Nuevas generaciones, viejos conflictos (pp. 61–84). Ediciones de la Torre

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Atualizado: 08-abr-2025